Campanha de vacinação contra febre aftosa começa na quinta

by Diário do Vale

Resende – A campanha anual de vacinação contra a febre aftosa inicia na quinta-feira, dia primeiro de novembro, e seguirá até o dia 30 de novembro. A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural acontece em duas etapas, uma em maio, que imuniza todos os bovinos e bubalinos do município, e outra em novembro, que vacina somente animais com até 24 meses de idade.

O médico veterinário da Secretaria, João Ricardo Neves, explicou que na primeira fase da campanha, a vacinação nas propriedades rurais de Resende alcançou 98% do rebanho, superando a meta estabelecida pelos órgãos sanitários. Para auxiliar os criadores e incentivá-los a ficar em dia com a vacinação, a Secretaria disponibiliza uma equipe de vacinadores que vai até as propriedades para imunizar os animais com toda segurança.

A ação, que acontece por meio de uma parceria entre a Prefeitura, a EMATER-RJ e o Núcleo de Defesa Sanitária do Ministério da Agricultura, visa proteger os animais do município contra a doença, que é altamente contagiosa, com vírus transportados pela água, ar, alimentos e pessoas que entrem em contato com animais doentes. A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de aftas, principalmente, na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos.

– É importante que os produtores sigam o cronograma do calendário nacional de vacinação, que começa no dia 1º e termina do dia 30 de novembro, para que os animais estejam livres dessa doença e não precisem ser sacrificados – explica o veterinário.

Segundo ele, para agendar a visita dos vacinadores, os proprietários devem entrar em contato com a Secretaria, pelo telefone 3360.7502, e informarem o nome e a localização da propriedade, além do número de animais que deverão ser imunizados.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural informa ainda, que todos os donos de animais imunizados recebem nota fiscal e um documento que declara a participação do produtor na campanha. Esses documentos devem ser encaminhados ao Núcleo de Defesa Sanitária Animal de Resende, até dia 301 de novembro, para que haja um controle de imunização, natalidade e mortalidade de bovinos e bubalinos do município.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996