Campanha quer resgatar trégua olímpica e pede 100 dias de paz para o Rio

by Diário do Vale

Rio – No Dia Internacional Olímpico, celebrado no dia 23 de junho, uma campanha lançada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro tenta resgatar a trégua olímpica, uma tradição da Grécia Antiga que interrompia todos os conflitos e guerras durante a realização dos jogos olímpicos.

A Pastoral do Esporte promoveu na quinta-feira a Conferência Internacional 100 Dias de Paz, que contou com representantes dos comitês olímpico e paralímpico do Brasil, do Comitê Rio 2016 e dos governos estadual e municipal.

O arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani Tempesta, defendeu que os jogos são uma oportunidade de convivência pacífica entre religiões, povos e culturas e pediu que o espírito da trégua olímpica seja resgatado. “Temos saudades disso”, disse ele, destacando que a humanidade enfrenta atualmente o desafio da convivência sem violência verbal ou física.

O presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, lembrou que faltam menos de 50 dias para os jogos e disse que a competição paralímpica especialmente é um convite para se repensar as diferenças entre as pessoas. “A Paralimpíada é um instrumento de transformação da percepção da sociedade em relação à pessoa com deficiência”.

A conferência também vai discutir o legado social dos jogos e propôs, em uma carta de intenções, o comprometimento dos participantes com os princípios do fair-play (que significa jogar limpo, ter espírito esportivo), da não discriminação, da sustentabilidade, da excelência do esporte para todos e da esperança. O Dia Internacional Olímpico é comemorado no dia 23 de junho por marcar o dia da criação do Comitê Olímpico Internacional, há 122 anos.

You may also like

1 comment

Alexandre VR 27 de junho de 2016, 10:02h - 10:02

Tudo bem vamos lá fazer uma trégua de 100 dias mostrar para os outros países que somos um povo civilizado. Ai depois acaba essa palhaçada de olimpíadas onde uma país quebrado, estado devendo todos, parcelando pagamento de seus funcionários, violência nas ruas todos os dias isso as manchetes de jornais não divulgam. Ai passa a trégua pode matar a vontade, assaltar, estuprar a vontade. Esse dinheiro gasto com essa palhaçada toda devia ser bem aplicada em segurança, saúde, educação. Mas infelizmente estamos no BRASIL.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996