Campanha sobre assentos preferenciais é lançada em VR

‘Não finja que não viu! Ceda o lugar!’ é uma iniciativa da Alerj junto ao Detro

by Agatha Amorim

Lançamento regional da campanha aconteceu na Câmara Municipal de Volta Redonda. (Foto: Bruno Reis)

Volta Redonda – A Comissão da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pelo deputado Munir Neto, em uma parceria com Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro-RJ), realizou nesta segunda-feira (2), na Câmara Municipal de Volta Redonda,  o lançamento regional da campanha ‘Não finja que não me viu! Ceda o lugar!’.
A iniciativa, lançada na Alerj em agosto, tem o objetivo de conscientizar os usuários de transporte coletivo de que todos os assentos nos veículos são preferenciais e devem ser cedidos a pessoas idosas, grávidas, com crianças de colo e portadoras de necessidades especiais. A medida é prevista na Lei ° 8.415/19.
Estiveram presentes ao lançamento na Câmara, secretários municipais, representantes do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Sindpass), empresas do setor de transportes e moradores da cidade.
O presidente da comissão na Alerj, deputado estadual Munir Neto, falou sobre a importância da campanha e disse que confia no apoio da população. “Esta é uma lei estadual que desde 2019 não é cumprida. Fizemos uma parceria com o Detro para fazer valer esta lei tão importante e mostrar à população que todas as vagas no transporte público intermunicipal são prioridades das pessoas idosas, com crianças de colo e portadoras de necessidades especiais. Não são só aquelas duas primeiras poltronas, e sim todos assentos são prioridades destas pessoas. Fizemos o lançamento da campanha na capital, e agora é um prazer lança-la em toda a região Sul Fluminense”, disse Munir Neto.
A ouvidora do Detro, Karina Continentino destacou que a campanha será realizada inicialmente de maneira educativa e que agentes da instituição estarão nos coletivos, informando os passageiros. “A ideia da campanha não é somente cumprir o que a legislação determina, que diz que todos os assentos nos ônibus intermunicipais devem ser prioritários. As reclamações dos nossos usuários também nos motivaram a criar esta campanha, pois sentimos a necessidade de chegar mais perto desta população que mais precisa. É uma campanha totalmente educativa, em que os nossos fiscais atuarão nos ônibus orientando a população a como agir caso veja uma pessoa com necessidades, nos ônibus que terão adesivos relacionados a esta iniciativa, destacou Karina.
Apoio
O secretário de Ordem Pública de Volta Redonda, tenente-coronel Luiz Henrique Barbosa, afirmou que agentes da Semop e da Guarda Municipal já atuam nos coletivos da cidade informando os passageiros sobre a importância de ceder lugares a quem precisa.
“A Secretaria Municipal de Ordem Pública, através da Guarda Municipal, já vem adotando uma postura de apoio aos direitos dos idosos, a partir de palestras e campanhas educacionais. Também são feitas operações nos ônibus, para conscientizar as pessoas que utilizam transporte público que o direito do idoso tem que ser respeitado. Este movimento é importante para que possamos fortalecer os direitos destas pessoas em todo o estado”, afirmou o secretário.
Já o secretário municipal de transporte e mobilidade urbana, Paulo Barenco, ressaltou que sua pasta também vai apoiar a campanha na cidade. “A STMU já atua na fiscalização como um todo. Com esta campanha, vamos intensificar estes trabalhos”, ressaltou Barenco.
O representante do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Sindpass), Lucas Arantes, elogiou a campanha e disse que a entidade vai ampliar a divulgação da campanha nos ônibus da região.
“É uma iniciativa muito importante para a nossa região, tanto para os idosos e os deficientes quanto para todas as pessoas que precisam dos acessos preferenciais. Como o deputado já tinha dito, estamos engajados na campanha. Colocaremos avisos nos ônibus para fazer a conscientização dos usuários, para que cedam o lugar para as pessoas que precisam se acomodar dentro dos veículos. Estamos à disposição para ajudar em tudo o que for preciso”.
População é favorável a inciativa
A artesã Delma de Oliveira considerou muito válida a realização da campanha nos ônibus de Volta Redonda e da região. “Eu vejo esta campanha como excelente e extremamente necessária, pois nós, que já temos uma certa idade, não temos a mesma força física de um jovem e alguns até são deficientes e usam muletas para se locomoverem”, considerou a artesã. Quem também achou válida a campanha foi a técnica de enfermagem Josiene Marques. ” Acho uma iniciativa muito boa e acredito que as pessoas irão aderir sim. Eu sempre cedo o meu lugar quando alguém precisa e agora será melhor para que outras pessoas também façam osso”, elogiou.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996