segunda-feira, 29 de novembro de 2021 - 23:03 h

TEMPO REAL

 

Capa / Tempo Real / Candidatos evitam confronto e repetem as mesmas propostas

Candidatos evitam confronto e repetem as mesmas propostas

Matéria publicada em 29 de setembro de 2016, 22:42 horas

 


debate-na-rio-sul-prefeito-de-vr-p-dimas-10

Foto: Paulo Dimas

Volta Redonda e Resende – O debate entre os candidatos à prefeitura de Volta Redonda realizado nesta noite de quinta-feira (29) pela TV Rio Sul, afiliada da Rede Globo no Sul Fluminense, teve uma repetição de propostas semelhantes entre os candidatos. Aparentemente treinados por suas assessorias,  eles evitaram confrontos e repetiram propostas  que provavelmente se originaram em pesquisas de opinião: mobilidade urbana com prioridade urbana para ciclistas; ensino integral, plano de cargos e carreiras e salários para o  funcionalismo.

Todos se prometeram a reduzir impostos ou aumentar gastos, apesar da crise financeira que atinge o país, o estado e o município. Nenhum deles citou as fontes de recursos para os gastos extras.

Se dependesse apenas das propostas do resultado do debate, o eleitor poderia escolher o seu candidato por sorteio.

Participaram do debate: América Tereza (PMDB), Nelson Gonçalves (PSD), Jorge de Oliveira Zoinho (PR), Paulo Baltazar (PRB) e Samuca (PV). Como ponto positivo, foram poucas  trocas de acusações. No entanto, as propostas foram muito generalizadas e praticamente idênticas.

O lance mais polêmico se deu antes mesmo do encontro começar, quando Samuca conseguiu uma liminar na Justiça para participar do debate. O candidato do PV estava fora do debate por conta de uma norma que condicionava a participação à quantidade de deputados federais que o partido – no caso o PV – tem na Câmara dos Deputados.

Primeiro bloco

Funcionalismo público

No primeiro bloco os temas foram sorteados ao vivo pelo moderador do debate, o jornalista Diego Gavazzi, da TV Rio Sul. O assunto a entrar em pauta foi o Funcionalismo Público. Por ordem de sorteio, o candidato Jorge de Oliveira, o Zoinho, (PR), disse que o funcionalismo é perseguido pelo atual governo e perguntou a Paulo Baltazar como ele vai valorizar o funcionário público.
O candidato do PRB disse que vai implantar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários; promover a parceria com faculdades da região para investir na qualificação e garantir o pagamento em dia dos salários. Zoinho disse que, se eleito, também vai implantar o PCCS e resgatar o Faps (Fundo de Assistência e Previdência Social), que segundo ele, cerca de 13 mil pessoas são atendidas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) por falta de pagamento às clínicas e hospitais conveniados para atendimentos, o que causa a superlotação dos hospitais em Volta Redonda.
Baltazar afirmou que pretende promover uma mesa de negociação com o funcionalismo e investir na capacitação dos profissionais, inclusive com uma escola de administração. Ele disse que vai rever a questão das perícias porque os profissionais são maltratados pelo poder público.

Segurança
O segundo tema sorteado foi a área de Segurança de Volta Redonda. O candidato Baltazar disse que apesar de ser competência do governo do estado, o gestor municipal precisa se atentar para a prevenção da violência, como promover atividades preventivas, através do esporte, do lazer e da cultura. Ele destacou que é preciso garantir o funcionamento efetivo de câmeras do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), já que segundo Baltazar hoje há alguns equipamentos que não funcionam; e valorizar a Guarda Municipal, inclusive com o cumprimento do estatuto da categoria, e questionou o que Samuca Silva fará nessa área, se eleito.

Segundo o candidato do PV, o objetivo é levar atividades de cultura, esporte e lazer aos bairros, através de parcerias com universidades. Garantir o funcionamento efetivo do Ciosp, de forma interligada, através da tecnologia, já que segundo Samuca, atualmente isso não acontece. Além disso, Samuca falou que é preciso fortalecer a Guarda Municipal, passando por uma ação estratégica. “A UPP não deu certo porque levou a repressão do estado para as comunidades. Nós precisamos levar cultura e lazer para tirar os jovens das drogas e do crime”, analisou.

Transporte
Transporte foi o terceiro assunto comentado pelos prefeitáveis. Samuca disse que hoje a cidade sofre com um transporte público ineficiente e questionou a vereadora e candidata América Tereza sobre a atuação dela no Legislativo. De acordo com ele, nessa época de eleição há muitos projetos mirabolantes e questionou o que ela fez em seu tempo de mandato.

A peemedebista disse que tem consciência de que é preciso melhorar o transporte e a fluidez no trânsito de Volta Redonda, já que de acordo com ela, são cerca de 130 mil veículo circulando diariamente na cidade. Ela lembrou que é preciso investir no transporte público, o qual contou que já usou muito. Ela frisou que para ser positivo o serviço tem que ser eficiente, rápido e seguro. Entre os projetos para essa área, América Tereza afirmou que vai ampliar as faixas exclusivas para ônibus, fazendo com que haja o cumprimento dos horários e exigir acessibilidade em toda a frota de Volta Redonda.

A candidata disse que como vereadora criou leis para o incentivo do uso de bicicletas em Volta Redonda e que vai ampliar as ciclovias.
Samuca disse que o que é preciso hoje em Volta Redonda para garantir um transporte público de qualidade é fiscalização. “A Suser não é só pintar ruas e mudar sentido de ruas, é preciso fiscalizar”. Segundo o candidato, antes mesmo da eleição ele se comprometeu com a criação de ciclovias através da plataforma de seu partido, o PV – Partido Verde. Ele citou também que é preciso conscientizar e realizar a reeducação no trânsito.

Mobilidade urbana
Na quarta rodada, América Tereza perguntou ao candidato Nelson quais são as propostas dele para a melhoria da mobilidade urbana em Volta Redonda, que ela lembrou que foi alvo de manifestações nos últimos anos em todo o país.

Para Nelson, o caminho para a melhoria da mobilidade urbana é através do diálogo com a comunidade. “Isso irá traçar um destino para a realização de obras em Volta Redonda”, destacou.

O candidato ainda citou que quer garantir ar-condicionado nos ônibus municipais, garantir fiscalizações ao transporte e ampliar ciclovias, ciclo faixas, além de obras de melhoria nas calçadas da cidade.

Na réplica, América aproveitou para reforçar que pretende fazer obras de acessibilidade – como rampas, melhorias de calçadas para segundo ela, “garantir o direito de ir e vir das pessoas com necessidades especiais”. Na tréplica, Nelson disse que é preciso rever todo o sistema viário de Volta Redonda, que há 40 anos não acontece mudanças e que o último a investir num planejamento com a construção de viadutos e vias foi o pai dele, Nelson Gonçalves, quando prefeito.

Meio ambiente
A última rodada de pergunta teve como último tema o “Meio Ambiente”. O candidato Nelson disse que quer reestruturar a secretária, garantindo o investimento de recursos e de mão de obra qualificada. Ele questionou Zoinho sobre o que o candidato pretende fazer se vencer as eleições em Volta Redonda.

O candidato do PR afirmou que 40% da água tratada em Volta Redonda é desperdiçada e disse que vai garantir o tratamento de 100% da rede de esgoto. Com isso, de acordo com Zoinho, o valor da conta ficará mais barata e sobrará mais dinheiro no bolso da população.

Ele falou que vai implantar a educação ambiental nas escolas municipais, investir na preservação do Rio Paraíba do Sul, no resgate das matas ciliares e usar o Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos, em Barra Mansa.

Na réplica o candidato do PSD disse que é preciso realizar o monitoramento das condições da água, do ar e do solo de Volta Redonda, principalmente pela exposição das pessoas e do meio ambiente à poluição. Investir na coleta seletiva e equipar a secretaria.

Finalizando o primeiro bloco, Zoinho disse que quer garantir o diálogo com a CSN para abrir a Floresta da Cicuta e ali, naquele local, criar um parque ecológico, promovendo a consciência ambiental, principalmente nos mais jovens.

Segundo bloco

Com tema livre, Baltazar escolheu Nelson Gonçalves para falar sobre os projetos para Educação. O candidato do PSD afirmou que vai priorizar o diálogo com o funcionalismo público ligado ao setor, assim como aprofundará o debate além da questão salarial, partindo também para as condições de trabalho.

Nelson pontuou por mais de uma vez que pretende implantar um programa que permita a educação integral nas creches e no ensino médio. Além disso, ressaltou que pretende fazer ações conjuntas com as áreas de “Esporte Lazer” e “Cultura” para alavancar a Educação. Nelson também disse que irá reforçar o ensino profissionalizante e lembrou que foi um dos responsáveis pela chegada da Faetec em Volta Redonda.

Baltazar disse que os bons resultados de Volta Redonda em avaliações nacionais na Educação se devem principalmente aos trabalhos dos funcionários públicos, e disse que irá promover maior qualificação e valorização da categoria. Da mesma maneira, disse que o ensino profissionalizante será priorizado, com cursos e atividades promovidos por meio da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). Para fechar, Nelson reafirmou que irá focar na questão do ensino integral.

Beira Rio
Na segunda pergunta, Tereza questionou Baltazar sobre o problema de famílias que vivem às margens do Rio Paraíba e são ameaçadas de despejo por ações de órgão federais. Baltazar respondeu que vai primar pelo diálogo e que as ações contra moradores e empresas instaladas nas beiras do rio não podem ser seletivas. “Se for tirar uma família, que tire todo mundo”, disse o candidato.

Tereza ressaltou que chegou a ir a Brasília questionar ordens de despejo contra famílias. A candidata do PMDB lembrou que a CSN – maior empresa da região – fica na beira do Rio. “A cidade se fez, cresceu na beira do Rio”, disse ela.

Já Baltazar fechou a pergunta lembrando que quando foi prefeito solucionou problemas parecidos com o citado por Tereza que ocorriam no bairro Padre Josimo.

Geração de Empregos
Nelson Gonçalves questionou Samuca sobre os projetos que pretende implantar para geração de empregos. O candidato do PV afirmou que em Volta Redonda existe uma “Sala do Empreendedor”, que em um eventual governo dele se tornará uma “Casa do Empreendedor”. A ideia é ampliar os serviços existentes, segundo o candidato. Da mesma maneira, Samuca afirmou que pretende dar maior ênfase ao Parque Empresarial já existente, baixando o índice do ISS e outros impostos.

O candidato do PV garantiu ainda que montará um Comitê Regional de Desenvolvimento e implantará a Lei do Alvará Fácil.

Na réplica, Nelson Gonçalves disse que vai buscar ampliar o diálogo com a CSN e implantar o Cinturão de Fornecedores, para que empresas se instalem na cidade. “Quero ser o prefeito do emprego”, disse Nelson. Samuca disse que Volta Redonda carece de planejamento estratégico e defendeu o diálogo com a CSN sem “submissão”.

Aumento da violência
Zoinho questionou Nelson Gonçalves sobre projetos para Segurança Pública. Nelson afirmou que vai aumentar o número de câmeras de segurança na cidade, assim como pretende implantar propostas para a área social e esportiva. Nelson disse que pretende também priorizar projetos para a juventude, assim como implantar programas para valorizar o primeiro emprego. Outro projeto para conter eventuais aumentos dos índices de violência é investir mais na Educação.

Zoinho usou a réplica para explicar que pretende implantar um projeto de parceria entre prefeitura, Polícia Militar e Governo do Estado para aumentar o patrulhamento nos bairros da cidade. Da mesma maneira, concordou com Nelson que será necessário integrar projetos com Educação e Esporte para evitar a entrada de jovens em atividades criminosas.  Nelson, na tréplica, afirmou que a prevenção será priorizada no sentido de evitar o surgimento de novos criminosos.

Orçamento
Samuca fechou o bloco questionando Tereza sobre como implantar novos projetos diante da dívida municipal e o valor do orçamento municipal. Tereza ressaltou que as dívidas citadas por Samuca são de longo prazo e não inviabilizam a implantação dos projetos citados no plano de governo. “Tudo é viável e factível”, disse Tereza.

Samuca garantiu que vai “enxugar a máquina pública” e criar um “Centro de Compras” para unificar as licitações do governo. Da mesma forma, Samuca disse que haverá, em um eventual governo do PV, um Comite de Controle de Gastos.

Tereza disse que um dos setores que mais necessitam de controle e planejamento é o de compra de medicamentos. A candidata do PMDB afirmou que vai priorizar esse setor, pois é um dos mais questionados pela sociedade.

Terceiro bloco

Saúde

No terceiro bloco, com temas específicos sorteados, o primeiro assunto foi saúde. Por ordem de sorteio, América Tereza perguntou para Zoinho sobre os investimentos feitos e os resultados alcançados na saúde de Volta Redonda.
Segundo Zoinho, a Saúde de Volta Redonda precisa investir em remédios, UPAs, hospitais e atendimentos de qualidade às pessoas.

“A saúde de Volta Redonda está um caos. Com pessoas nos corredores, postos sem atendimento médico adequado. Faltam medicamentos nos postos”, disse. O candidato afirmou que em seu governo irá colocar médicos nos hospitais, além de fazer concursos públicos.

De acordo com Zoinho, Volta Redonda precisa de gestão de alguém que conheça os problemas, principalmente dos bairros da periferia. “As pessoas ficam meses aguardando um exame. Precisamos de humanização na saúde”, falou.
Na réplica, Tereza disse que segundo uma revista, a saúde de Volta Redonda foi colocada em sexto lugar. “Volta Redonda aplica 196 milhões por ano na saúde, mas precisa melhorar, com certeza. Vou disponibilizar mais especialistas na rede. Vamos acabar com as filas de espera”, disse. Segunda ele, a intenção é criar postos 24h atendendo os bairros mais distantes.

Na tréplica Zoinho disse que o atual governo não repassa as verbas necessárias. “É um crime o que é feito com o funcionário público. Desconta e não repassa. Vamos colocar médicos nos postos”, falou. Segundo o candidato, em seu governo realizará concurso público para ter uma saúde de qualidade.

Corrupção
O segundo tema sorteado foi corrupção, com o candidato Nelson Gonçalves questionando Zoinho sobre quais são seus projetos para combater esse crime que, hoje, é o mal do país.

Zoinho afirmou que, caso eleito, fará vistoria nas contas da prefeitura para mostrar a realidade ao povo. “Vamos avaliar as denúncias de corrupção. Meu governo estará aberto à população”, falou. Segundo ele, qualquer cidadão que queira acompanhar os gastos, poderá. “Sou ficha limpa, mão limpa para disputar a eleição”, disse.
Zoinho afirmou que vai apurar e punir as pessoas que se envolverem com corrupção. “Maus políticos desgastam a política”.

Na réplica Nelson disse que irá criar a controladoria para fiscalizar toda questão orçamentária e caso haja desvio, o responsável será punido firmemente. “Vamos dialogar com a população, entidades, órgãos sociais, vamos escolher um secretariado competente”, disse.

Na tréplica Zoinho afirmou que a prefeitura, caso eleito, terá uma auditoria para combater a corrupção e denúncias serão apuradas. “Não vamos tapar o sol com peneira, vamos punir as pessoas”. Zoinho disse que vai acompanhar as licitações e será o “número um” para combater a corrupção na Prefeitura de Volta Redonda.

Geração de emprego
O próximo tema foi geração de emprego. Zoinho perguntou ao candidato Paulo Baltazar. Segundo ele, a cidade está parada há 20 anos. Ele quis saber de Baltazar, o que ele fará para combater o desemprego no município.

Segundo Baltazar, o mais importante é atrair novas empresas para gerar empregos. “Vamos ajudar com incentivos fiscais. O condomínio industrial de Volta Redonda não trouxe empresas por falta de incentivo”, disse. Baltazar falou sobre a importância da qualificação profissional. De acordo com ele, as empresas precisam de pessoas, da juventude qualificada, usando, inclusive, a Fevre. “Podemos fazer gestão com outros órgãos, fazendo parcerias para que empregos venham e encontrem pessoas qualificadas”.

Na réplica, Zoinho afirmou que implantará o Centro de Qualificação Tecnológica. Ele disse que se aproximará da CSN, “grande empregadora do município”, e que pode contribuir muito. “Sei onde buscar recursos necessários para fazer a cidade crescer. A juventude precisa de oportunidade do primeiro emprego”.

Na tréplica Baltazar afirmou que criará o “Provolta”, com incentivo fiscal para as empresas virem para Volta Redonda. “No Escritório Central, que está parado, queremos fazer uma incubadora de empregos para os jovens. Hoje o local é um símbolo negativo para Volta Redonda, que vai poder crescer e ajudar a juventude para gerar empregos”, finaliza.

Habitação
O quarto tema sorteado foi habitação. Nelson perguntou para América Tereza. Ele disse que os últimos investimentos em habitação foram através do Minha Casa Minha Vida. “Hoje, com recursos escassos, como pretende enfrentar a situação?”, indagou à candidata.

Segundo América é preciso trabalhar a necessidade de aplicar a acessibilidade nos conjuntos habitacionais do Minha Casa Minha Vida. “Hoje temos 174 áreas de posse em Volta Redonda. Quero fazer uma grande parceria para que a gente possa fazer a entrega do título de posse dessas pessoas. Vou e posso fazer isso, para você ter sua propriedade”, falou.

Segundo América, em seu governo vai criar a cooperativa de costureiras.
Na réplica Nelson disse que irá consolidar áreas de posse de Volta Redonda e buscar recursos e investimentos para a cidade, além de melhorar a estrutura do programa.

Nos 45 segundos de tréplica, América concordou que falta realmente muita coisa nos conjuntos habitacionais, inclusive problemas relacionados ao Saae. “Quero levar cursos para os jovens dos conjuntos habitacionais. As pessoas precisam de suporte, principalmente, pessoas com deficiência”, disse.

Educação
Na última pergunta do bloco, o tema foi Educação. O candidato Samuca perguntou a Nelson Gonçalves, quais as propostas para a educação da cidade, que hoje não possui creche com tempo integral e tem professores desvalorizados.

Segundo Nelson, uma de suas propostas para educação, além das creches com período integral, são as escolas com período integral, com cultura, esporte e reforço escolar. “Vamos valorizar o funcionário. Criar um Centro de Educação para os profissionais se qualificarem”, falou, afirmando que educação será prioridade em seu governo.

Nelson disse que trará para a cidade cursos profissionalizantes, pois a juventude precisa estar qualificada. “Quero garantir o primeiro emprego para a juventude”, disse, afirmando que ampliará o número de creches na cidade.

Na réplica Samuca disse que o horário integral será possível com parcerias, já que o “município não tem condições sozinho”. De acordo com ele, creche em período integral é fundamental, pois acha um absurdo a mãe ter que deixar a criança e buscar no meio do expediente de trabalho. “Vamos resgatar também a Fevre e criar o primeiro emprego com a Usina de Talento”.

Para finalizar, na tréplica Nelson disse que é preciso de vontade política, e caso eleito, priorizará alguns investimentos. “Vou contratar profissionais para ampliar o atendimento nas creches com horário integral, além de dar melhor atendimento à população. Vou equipar as creches pra ampliar o atendimento”, finalizou.

Quarto bloco

O quarto bloco começou com o candidato Nelson Gonçalves perguntando a Paulo Baltazar sobre a importância de Volta Redonda no momento de crise.

Baltazar respondeu que Volta Redonda é uma cidade “de média para grande” e que tem uma grande complexidade. Ele acrescentou que, quando foi prefeito, teve aprovação popular, tanto que elegeu seu sucessor, que deu continuidade a seu trabalho.

O ex-prefeito acrescentou que quando governou o governador era do PSDB e que não foi fácil administrar. Mas mesmo sem ser do mesmo partido conseguiu se articular com os governos estadual e federal.

Neste momento, Baltazar afirmou que vai aproveitar a oportunidade para abrir diálogo com os funcionários públicos e os empresários.

Nelson Gonçalves respondeu que é preciso experiência, e lembrou que tem seis mandatos de deputado estadual.

Disse que trouxe muito investimento para a cidade nesse período, como a Faetec e a Escola presidente Roosevelt.

Lembrou que é preciso, além da experiência, montar um secretariado competente e liderar esse secretariado.

Baltazar disse na tréplica que a experiência só vem com o tempo e relembrou sua carreira política, em que foi vereador, prefeito, deputado federal por dois mandatos e novamente vereador, sendo o mais votado. O candidato relembrou as realizações de seu mandato, lembrando que construiu 250 quilômetros de água e esgoto, iniciou o planco de cargos, carreiras e salários do funcionalismo e que foi considerado, pelo extinto Jornal do Brasil, o melhor prefeito do Estado do Rio.

Em seguida, Zoinho perguntou a Nelson Gonçalves o que ele propõe para a segurança pública, que segundo ele está em situação crítica.

Nelson Gonçalves respondeu que sua primeira providência será melhorar p sistema de câmeras e ampliar a quantidade de guardas municipais, através de um convênio com o governo estadual, e propor políticas para esporte, lazer e educação, além de propostas nas áreas cultural e de esportes. O candidato acrescentou que o poder público tem que apoiar produz cultura e esporte nos bairros, valorizando a juventude.

Zoinho afirmou na réplica que pretende implantar a atividade delegada, um projeto que contrata policiais militares para trabalharem em suas folgas. Ele acrescentou que a criminalidade não pode ser combatida apenas com repressão, mas com educação.

Na tréplica, Nelson Gonçalves mencionou que Volta Redonda precisa atender melhor em todos os setores, e mencionou a saúde, a segurança e a educação, esporte e lazer, acrescentando que fará um governo para valorizar o funcionário público.

Paulo Baltazar foi o próximo a perguntar, para América Tereza. A questão foi sobre incentivos fiscais. Ele questionou se, como o ICMS é um imposto estadual, como ela concederia incentivo sobre esse tributo.

América Tereza respondeu que vai incentivar empresas a virem para a cidade, criando um tecnopolo para dar espaço a empresas de alta tecnologia, que contratarão trabalhadores qualificados.

Acrescentou que vai privilegiar o diálogo com empresários e faculdades durante seu governo. Para incentivar o empreendedorismo, afirmou que vai centralizar todos os serviços em um só local, dando como incentivo fiscal tudo o que for permitido pela lei.

Baltazar disse na réplica que é necessário ter experiência. Segundo ele, não é possível dar incentivo dfiscal direto, mas isso pode ser feito indiretamente, devolvendo à empresa parte ou todo o incremento de ICMS que ela trouxer ao município.

América Tereza disse na tréplica que, antes de tudo, quer ser eleita, e que, além de ter experiência, é preciso ter voto, e vai procurar pessoas com capacidade técnica, afirmando que os departamentos e secretarias serão ocupados por técnicos que sabem o que fazer.

A seguir, Zoinho, novamente, perguntou a Baltazar o que ele pretende fazer para resgatar a dignidade do servidor público.

Baltazar disse que vai “fazer muito”. Lembrou mais uma vez que já foi prefeito e talvez tenha sido o governante que mais fez pelo funcionário, incluindo o PCCS, apresentado por ele.

Afirmou que terá uma mesa permanente de negociação com o funcionalismo, além de fornecer qualificação permanente aos trabalhadores.

Disse que parte do que ele concedeu foi retirado no governo atual, e  disse que o funcionário público será tratado “a pão de ló”. Acrescentou que, em relação ao atual governo, o que é bom ele vai manter e melhorar e o que está errado ele vai corrigir.

Na réplica, Zoinho disse que também fará o PCCS e vai oferecer assistência médica de qualidade, ampliando a rede de assistência hospitalar e dizendo que vai dar dignidade ao funcionário público.

Baltazar treplicou dizendo o sucesso do governo dele (entre 1993 e 1996) se deve ao funcionalismo, e defendeu a reabertura do Hospital Santa Margarida, com parcerias com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar para que os servidores dessas corporações sejam atendidos nesses hospitais.

A seguir, América Tereza fez uma pergunta a Samuca. Ela disse que a questão do funcionalismo público estava sendo muito mencionada e perguntou sobre as propostas do candidato do Partido Verde para o funcionalismo.

Samuca respondeu que é servidor público e vai criar um comitê permanente de diálogo, oferecendo formação continuada e prometendo a implantação do PCCS. Acrescentou que não pode fazer promessas sobre o Faps porque, segundo ele, ninguém sabe o tamanho do rombo do fundo. Prometeu implementar um plano de saúde e centralizar a gestão de recursos humanos da prefeitura.

Na réplica, América Tereza disse que vai restabelecer o diálogo com o servidor público. Disse ainda que vai contratar um plano de saúde coletivo e participativo, que fica mais barato tanto para servidores quanto para a prefeitura, destinando o desconto de 11% para as futuras aposentadorias. Ela propôs também um conselho permanente para políticas para o funcionalismo e PCCS.

Na tréplica, Samuca afirmou que registrou  seu plano de governo em cartório e prometeu trazer para o município o programa Res Publica (coisa pública, em latim), para tornar a máquina pública mais eficiente.

Finalmente, Samuca perguntou a Zoinho sobre mobilidade urbana.

Zoinho respondeu que a o problema tem que ser discutido com as pessoas, pincipalmente com as pessoas com deficiência. Ele propôs construir ciclovias e lembrou que Volta Redonda tem a maior frota da região e que, para reduzir o uso dos carros, é preciso oferecer transporte público de qualidade, o que pode ser obtido com a fiscalização das empresas. Prometeu baixar o preço da passagem.

Na réplica, Samuca afirmou que vai montar uma comissão de acessibilidade, que vai verificar todas as licenças de obras na cidade. O candidato do PV também falou da tarifa comercial zero e reafirmou que colocará o pedestre em primeiro lugar na sua política de mobilidade urbana

Na tréplica, Zoinho afirmou que criará um departamento de projetos especiais para criar propostas e buscar recursos junto aos governos estadual e federal, além de prometer uma passarela para pedestres no viaduto da Radial Leste.

Considerações finais

Os candidatos se limitaram, nas considerações finais, a agradecer pela oportunidade de apresentar suas ideias e pedir votos.

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

213 comentários

  1. Baltazar esta liderando as pesquisas…

  2. BALTAZAR é o mais experiente até na música eles copiam ele!
    lá em casa todo mundo é Baltazar minha irmã é Baltazar Meu irmão é Baltazar meu tio é Baltazar Meu Sobrinho é Baltazar Meu avô é Baltazar minha avó é Baltazar minha mãe é Baltazar Meu pai é Baltazar todo mundo é Baltazar eu também sou Baltazar!

  3. Essa pessoa que esta com apelido de “professor” se nao for irmao ou parente de Samuca eh o proprio, para que ta feio! Ele nao eh melhor que ninguem aqui nao…

    E te digo com convicçao ele nao vai ganhar vai ficar em 4 ou 5 lugar e olhe lá

    Humildade é um dos requisitos principais em todas as areas

    • Pelo amor de Deus! Você vai votar em qual dos 4 candidatos patéticos? Você não pensa nos seus descendentes não? Repense no Samuca! Abraços!

    • Fazer acusações infundadas não é característica de um bom cristão!
      Citei apenas informações, não citei nomes, número de candidato e nem mesmo falei em quem pretendo votar, pois, como todos sabem, o voto é secreto. Sofremos muito para termos esse direito.
      Como professor tenho o dever de esclarecer dúvidas, sempre que possível. O conhecimento deve ser compartilhado. Prefiro essas atitudes a fazer acusações às cegas.

      Obs 1: O Professor que comentou em 30 de setembro de 2016 as 16:53 é outra pessoa.
      Obs 2: Nunca tive contato com o senhor Elderson, apesar de já termos trabalhado na mesma instituição de ensino.

    • TRISTE CONSTATAÇÃO

      Cristo deve estar te desconjurando lá de cima! Usando seu santo nome para dissiminar ódio.
      Belo exemplo de humildade, não?

  4. O quanto de pessoas que trabalham para esse Samuca e comenttam aqui, trocam apelido e ficam comentando toda hora falando bem do cara, nao adianta pessoal, provavelmente teremos segundo turno Baltazar x America tereza

    Eu vou de Baltazar

    Samuca quem sabe daqui a 15 anos, vcs prestaram atençao na fisiolomia dele? Uma pessoa fria de sorriso muito, muito forçado

    • Então podemos dizer o mesmo de você…

    • Concordo com o Cristao.

      São muitos comentários muito parecido um com o outro. Só pode ser de uma pessoa só.

      Lembrando aqui que cristãos mesmo não votam no partido PV e outros partidos que defendem o aborto, ou seja, desprezam a vida humana. Veja o estatuto do PV.

  5. Playboy de Mambucaba

    A melhor proposta foi a da excursão pra galera. Ei, “VAI VENDO”, descobri quem vc é; me contaram lá no sítio da Bia. Posso disseminar aqui?

  6. Morador do Conforto

    Pessoal,

    O Samuca fala tanto em gestão, gestão….Pensem bem!!!!
    Se ele é um bom gestor, porque que não teve gestão para escolher sua vice, que se tornou inelegivel pela justiça eleitoral. Sendo então obrigado a trocá-la.

    Imagina na hora de escolher seus secretários.

    Sr. Samuca.. tá mal de gestão.

    Eu e minha familia já decidimos. Vamos de NELSON.

  7. Maria Aparecida Silva

    Estou preocupada, Samuca ficou sorrindo no final de cada comentário na TV e sorria sem vontade, comportamento muito estranho. América Tereza teve o mesmo comportamento. Não podemos votar em alguém por estar revoltado com outros, precisamos saber como o outro interagem com as pessoas. Falar e falar sobre teoria política é uma coisa, atuar na prática é outra coisa. Pense bem antes de votar, mas vote.

    • Amiga, não entendi a sua lógica. O Samuca foi pego de surpresa, pois não iria aparecer no debate! Provavelmente estava nervoso com o que ou não fazer. A Tereza faz a velha política ainda e seus jeitos de agir e falar são falsos. Não entendo sua repulsa contra o Samuca! Por favor, analise as suas propostas e quem sabe assim, você não tire outra conclusão!?
      Abraços!

    • Tive a impressão que ele estava nervoso no começo. Eu voto Samuca, eu voto 43!

    • tbm nao entendi essa sua logica

    • Samuca é arrogante. Se acha muito melhor que os outros mas ainda tem muito a aprender. Para ser um bom prefeito é preciso ter humildade acima de tudo.

    • Pego de surpresa? Eu fiquei sabendo do debate 3 dias antes, se ele nao tem condicâo de se preparar para um debate em 3 longos dias, quem dira assumir uma prefeitura por 4 anos

      Samuca to fora! Arrogante de sorriso forçado

    • Eleitor, mas ele é melhor que os outros, fazer oque…

    • Melhor é o Zoinho e Baltazar pela experiência como vereador e deputado federal. Não é concebível um governante na PMVR não conhecer a Câmara de vereadores e/ou do Congresso Nacional e Executivo Federal.

      O Samuca é um aventureiro que não conhece a Gestão Pública e uma prova do desconhecimento dele é achar que Gestão Pública e Contabilidade Pública são as mesmas coisas.

  8. O Samuca cativou o povo com sua simplicidade e com suas propostas objetivas. Se apresentou de cabeça erguida, carismático e transpirou conhecimento técnico. Mostrou que a esperança de uma cidade melhor passa pela renovação. Teve o respeito de exaltar a escola pública que estudou e deu um verdadeiro baile de oratória nos dinossauros. O Samuca vai ganhar e a teresa se afundou com a idéia da viagem a Paraty pois o povo não quer esmola e sim emprego

  9. agafjgjjkWantuil fortes Silvério

    É verdade ! Quem decide é o TSE ,Vc sabia quem escolhe o candidato é sistema partidária. Quem escolheu : Tereza , Baltazar , zoinho , Samuca ? Os empresários que banca os partidos, essa é à resposta .os empresário ganharam à CSN , RFFSA ,l,energia , agora Temer que doar à CEDAE. Isso é uma vergonha !

  10. As figurinhas carimbadas dizem ter experiência política, aí eu pergunto: pq não fizeram? É uma palhaçada. Vou de Samuka demostrou ser o mais equilibrado.

  11. Gente, vamos pensar na comunidade! Vamos pensar no melhor para todos e não em realizar o ego e status de certos candidatos. Samuca já!

  12. TRISTE CONSTATAÇÃO

    Antes do comentário, registro que sou idoso e aposentado há mais de 15 anos!
    Volta Redonda precisa “RENOVAR SEUS POLÍTICOS”. A cidade precisa de gente jovem à frente da prefeitura.
    O mundo evoluiu, novas tecnologias surgiram. Hoje não tem mais como uma cidade se desenvolver sem que seus gestores estejam completamente inseridos nesses novos ambientes. A forma de governar daqui em diante não comporta mais as velhas práticas políticas.
    Vejo nossa população ainda tendo como referência a CSN. Vejam, que mesmo essa vem sofrendo por ainda ter em sua gestão, velhos Gerentes remanescentes do período de estatal, a maioria que nem sequer sabe o inglês, tão necessário para os contatos que a empresa tem com seus Clientes do exterior.
    Assim como a CSN, Volta Redonda necessita renovar seus administradores. Nós idosos, e aqui vai uma piadinha que costumo usar, “somos crianças sem futuro”. A única coisa que o idoso necessita é de respeito e um cuidado médico para que tenha dignidade humana em seus últimos momentos.
    O que os administradores públicos precisam, e com URGÊNCIA, é olhar pelos jovens e pelas crianças que serão os futuros pais de família e mantenedores da cidade.
    Os exemplos estão aí para nos ensinar. A Lava Jato é o maior exemplo da capacidade, da vontade da juventude de hoje em acertar o país. São Procuradores e Juízes de meia idade, filhos daqueles que foram jovens nos anos 60/70.
    Com todo respeito que devo aos candidatos, como seres humanos, não tem mais como Volta Redonda se reinventar com América Tereza, Baltazar, Nelsinho ou Zoinho. Esses estão mais para competir à Presidência da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda, contra o Ubirajara.
    Devido à baixíssima qualidade desses candidatos, estava propenso a votar “nulo”. Mas seria muito irresponsável, diante da oportunidade que tenho de votar em um candidato jovem, e que considero com muito potencial. Seria uma hipocrisia dizer que ele não tem experiência, sendo que ele tem 35 anos e meus filhos têm 37 e 34 anos. Se meus filhos são considerados experientes nas empresas que trabalham, como posso dizer que um jovem com 10 anos em gestão pública, professor universitário, com livro(s) publicados, não tem capacidade de administrar nossa cidade?
    Vou de Samuca! Ou renovamos e damos chance a nossos jovens ou Volta Redonda será enterrada junto com os velhos políticos em suas covas.

    • Muito bom até dizer que o candidato tem 10 anos de gestão pública. A “gestão pública” é tão importante que é escrita pelas iniciais minúsculas.

      Depois dessa não há como considerar.

      O candidato já afirmou em sua página no facebook que é contador por profissão por ocasião do Dia do Contador.

      Como ele pode ser Gestor Público??

      Gente, vamos ler os comentários antes de comentar.

      Se não ler vai votar errado novamente, e dessa vez pode ser no Samuca que diz que é uma coisa e se mostra outro.

    • TRISTE CONSTATAÇÃO

      VAI VENDO
      30 de setembro de 2016 em 20:04

      Para quem vai votar em Zoinho, o jovem Samuca incomoda, não?

    • Vai Vendo. Ele é contador sim e tem especialização, é especialista em Finanças Públicas e Empresariais, Especialista em Auditoria e Controladoria, Especialista em Licitações Públicas, Palestrante, Autor do Livro “Controladoria na Administração Pública”.

    • VAI VENDO, você sabia que médico também pode ser cardiologista, ortopedista ou dermatologista?

    • Professor II, sei sim, mas para isso é preciso uma especialização na área. Se o Samuca ou outro profissional mostrar ao TSE que tem formação em Gestão Publica, eu retiro os meus comentários. Até que mude eu estou aqui defendendo esse profissional e a prefeitura de outros profissionais.

  13. Procurem na internet pelo livro – Controladoria na Administração Pública: Manual Prático para Implantação.
    Acho que Volta Redonda precisa muito disso!
    Ah! E reparem no autor do livro.

  14. Menos pior de todos é o baltazar e zoinho kkk

  15. Votem em quem quiser, quem vai escolher de fato quem vai ser o prefeito será o TSE.

  16. Samuca é o melhor, sem comparação!!! Vamos salvar Volta Redonda.

  17. Para mim chega dos mesmos. Decidi pelo Samuca!

  18. É AGORA, SAMUCA NELES.

  19. Só gostaria de lembrar a todos que o partido do Baltazar (o PRB) está coligaddo ao PT nessas eleições.
    Lembrando também que isso ajuda a eleger vereadores do PT.

    Já a América Tereza, do PMDB, está coligada ao PC do B, que é “um partido irmão do PT”.
    E porque “esse partido irmão do PT” está apoiando o PMDB são coisas da política…

    • Eleição de vereador é independente da de Prefeito, os votos para prefeito não conta para vereador. Vamos renovar Samuca é o melhor.

    • Os votos para prefeito não contam para vereador, mas se o prefeito ganhar, os candidatos estarão dentro do governo. No caso, se o Baltazar ganhar os petistas estarão dentro da PMVR.

      Assim se a AT ganhar, os indicados do Picciani (do Rio) estarão dentro da PMVR. E vá cobrar algo na secretaria deles.

      Qual compromisso eles terão com VR e com os cidadãos??

  20. SAMUCA JÁ !!!

  21. Um(a) não fala nada com nada, o obvio imperou em todas as palavras, muito pouco para um gestor, o outro um discurso vazio, bom português, articulado mas sem conteúdo algum, o outro fala bem, midiático mas o passado deixa rastros pesados, o outro fala do passado, vive do passado e pior, toma como seu realizações de outro, o que falta,…bem, ah,,,esse não fala nada com nada, alisa não fala………………vamos sentir saudades do Neto, seu admiradores, as pessoas que somente gostam da cidade e até os seus adversários que por ventura não participem do futuro governo…vamos sentir saudades do Neto

  22. A única chance de mudança é o Samuca (aparentemente). Os demais são políticos clássicos, brigam agora, depois tudo é troca de favores.

  23. Eu não dependo de político nem partidos pra ganhar dinheiro mas preciso da minha cidade com empresas gerando rendas e o Neto em 20 anos mostrou q não consegue ..por isso vou votar no Baltazar pq é o único q tem chances de acabar com esse governo Neto pq o Samuca e o Nelson no segundo turno vai entrar no bolso do Neto pra apoiar a Tereza…pronto falei.

    • Samuca com neto ? Samuca não tem rabo preso com ninguém !

    • O PMDB e o político Temer vai cortar seus direitos trabalhistas e previdenciários e ainda vai aumentar impostos.

      Como você vai ganhar dinheiro para sobreviver?? Como não depende de político e nem de partidos??

      Essas são as pérolas que ouvimos a cada 02 anos nas eleições.

      Outro dia um senhor confessou-me que EXERCERÁ A SUA CIDADANIA nestas eleições. A princípio achei ótimo, e falei que ele devia estar a postos com o seu TÍTULO DE ELEITOR e com o candidato a prefeito e a vereador já escolhido.

      Ele disse que não. E afirmou categoricamente que já tem idade para não votar. dói dói dói dói dói dói dói dói dói dói

  24. Debate?… Que debate?…
    O que se viu mais uma vez foi a clara tentativa de ludibriar os eleitores com promessas absurdas e até mesmo bizarras num total desrespeito ao eleitorado que não pode mais se deixar enganar com as propostas de sempre, com as promessas que nunca se concretizam, com tantas mentiras e enganações. Esse chamado “DEBATE” só veio confirmar que o povo de Volta Redonda está sem opção para escolher os seus representantes.
    Que Deus tome conta dessa cidade.

  25. SAMUCA NELES….CHEGA DE MESMICE ELES JÁ TIVERAM SUA CHANCE!!!!!!!

  26. Votar nulo, em branco ou não comparecer para votar só facilita a vida do candidato com mais votos, ou seja, quem faz isso tem que estar consciente que ajudou o vencedor. Ou os vencedores, no caso dos vereadores.

  27. Deus me livre desse ratão Baltazar. Gente é só pesquisar, o mal dos eleitores é a famosa memória curta.

  28. Jesus o senhor depois que vi este debate fiquei de boca a berta o senhor nós ajude ! Foi um pouco melhorzinho o Samuca, mas todos são de baixa qualidade. E melhor deixar Volta Redonda sem prefeito.

  29. Resumindo, o Samuca é o único que realmente representa novos rumos, novas ideias.

    • com quantos apelidos você e outros já usaram aqui para falar bem do Samuca?

      Samuca, um aventureiro que sabe falar bem na frente das câmaras e multidões porque é professor e palestrante.

      O que nos dizem do Danilo que ainda sabe falar em públicos diversos?? Neste quesito o Danilo é bem melhor do que o Samuca.

  30. acorda volta redonda

    sinceramente o atual governo nao preparou ninguem para assumir as redeas da prefeitura mas como sao 20 anos de ditadura em volta redonda o mais preparado politicamente e com experiencia comprovada é o Baltazar. Vai pegar uma prefeitura inchada de cargos comissionados pois tem gente do deley, nelson gonçalves, albertassi e se a tereza levar vai ter que por os delas entao para mudar de verdade Baltazar.

  31. Vamos dar uns descontos para os candidatos, eles tiveram apenas 45 dias para buscarem votos e falarem de seus projetos. Vou visível ontem na TV a expressão de cansaço no rosto de cada um. Jorge de Oliveira sem comentários, América Tereza parecia uma boneca, Samuca o insistente em ser prefeito, no momento imaturo, Nelson Gonçalves o meninão da mamãe e o Paulo Baltazar o nosso representante na prefeitura.

  32. Vr tá perdida nessas eleições, só tem candidato fraco, mas o Baltazar é o melhorzinho

  33. Baltazar e Samuca realmente tiveram bons argumentos,

    A Duas semanas atraz estava pensando em votar no nelson, eu tinha um preconceito terrivel contra Baltazar só por ouvir mimimi, mas se tem alguem que pode fazer alguma coisa e tirar essa panelinha do pode é Baltazar, depois que começou rodar aquele foleto falando mau do Baltazar ele ganhou meu voto, ninguem ataca ninguem se nao tiver medo e achar o outro forte, msu carater e despreparo e que fez esses foletos burrice, só aumentou a força, a Periferia esta com Baltazar!

    Vou de Baltazar…

  34. quero ir para Parati e para o museu do amanhã

    Galera, o Zoinho vai “resgatar o desmatamento, mas para nossa sorte a América Tereza vai fazer excursão para Parati, daí a gente vai poder ver um monte de árvore de novo.
    Essas são as propostas para administração da cidade.

  35. cidadão da periferia

    Debate baseado na mediocridade. Nenhum desses candidatos tem condição de comandar essa cidade. Parece que todos tem o telhado de vidro,pois nenhum quis atirar pedra no telhado do outro. Ninguém se propôs a falar do envolvimento em lavagem de dinheiro, máfia da ambulâncias, etc… A América Tereza sequer conseguia responder as alfinetadas do baita azar. Deveria ter alegado dor de barriga e deixado o furtado participar do debate no seu lugar. Lamentável, se possível esse pleito deveria ser anulado e convocado outros candidatos ou então deixar o Neto no terceiro mandato mesmo.

    • Eles assinaram um acordo para só falar de proposta, no primeiro turno eles estão baseando nisso o discurso no debate que foi na minha opinião foi para ver quem tinha melhores propostas porém só o Samuca e o Baltazar conseguiram desenvolver suas propostas a America Tereza apelou para passeios para a juventude, o Zoinho tave meio perdido nas folhas dele, parece que ele não sabia o que estava escrito antes, o Nelson ficou na dele para não perder as chances que ele tem de ir para segundo turno.

  36. Pessoal quem tiver pensando em votar em alternativa vote em Samuca já que o pessoal do PSTU e Psol não tem chances de ir para segundo turno, quem não quer o mesmo vamos concentrar os votos no Samuca e colocar ele no segundo turno. Abraços a todos e vote com a razão por uma Volta Redonda melhor.

    • Prezado Joaquim, está trabalhando para o Samuca? Fazendo campanha velada para ele aqui? Quanto você está recebendo por isso? Ora, faça-me o favor.

    • Querido Paulo eu não recebo nada de nenhum político, só espero que as pessoas pensem no que vai acontecer com suas escolhas, se você não concorda tudo bem, só vou pedir um favor, respeite a minha opinião que eu respeito a sua. Espero que você saiba escolher o candidato com as melhores proposta tanto para vereador com para prefeito e que nossa querida Volta Redonda seja bem cuidada. Vote com a razão e pelo bem de todos e sem interesses pessoais.

    • Os comentários são da mesma pessoa, não nos surpreenderá se for de uma mulher.

  37. Não vou basear meu voto em supostas pesquisas e achismos de quem ta na frente ou nao, vou votar pelo que parece ser o melhor a cidade, e acho que todos deveriam fazer o mesmo, Votar em A porque esta em primeiro só faz ele continuar em primeiro independente de sua capacidade.
    Por mais que digam que o Samuca nao vai ganhar votarei nele pelo debate e suas propostas e que todos que querem façam o mesmo independete de dizerem que ele nao irá para o segundo turno, só assim poderemos fazer a diferença.
    O unico que me pareceu preparado e colocou propostas proxima a realidade da cidade, por mais que quiseram apaga-lo com a historia do “nao tem experiencia” na minha humilde opniao so se queimaram, porque me fez lembrar que eles tem essa tal “experiencia” e nada fizeram.

  38. Ainda estou confusa, mas sem em QUEM NÃO VOTAR: nem na América Tereza e nem no LULA (ZOINHO)…
    Ou vou de Samuca, ou vou de Nelson.

  39. Samuca neles, pessoal pelo AMOR DE DEUS BALTAZAR não. Vários processos inclusive o Sanguessugas, Rodovia do Contorno e muitos outros.

    MUDA VOLTA REDONDA, precisamos de gente nova, e não figurinhas carimbadas.

    • Cuidado com a Polícia Federal. A justiça federal esteve atrás de quem distribuiu o panfleto com essa acusação mentirosa e os responsáveis mesmo eleitos poderão se estrepar.

  40. Volta Redonda tem debate sem debatedores.

  41. Meu candidato é o Samuca! De todos os candidatos é o que parece mais competente para o cargo de prefeito é ele… O restante vai manter a mesma ladainha de sempre, candidatos manjados que ninguém aguenta mais ver nem ouvir.

  42. excursão para o museu do amanhã!! Patético.

    Gostei do cometário do leitor que se denominou ” SUL FLU”
    Nos chamaram de otário.
    Não precisamos de excursão para o museu do amanhã. Medíocre isso.

  43. Baltazar garantiu meu voto… Samuca chegou próximo, mas aventureiro é complicado.

    • Ele ate que foi razoavel no debate, mas Deus sabe como essas “denuncias e processos” pesam no curriculo

    • Baltazar está com PT, infelizmente. E fica usando a voz do NETO em carro de som. Lamentável. A velha politica.
      A melhor opção é SAMUCA #43, tem projeto, tem experiência em gestão pública e sabe como fazer.

    • Baltazar também garantiu meu voto… se é pra bagunçar, vamos bagunçar. Pô.

    • ZOINHO e Baltazar são os únicos experientes como vereador e deputado federal, o que colocam eles na frente dos outros 5 candidatos. Samuca ainda não conseguiu se eleger presidente de moradores para aprender a que é Gestão Publica e como funcionar essa posição política. E melhor, precisa aprender o que seja Administração Pública já que confunde Contabilidade Pública com Gestão Pública.

  44. America teresa esta viajando, no mundo da Lua, nao tem capacidade nenhuma para assumir uma prefeitura

    Vou de Baltazar

  45. vamos continuar com os dinossauros??

    Viajo por todo interior se São Paulo e só vejo cidades ricas como Riberirão Preto, São José, etc.. Cheio de empresas com 1000, 2000 funcionários. Aqui temos a CSN e suas empreiteiras, comércio e prefeitura.
    A cidade não desenvolve e daí quando a gente assiste um debate desse a gente entende o porquê.
    Um candidato não sabe falar, só lê o que escreveram apra ele, a outra promete excursão, o que falam melhor mas não apresentam nada. Muito triste.
    Para não votar nulo, vou votar neste Samuca, porque pelo menos sai dessa linha de dinossauros.. Ou vamos querer sempre os mesmos e continuar na mesma?

  46. América Tereza aprendeu com a Dilma. Inexpressiva e inexperiente. Ser incompetente é certeza. Vergonha alheia foi ao máximo.

  47. Carlos Alberto de Azevedo

    Fiquei muito preocupado com a forma de expressão da candidata America Tereza. Deu impressão que ela l estava dopada , em outro lugar , fora da realidade das perguntas que lhes foram dirigidas .Reclamar da fala do Zoinho é crime quando comprado com a referida.Somente Sumaca e Baltasar desenvolveram respostas e perguntas objetivas e lógicas . O primeiro, com excesso de teorias da administração publica, se apresentou como tal o Segundo, mostrou experiencia e conhecimento merecendo, ao meu ver, nova oportunidade para Prefeito de Volta Rednda

  48. Decidi . Vou de SAMUCA também !

  49. Samuca, mesmo que não ganhe, minha parte vou fazer, debate ridiculo, só ele respondeu algo decente

  50. Tereza ! Faixas exclusivas em Volta Redonda que não possui avenidas e ruas largas o suficiente para isso ? Chega disto ! Arranja um projeto mas técnico e robusto que não seja uma lata de tinta azul !!!! Você é fraca !

  51. Sinceramente, to com vergonha.. esperava mais. Me senti um zero a esquerda por eu nao ser um funcionário público, pq eu nao terei tapete vermelho para passar. Me senti um mane por nao ter emprego e ir ao museu do amanha, me senti um otário ao saber que só se fala em diálogo com CSN e ela não ta dando a mínima importancia pra esse diálogo.

  52. Poderiam ter convidado o candidato Danilo e aquela candidata do PSTU, pois iriam movimentar o debate. Vejo todos debates das eleições (municipal, estadual, federal) e nunca vi um debate Tão Chato ao ponto de no final pensar: “Estou ferrado pra votar.”
    Meu voto será no Danilo no primeiro turno por quesito de exclusão. No segundo turno verei o que fazer. Mas, sinceramente, nunca estive tão desanimado em relação às eleições.

  53. Geralmente os debates servem para esclarecer os eleitores, apresentar propostas reais, e clareza no futuro plano de governo, e esse realizado ontem pela TVRS, só serviu para mostrar o despreparo dos candidatos, e ficou nítido que vão ser todos uma administração pífia, antes do debate nenhum deles levaria meu voto, agora depois do debate que não vão levar, mas de qualquer forma valeu o debate ri muito e ficou claro que é de uma pequenez entregar a administração da prefeitura de VR em pessoas sem capacidade.

  54. Uma pasmaceira o debate com os candidatos a Prefeito em Volta Redonda.Não mostraram nada interessante e nem foi um debate mesmo,foi muito fraco.

  55. VERGONHA! Tantas promessas! Tiraram os funcionarios publicos como otarios! Pensam que assim ganharao votos, ninguem acredita mais! Espero que a populacao nao se deixe levar por propostas vazias, e esses candidatos perdidos feito cegos em tiroteio. So lamento, mais quatro anos de sofrimento!

  56. Mudei meu voto (seria América Tereza) para o Samuca, me parece muito bem preparado e com disposição de fazer algo diferente!

  57. Baltazar e Samuca sem dúvidas foram os “vencedores” no debate de ontem. América muito mais preocupada em”sorrir” para as câmeras com respostas evasivas, Nelson Gonçalves se comportou como político conservador sendo simples, porém objetivo nas respostas e o senhor ZOINHO chamou atenção: primeiro por sequer cumprimentar os presentes no debate, já que ele deu início ao mesmo. E depois por prometer “Resgatar o desmatamento e combater a segurança”, me ajuda aeeeee…

  58. Nelson é o mais experiente, ficha limpa e o mais preparado para ser prefeito. Não tenho duvida vou de Nelson.

  59. Acho que todos os”experientes” ja mostraram a incompetência deles por tempo de mais, são mais do mesmo.

    Se é pra mudar, que apostemos em algo realmente novo, no caso Samuca Silva.

    Pode nos decepcionar, sim pode, mas dos outros ja sabemos que a decepção é garantida, pois é só isso que fizeram em todos esses anos.

    Então acho que vale a pena apostar em algo diferente de fato.

    Por isso aposto no Samuca!

  60. Baltazar foi um dos piores prefeitos de Volta Redonda, na educação usávamos folhas doadas da CSN, para preparar material para os alunos, isso quando nossos salários eram pagos ( por que sempre atrasava, até na mudança de prefeito, o novo pagou salários e 13º atrasados ) que comprávamos papel, matriz para essas aulas….Acabou com o esporte, cultura e lazer da cidade, e o Faps, olhem quando foi o primeiro desvio de verbas? E a merenda da época, horrível ( quando tinha)….E quando mesmo nosso salário foi desvinculado do salário mínimo??? É o povo esquece…e ainda acredita que o funcionalismo vai ser tratado a pão de ló…..

  61. Debate ruim e ensaiado. Tereza e Zoinho fracos na dicção, Baltazar e Nelson donos de boa oratória e Samuca querendo ser conhecido. Propostas repetitivas. Um exemplo: renovar a frota de ônibus (incluindo as empresas) ninguém falou nada.. Mas acessibilidade para deficientes (até em calçada)… Como criar ciclo faixas e faixas para onibus onde não tem como expandir mais as principais vias? Muito fraco os candidatos a Prefeito. Mas valeu a pena pq antes era especulação, agora, temos a certeza.

  62. Realmente ficou mais difícil escolher meu candidato após o debate . América Tereza , que vergonha ! Chamando nossos jovens de idiotas , fazendo excursões , fala sério! Dentre os analfabetos da comunidade o menos pior e com vontade de aprender é o Samuca.

  63. Na crise que está o país em geral, e ainda vamos acreditar nessa estória de implantar o PCCS?

  64. Samuca teve uma fala onde chama os empresarios de cara e depois corrigiu, no final aquele papo de suiça coisa ridicula. Mostrou que e bom de conversa mas nao tem maturidade. Volta Redonda nao e laboratorio pra experiencia. VoudeNelson.

    • Não acho, ele foi autêntico e sem rodeios. Direto ao assunto, curto e grosso. Objetivo e correto. É disso que precisamos.

    • Chega de “experiencia mesmice”. Samuca é uma alternativa diferente.

    • Nelson como ele mesmo disse teve 6 mandatos como vereador e pouco fez, se fosse dois mandatos ainda daria para dizer que excelente mas enfim, vou de Samuca o unico que esta apto ao cargo, porque de resto, queriam colocar ele pra baixo falando mandato de governo e tal cargo que exerceram, deveriam se envergonhar de nao terem feito quase nada em quanto puderam, nao é agora que faram

    • Ele disse que se o Governo aplicasse o dinheiro de forma correta, estaríamos em uma Suíça. pois la o Imposto é aplicado de forma correta e condiz com a carga tributaria.

      Você não entendeu a resposta. por isso disse “coisa ridicula”, ele só comparou os impostos com o serviço porco prestado no Brasil.

  65. NADA MUDOU. TODOS APÁTICOS E SEM APRESENTAR UMA SOLUÇÃO REAL PARA OS PROBLEMAS DA CIDADE E PARA O CUIDADO DA POPULAÇÃO. PARA MIM NADA IRÁ MUDAR. TODOS SE APRESENTARAM SUPER MAL. AINDA ACHO QUE O SAMUCA FOI O MELHOR MESMO NÃO TENDO EXPERIÊNCIA POLITICA, FOI O QUE MELHOR SE EXPRESSOU. VOLTA REDONDA NOVAMENTE VAI FICAR SEM CRESCIMENTO EM TODOS OS ÂMBITOS. QUANTO AS PROMESSAS FEITAS PARA MELHORAR O SALÁRIO DOS SERVIDORES PÚBLICOS EU JÁ VI ESSE FILME MUITAS E MUITAS VEZES. POSSO ESTAR SENDO PESSIMISTA, PORÉM, NÃO ESTOU VENDO LUZ NO FINAL DESSE TÚNEL. SERÃO 04 ANOS DE SOFRÊNCIA. APESAR QUE ESPERO MUITO QUE QUEM OCUPAR O CARGO DE PREFEITO POSSA ME SURPREENDER E ME FAZER MUDAR DE IDEIA…MAS ACHO QUE SERÁ DIFICIL.

  66. Eu vou de Nelson

    • eu ia, agora vou de SAMUCA. A irmã do Nelson é secretária do NETO, se ele ganhar o NETO continua.
      SAMUCA é mudança.

  67. Vamos errar novamente?? Meu Deus!!

    Pelo andar da carruagem e pelos comentários abaixo vamos errar novamente como fizemos REPETINDO o LULA em 2005, REPETINDO a Dilma em 2014, REPETINDO o Cabral em 2010 e REPETINDO o vice Pezão em 2014.

    Fico feliz e consolado só de lembrar que em 2014, a maioria dos eleitores de VR optaram pela Marina em 3 lugar nas pesquisas ante a Dilma e Aécio.

    Lembro tbm que em 2014 mandamos 50% dos 14 vereadores de VR para casa, mas que infelizmente elegemos os assessores dos antigos vereadores.

    Agora não podemos mais errar. Por favor!

  68. O melhor do debate fraco de ontem foi o Samuca, depois Baltazar e os outros sem comentários!!! A cidade precisa de um prefeito com ideias renovadas e não o que vimos ontem.

  69. Que falta faz candidato que CONHEÇA a Administração Pública e ENTENDA de Gestão Pública.

    A AT é uma delas. Quer levar os estudantes e jovens para fazerem turismo, como os idosos, e não sabe que o que eles precisam é de ensino de qualidade, desenvolvimento e empregos.

    Em 5 mandatos como vereadora não saber o que os jovens mais precisam é dose para leão.

  70. Que falta faz candidato que CONHEÇA a Administração Pública e ENTENDA de Gestão Pública.

    Todos os candidatos falaram ao vento. Estavam sem foco, exceto o ZOINHO que aparentemente foi o único que levou escrito as propostas e ainda as leu na íntegra. Isso é ser precavido. Parabéns ao candidato pela segurança. Infelizmente se mostrou nervoso no início, mas no final foi melhor.

    A AT parece que levou escrito as propostas, mas são tantas propostas mirabolantes que não conseguiu localizar para responder. Procurou uma vez, depois outra, e finalmente não olhou mais o papel para responder, e jogou palavras ao vento como é de praxe dela.

    Eu já havia decidido pelo ZOINHO pelas propostas viáveis e por sua experiência como vereador e deputado federal, o que o coloca na frente dos demais candidatos, e o melhor: representa a MUDANÇA por não estar envolvido com os partidos corruptos dos últimos anos, como o PT, PMDB, PP, PSDB e partidos comunistas. Além, claro, de ser ÉTICO, já que não troca de partido como se troca de roupa.

    O meu voto é ZOINHO com toda a segurança.

  71. Enquanto a candidata Isabel Fraga ficou esperneando gritando e indignada por não poder participar do debate o Samuca calado, na surdina entra com um recurso na justiça e consegue participar atrapalhando assim os planos da TV Rio Sul, isso se chama estratégia. Bora Samuca tmj.

  72. ALGUÉM CONHECE O SAMUCA É GENTE BOA?

    POR FAVOR ALGUÉM REALMENTE CONHECE O SAMUCA? PORQUE SINCERAMENTE ESTOU PENSANDO EM VOTAR NELE ESTOU FORA COM ESSES DA ANTIGA. E AI ALGUÉM CONHECE? PORQUE QUEM SABE SE AGENTE PENSAR ASSIM PELO MENOS CONSEGUIMOS MUDAR MAIS.

  73. Políticos fazem promessas que sempre incham a máquina pública. Volta Redonda não precisa de tantas obras, nem de tanto assistencialismo assim, o povo precisa é de bons empregos com bons salários, Volta Redonda precisa urgentemente atrair novas empresas e facilitar a criação de cursos profissionalizantes que não sejam apenas para atender às necessidades da C.S.N, Criando assim novas oportunidades para os jovens para que eles se qualifiquem e permaneçam em nossa cidade . PELA DESCONTINUIDADE DA MESMICE, eu votarei no SAMUCA.

  74. A PERGUNTA É? QUAL É O MENOS PIOR DOS PIORES?????????????

  75. jardel de almeida alves

    Bom dia.Este debate so reforçou a vontade de muita gente de nao votar em ninguem.sem comentarios.

  76. FELIZ ANIVERSÁRIO RODOVIA DO CONTORNO!

    Prometer é fácil, difícil mesmo é fazer a coisa andar. Esses políticos são uma vergonha, despreparados totalmente e com muitos cabritos famintos prontos para mamar por trás. O PAÍS ESTÁ EM CRISE!
    Quem assumir vai ter que tirar leite de pedra, nesse debate os mais preparados são Samuca e Baltazar!
    Vou de SAMUCA.. na minha concepção merece uma chance na prefeitura!

    Abraços e que Deus nos abençoe domingo!

  77. Se é que eu tinha alguma dúvida, agora não mais SAMUCA PREFEITO, o resto é resto!

  78. Samuca apesar de novo certamente foi o mais competente em assumir a prefeitura, pois apresentou boas propostas e coerentes. Busquei informações dele e meu voto agora será dele. A Tereza e Zoínho deu até medo. O Nelson estava acanhado, o Baltazar no debate até que não foi ruim, mas prefiro apostar na mudança

  79. Comecei a ver aquele debate ontem e nao aguentei.. fui dormir! um reme reme danado, um pior q o outro e cheguei a conclusao q o povo realmente nao sabe votar. Aquele zoinho ser deputado federal é o fim, nem falar o cara sabe, nelson e tereza sao muito fracos, pareciam q nunca tinham sido nada na politica, o baltazar acho q foi bem pela experiencia e pelas propostas. Já esse samuca, achei legal tb, o cara tem ideias e acho q tem futuro, nao ganha nessa eleicao, mas ja garantiu a de vereador na proxima, com certeza fez o nome dele!

  80. Não tenho medo do futuro,pois tudo já está delineado na política nacional. Só eles e o resto que se explodam! O menos ruim e que se portou mais lúcido e real é o Samuca. A Tereza não teve condições nem de buscar fundamentos em sua trajetória política em quatro mandatos de vereadora. Não sei como a população elege gente tão despreparada para administração pública. Um caos. Os outros são os mesmos que nos enganam com promessas, mentiras e mantem a postura da praga política, “Uma nuvem de gafanhotos que acabaram com o país.

  81. comecei a ver aquele debate ontem e nao aguentei.. fui dormir! um reme reme danado, um pior q o outro e cheguei a conclusao q o povo realmente nao sabe votar. aquele zoinho ser deputado federal é o fim, nem falar o cara sabe, nelson e tereza sao muito fracos, pareciam q nunca tinham sido nada na politica, o baltazar acho q foi bem pela experiencia e pelas propostas. ja.esse samuca, achei legal tb, o cara tem ideias e acho q tem futuro, nao ganha nessa eleicao, mas ja garantiu a de vereador na proxima, com certeza fez o nome dele!

  82. CIDADÃO VR - O Original

    América Tereza??? Que é isso gente? Não cometam essa insanidade por amor a Volta Redonda! Zoinho é o Lulinha de VR! Em todos os sentidos! Nelson Gonçalves é um bom nome. Baltazar também. Samuca mostrou que é bem preparado. Mas como sei que ele não fará frente com os outros, meu voto é no Baltazar. É pra mim a melhor opção.

    • Vota no que tem mais chances de vencer. Imagino que muitos outros pensam como vc, mas se todos fizessem o que pensam, os azarões de hoje seriam os vencedores de amanhã. O Brasil é mesmo um pais de tolos…

  83. VAMOS TIRAR A VELHARADA SANGUE SUGA…..SAMUUUUUUCA NA CABEÇA!!

  84. moderação.
    O debate pífio. Pareciam robôs repetindo oq estava escrito no script. América parecia fazer propaganda de pasta de dentes. Não apresentou nada de concreto. Zoinho disse que precisa resgatar o desmaramento. Baltazar repetiu mil vezes a palavra funcionário público. Samuca só folou que será o salvador do pátria, ou melhor, do municipio. Nelsinho resolverá tudo com consultas e diálogos. Ou seja, ninguém apresentou nada de concreto. O eleitorado mudou, espera propostas factíveis, possíveis e honestas.

  85. Vou de Samuca agora, ele é novo e gostei das propostas dele.

  86. Meu Jesus, POVO, se queremos mudança, temos que eleger que tem capacidade para isso, eu já tinha um candidato, mas depois dessa NOITE, VOU MUDAR, MEU VOTO É SAMUCA……………..
    Alias saibam que ele é do partido do senador Alvaro Dias, grande senador, cotado para ser precsdente em 2018.

  87. Um debate permite confrontar idéias antagônicas, pontos de vista e sobretudo é o momento de mostrar personalidade nos momentos de pressão. Nenhum candidato teve a capacidade de interpelar as asneiras e as fraquezas dos adversários. Todos tem teto de vidro e temeram atirar pedra. O debate foi tão fraco quanto os panfletos com as propostas. Mesmo assim o Samuca Silva se destacou com sua juventude, espírito empreendedor, objetividade, boa oratória, conhecimento técnico e carisma que são características de um bom líder. Vou de Samuca pois os demais candidatos somados tem mais de um século no poder e a cidade precisa de um administrador e não de um político profissional. Fora dinossauros.

  88. PLATÃO, O FILÓSOFO

    O debate foi ruim, com um mediador fraco, e tão ruim quantos a maioria dos candidatos. Só Baltazar e o Samuca é que convenceram; isso, apesar de Baltazar ter se empolgado no tratamento que dará ao funcionalismo, mas está valendo, é menos ruim. Porque, o resto… meu Deus! A cidade mais expressiva do sul do estado, a cidade que tem um bom destaque nacional não merece nem Zoinho, nem Tereza, nem tampouco um Nelson. Que isso!? Eles estavam totalmente perdidos; sem noção de onde estavam e o quê faziam ali. No geral, não sabem falar em público, não pensam pra falar, enfim, logo, não convencem. Eles parece não acreditar no que falam. Estranho. Numa visão crítica, meu caro, esses três candidatos estão reprovados, pós-debate. VR não merece isso, por favor! Baltazar vence no primeiro turno, mas meu voto no primeiro turno é do Samuca, com certeza.

  89. Alguém sabe aonde vejo os “melhores momentos” ou “resumo em vídeo”. não achei no youtube nem no site da tv rio sul.

  90. Fico muito triste que Volta Redonda não vai conseguir eleger um bom político para administrar esta cidade de povo trabalhador e bom. Políticos velhos idéias ridículas, ta difícil pra Volta Redonda, não apareceu único político bom pra assumir a prefeitura, América Tereza, Zoinho,Baltazar, sanguessugas políticos, tinham que sumir da política e vir gente nova com novas idéias e uma política de governo mais sérias. LAMENTÁVEL VR

  91. Péssimo debate, todos perderam a chance de ganhar o voto dos indecisos. Todos mal preparados e sem condições de serem nem síndico de condomínio. Realmente VR está emburrecendo.

  92. Sumaca entrou no debate por força de uma liminar….valeu a pena ….ganhou meu voto.

  93. Que debate fraco ! propostas mirabolantes e nada !

  94. O debate mostrou que o Samica tem proposta e o Baltazar sempre teve uma fala muito boa porém já teve sua chance em cargos de deputado, vereador e prefeito e o que ele fez? Algumas coisas quase nada nos ultimos anos. Vou de Samuca e espero que ele vá para segundo turno.

  95. Obrigado, Tereza! Você me tirou uma dúvida: agora sei que não voto em você.

  96. O debate mostrou o mais preparado. Nelson Gonçalves!

  97. ELES TRAVARAM não ouve nenhum confronto saudável, embates dinâmicos CITAÇÃO dos crimes eleitorais da candidata.. Intervenções como nos EUA..alguns são uma vergonha, podem servir de chacota em cidades da região uma é mulher e o outro coitado… como pode uma cidade moderna, com muitas faculdades, não haver renovação e se colocar gente mais instruída e preparada…alguns são uma vergonha, podem servir de chacota em cidades da região uma é mulher e o outro coitado… como pode uma cidade moderna, com muitas faculdades, não haver renovação e se colocar gente mais instruída e preparada

    • Em questão as intervenções eram proibidas, tbm acho que faltou um pouco de embate saudavel mais um embate. Em relação a instrução o unico com tal é o Samuca

    • Baltazar e Nelson são médicos. A AT é advogada. O Zoinho é metalúrgico. Como os candidatos não tem instrução?

      Instrução nem o Samuca tem porque repete a todo instante que é Gestor Público no lugar de Contador, como ele mesmo afirma na sua página no facebook por ocasião do Dia do Contador.

      Será que o candidato acha que a Gestão Pública é hobe, é diversão?

    • Eta Povinho, o curso de ciências contábeis, assim como economia, publicidade, marketing e propaganda, possuem ênfase em administração, não faça papel de imbecil!… Ademais, presumo que Samuca seja servidor da área administrativa, então um pingo é letra…

  98. Realmente não houve debate. O que houve foi campanha politica.

  99. Eles não tem o hábito de aparecer diante das câmeras, ficam nervosos, eles não possuem propaganda eleitoral por vídeo para TV, algo mais profissional, e por Volta Redonda ainda não possuir em 2016 ainda, NENHUM canal de TV próprio infelizmente,isto depois dos municípios vizinhos o já possuir a 20, 30 anos! Temos que nos mobilizar-nos para mudar esta situação também… ou boicote as referidas emissoras que NÃO PRESTAM O SERVIÇO A POPULAÇÃO DE VR como deveriam, apesar de nadar em propagandas da cidade do aço, transbordam anúncios do município mais potente da região, ainda, queiram ou não!

  100. Estava em dúvida após o debate consegui decidir… O Samuca é mais preparado e o que transmitiu mais confiança. . É o único voto de mudança para a cidade !!!

  101. Que debate pífiol. Pareciam robôs repetindo oq estava escrito no script. América parecia fazer propaganda de pasta de dentes. Não apresentou nada de concreto. Zoinho disse que precisa resgatar o desmaramento. Baltazar repetiu mil vezes a palavra funcionário público em todas as respostas. Samuca só sabe falar que sera o salvador do municipio. E Nelsinho que fará tudo que a cidade precisa através de consultas e diálogos com a população. Ou seja, ninguém apresentou nada de concreto. O eitorado mudou mas os políticos continuam no século XIX.

  102. Minha opinião é Samuca,mesmo novo agiu com firmeza nas respostas e lutou para participar do debate,conseguiu e mesmo no meio de cobras se saiu muito bem tem meu voto,voto de oportunidade de mudança.

  103. Sou empresário e vou votar naquele que pavimentar novamente a avenida Amaral Peixoto que no governo do Neto foi a obra mais sem noção feita em VR, não sei pra que gastaram milhões naquela obra ridícula, colocando painéis luminosos e esquecendo de colocar um asfalto decente, tampas de rede de esgoto desniveladas, aliás não sei pra que tantas tampas uma ao lado da outra, todas faltando manutenção assim causando risco de acidentes e prejuízos para motoristas e lojistas, era pra ser A OBRA por ser um centro comercial mas não, está uma coisa horrível, alô prefeitura, vamos trabalhar e não fazer os famosos “cala boca” … Tá feio, tá ridículo!

    • Estou de acordo com que o Gringo falou Gastaram milhões da amaral peixoto para nada. Aquelas tampas de bueiros tudo foram do nível. Será que a obra não tinha engenheiro para olhar?

    • Se eu fosse você, eu votaria em quem colocasse ar condicionado na sua empresa toda e uma piscina no terraço para os empregados fazerem churrasco no final do ano.

  104. PROMETER EXCURSÃO??? QUE ISSO!!

    AMERICA TEREZA PROMETER EXCURSÃO PARA CONHECER O MUSEU NO RIO!!! QUE VERGONHA.
    O QUE ELA ACHA DA POPULAÇÃO HEIN??
    IMPENSÁVEL UMA PROPOSTA DESSA NUM MOMENTO QUE O PAÍS VIVE UM CLIMA POLITIZADO COM TODOS OS ACONTECIMENTOS ATUAIS NA POLÍTICA NACIONAL. É CHAMAR A POPULAÇÃO DE TOLA.
    ESSA PRA MIM A PARTE MAIS MARCANTE E DEPRIMENTE DO DEBATE.
    MUITO RUIM O NÍVEL DE TODOS, MAS PROMETER EXCURSÃO FOI DEMAIS.

  105. TRISTE CONSTATAÇÃO

    Triste constatar que os 4 candidatos, políticos velhacos, América Tereza, Zoinho, Baltazar e Nelson Gonçalves, estão querendo se eleger para administrar a cidade para os funcionários públicos, prioritariamente, a ponto de Baltazar dizer que eles serão tratados à Pão de Ló. Um absurdo.
    Eu iria votar “nulo”, mas vou mudar para ver se livramos VR desse bando de políticos viciados e sem nenhuma condição de administrar qualquer coisa. Vou votar no candidato que Nelson Gonçalves e Baltazar sentiram que pode incomodar, quando tentaram desqualificá-lo, dizendo que para administrar VR tem que ter “experiência” política. Que experiência? Essa que desde 1993 estagnou nossa cidade?

    • Concordo. Esses 4 tiveram muitas oportunidades de fazer algo enquanto deputados, vereadores e nada fizeram.
      O Nelson chegou até falar em usar o escritório central. Esqueceram de falar para ele que o prédio não é da prefeitura. Falaram muito sobre gastar dinheiro, e foi justamente quem eles estavam tentando desqualificar que falou sobre controlar os gastos, otimizar despesas e depois gastar naquilo que traz retorno. O que qualquer bom administrador deveria saber.

    • Otimo resposta, claramente não Nelson e Baltazar, como os outros candidatos tambem estavam recioso em relação ao Samuca, que por sinal estava muito bem preparado eu ainda estava com duvida, mas com esse debate confirmo meu voto nele

  106. A América Tereza estudou na Dilma’s Debats School.

  107. baltazar e samuca sao os caras do debate, tereza tá iludida em ser prefeita, prometendo um monte de coisa que estao sem fazer a 20 anos de mandato do atual, zoinho quer fazer viaduto kkkkkkkkk, nelson quer almentar numero de cameras de segurança ou seja nem sabe o que quer kkkkkk, quer fazer mais creches se ele mesmo apoia pra nao pagar direito os professores sem contar que tem creche que nem foi inaugurada por falta de educadores.

  108. NUNCA VI ESSE SAMUCA NA MINHA VIDA, MAS VOU VOTAR NELE, PORQUE OS OUTROS .. CARAMBA.. QUE ISSO??

  109. BRINCADEIRA!
    BALTAZAR O FUTURO PREFEITO.
    E O PCCS DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS?KOKOKOKOKOKOKOKOKOKOKOKOKOKO
    keikeikeikeikeikeikeikeikeikeikeikeikeikeikeikeikeikeikeikeikeikkeikeikeikeikeikeikeikeikeikeikeikeikeikeikeikeikeikeik
    A FEDERAL VAI TE PEGAR!!

  110. Tereza estava com medo de falar ou não sabia como falar? Nelsinho tava todo apático sem segurança e nem confiança. Mas Tereza é a Dilma do brejo.

  111. COITADA DE VR.. ESTAMOS MAL..MUITO MAL.

    AMERICA TEREZA QUANDO CHEGAR EM CASA E ASSISTIR A GRAVAÇÃO VAI FICAR COM VERGONHA. NÃO É POSSÍVEL QUE NÃO FIQUE. QUE ISSO????
    E O ZOINHO COITADO……….. DEIXA PRA LÁ.

  112. Meu candidato é o Samuca! De todos os candidatos é o que parece mais competente para o cargo de prefeito é ele… O restante vai manter a mesma ladainha de sempre, candidatos manjados que ninguém aguenta mais ver nem ouvir.

    • Realmente. Não entendo como esses outros candidatos que já foram deputados, vereadores etc nunca fizeram nada nos anos dourados da economia e agora na crise estão prometendo tudo. E o pior, tudo que gasta dinheiro, não falam onde vão buscar o dinheiro, só falam que vão gastar. Dizem que existem desvios de dinheiro. Então porque eles como vereadores e deputados, que têm a obrigação de fiscalizar, não fazem nada? Conversa fiada.

  113. Fiquei envergonhado. Não é possível a América e o Zoinho serem tão despreparados. Chega a ser bizonho, patético.
    Nada de concreto, de real. Ridículo.
    O pior é que os outros não sabem aproveitar essas fraquezas, porque também são fracos.
    Quando a América fala que vai fazer excursão para Parati, ninguém levanta e diz que não é isso que a cidade precisa. Ninguem rebate dizendo que para uma pessoa que está neste momento no corredor de um hospital, ou aguardando meses por uma cirurgia, que não é isso que ela quer ouvir. LAMENTÁVEL.

  114. Lucidez e preparo só Baltazar. Pobre Tereza fez papel de Zoinho em 2012.

    • Baltazar tem apoio do PT, provavelmente está usando dinheiro na campanha sabe de onde? Ou sabemos e não queremos acreditar. Ontem também escutei um carro de som em que o NETO pede voto para Baltazar. Que nível chegamos. Mudança que vejo, somente com SAMUCA.

  115. Só uma frase resume: Apenas mais do mesmo! surpreendente o menos pior na minha humilde opinião foi o candidato com menos holofote…o Samuca, o zoinho levou um livrinho pra colar que nem se deu ao trabalho de decorar, America e a Marta Suplicy carioca…Baltazar o Maluf …., Volta Redonda esta bem servida viu!! Domingo vote Nulo e não seja responsável por 4 anos de mais do mesmo!

    • Votar Nulo é ser responsavel, concordo com a questão do Samuca que com menos visibilidade se mostrou preparado no pouco que apareceu

  116. O que a falta de bons assessores fez, com a América Tereza, O Baltazar perguntou como ela vai fazer com o incentivo fiscal do ICMS, se o imposto é de competência estadual e ela não soube responder. Porém ele também falou uma grande asneira. Isso tudo é falta de profissionais qualificados para orientação.

    • É o que sempre digo aqui: nenhum dos 7 candidatos está apto para a Gestão Pública.

      A AT quase se enrolou. Percebi que ela se lembrou da confusão quando demonstrou não saber a diferença entre Bilhete Único X Tarifa Única

    • O mais preparado é o Samuca pelo que vi ontem

  117. Gente os caras estão ai agora e só a gente decidir no menos pior

  118. Escolheram o funcionalismo como assunto, falta total de argumentos, repetitivamente falaram sobre funcionalismo, nada mais interessa nesse momento apenas o funcionalismo ou seus votos, é lamentável o baixo nível de capacidade demonstrado pelos candidatos, o debate serviu sim para minha escolha, mais por simpatia que pela capacidade, também por ser uma pessoa conhecidamente correta, é lamentável ter de estender tapete vermelho e tratar à pão de ló para um funcionário exercer sua função, eu me envergonharia.

  119. O debate mostrou um fato: América Tereza e Zoinho não possuem preparo para serem prefeitos… Nelson Gonçalves foi apático e evasivo… Baltazar e Samuca, este apesar de ter falado pouco, foram os que apresentaram propostas mais lúcidas e factíveis…

    • Al Fatah, acho que você já estava dormindo e acordou de repente na fala do Baltazar e Samuca para dizer que eles falaram pouco. rsrsrs

    • Eu disse “este” obviamente me referindo à ultima pessoa citada. Samuca teve menos oportunidades que os demais… Fica esperto, Eta Povinho!…

  120. Definitivamente, não vi nenhuma proposta concreta, não houve debate de ideias, cheguei a triste conclusão que nossos candidatos são extremamente fracos… Não tenho em quem votar, além do medo em que o futuro nos reserva!!!

    • Na minha percepção alguns nao quiseram confrontar por estarem com o rabo preso e ter telhado de vidro, parecia um pacto de silencio, e o Samuca que tem menos visibilidade usou o debate para mostrar sua ideias

  121. Esse anos todos de experiência de Baltazar, Nelson, América Tereza e Zoinho não resolveram até hoje a Rodovia do Contorno, o Hospital Regional.
    Me desculpa não basta ter experiência política de não tem a vontade de fazer?
    Afinal para que existe Faculdade de Gestão Pública de esses políticos garagem que o que eles fizeram até hoje é e sempre será a forma correta de fazer?
    Não sabem nem o que é gestão pública, tão pouco o que é uma política pública.
    Antes de serem candidatos deveriam voltar para a Escola.

  122. Gente a Tereza quer dar viagem pra jovem, e ainda disse que a saúde está boa! Vai cumprir todos as propostas sério mesmo? O Zoinho vai ler tudo que ta no papel? Alguém vai votar nesses dois candidatos?

  123. Está difícil de escolher….. Quem ganhar vai ser 4 anos de sofrimento…

  124. Perguntar sobre a educação pro Nelson e sobre corrupção. pro Zoinho é brincadeira!

  125. Infelizmente o debate não é mais cedo para dar oportunidade a todos de ver o perfil dos candidatos.
    Realmente poucos sabem elaborar perguntas e tão pouco responder.
    Precisamos de gestores e não políticos.

    • Aparecida, o cargo sempre foi, é, e continuará sendo político na democracia. Mas a política necessariamente precisa estar alinhada a gestão técnica. Não adianta eleger um médico ou advogado ou professor político que NADA conhece da Administração Pública e NADA entende de Gestão Pública.

      Aqui um detalhe: O Samuca voltou a dizer que ele é Gestor Público. No dia do contador ele mesmo afirmou em sua página no facebook que é um contador por profissão.

      Será que o candidato está pensando que Gestão Publica é hobe, é diversão?

    • Concordo Aprecida, alguns candidatos atacaram o Samuca falando que ele nao tem experiencia de governo, quando na verdade os que dizem ter pouco fizeram pela cidade, muitos que se dizem ficha limpa, so usam isso por ter o rabo preso e querem afastar as duvidas dos eleitores querendo “provar” como sao “honestos”. Crio que seja melhor da um voto de confiança em quem ainda vai entrar do que ter certeza de quem os que tveram oportunidades antes nada fizeram e não é agora que farão

  126. Alguém já viu as propostas mirabolantes da América Tereza? E ela diz que VAI CUMPRIR todas. O que o Neto em 20 anos não fez ela VAI CUMPRIR todas em 04 anos.

  127. Aquilo é debate ou apresentação de propostas que muitos já sabem?

    Há décadas que não veja isso para decidir o meu voto. Nada mudou.

  128. Tiaõziznho do açougue

    A tal da America Tereza está prometendo viagem..
    é chamar o povo de burro. não é viagem, de excursão que a cidade precisa.
    O Zoinho só lê o que escreveram para ele .

  129. Começaram mal, funcionário público não vive de favor, vive de salário igual a todos os trabalhadores, tem direitos e deveres, estão prometendo o politicamente correto para angariar votos, movem a máquina pública conforme os funcionários das empresas as movem por salário, qualquer trabalhador não satisfeito pode mudar de emprego.

Untitled Document