quarta-feira, 13 de novembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Cantor Silva apresenta show do álbum ‘Brasileiro’ no Sesc Barra Mansa

Cantor Silva apresenta show do álbum ‘Brasileiro’ no Sesc Barra Mansa

Matéria publicada em 1 de maio de 2019, 10:00 horas

 


Repertório traz canções do seu mais recente trabalho, que enaltece a brasilidade e têm como referências o antropólogo Darcy Ribeiro, a MPB clássica e os hits nacionais dos anos 90 – Foto Breno Galtier

O cantor Silva apresenta neste sábado (01), às 20h, no Sesc Barra Mansa, o show do seu mais recente álbum, “Brasileiro”, lançado ano passado. O espetáculo terá a participação de Illy, cantora baiana tida como revelação da MPB e com quem o músico gravou o single “Nós Dois Aqui”.
Lançado pelo selo Slap, da Som Livre, “Brasileiro” traz 13 canções inéditas, quase todas autorais, sendo composições exclusivamente suas e outras em parceria com seu irmão Lucas Silva, o ex-Titãs Arnaldo Antunes e o membro do Clube da Esquina Ronaldo Bastos. “Prova dos Nove”, de Dé Santos, é a única não-autoral do álbum.
Neste novo CD, Silva exalta a brasilidade, aspecto artístico que vem se salientando em seu trabalho desde que mergulhou na obra de Marisa Monte para gravar o álbum “Silva canta Marisa” (2016). A forma como Marisa lida, desde o início de sua carreira, com a tradição da música brasileira, sem abrir mão de se afirmar em seu tempo e de dialogar com o pop/popular, inspirou Silva a olhar com mais atenção para o chão de onde veio (“Sou pedaço desse chão”, canta ele na canção “Caju”) – uma mudança em relação ao primeiro EP, de 2011, em que expressava sua bagagem mais “gringa”.
Para a elaboração do álbum – o quinto de estúdio –, se alimentou de referências que vão de “O povo brasileiro”, livro do antropólogo Darcy Ribeiro, à MPB clássica, com destaque para João Gilberto, cujos discos ouvia em casa. Não faltam também na sua formação sucessos radiofônicos dos anos 90, como o axé cadenciado do início dos anos 1990 – de Daniela Mercury, Banda Mel e Cheiro de Amor, familiar ao universo praieiro de seu Espírito Santo –, o pagode romântico de Só Pra Contrariar e Raça Negra, além dos hits de Adriana Calcanhoto, Marina Lima e Marisa Monte.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document