
Dom Paulo já passou pelas Dioceses de Valença, Nova Iguaçu, Rio, São Carlos(SP) e Brasília (Foto: Divulgação/Vaticano)
Sul Fluminense – Sete cardeais brasileiros vão participar da votação que vai definir o novo Sumo Pontífice, em substituição a Francisco, falecido nesta segunda-feira (21). E um deles é nascido no sul fluminense. Dom Paulo Cezar Costa é de Valença e atualmente atua como arcebispo de Brasília. Ele tem 57 anos e foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em maio de 2022.
“Foi um grande Papa. Guiou a Igreja por 12 anos. Um pontificado que tratou dos grandes temas do mundo. Dá um sentimento de orfandade”, declarou Dom Paulo Cezar nas redes sociais da Arquidiocese de Brasília, após a morte de Francisco.
Além dele, os outros seis brasileiros que vão votar na eleição do novo líder da Igreja Católica são: João Braz de Aviz; Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro; Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus; Dom Jaime Spengler, presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Porto Alegre; o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer; e Dom Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador.
A escolha do novo Papa, no entanto, ainda não tem data marcada. Antes, é preciso completar todo o rito de passagem de Francisco. Dos 252 cardeais, apenas 135 estão aptos a votarem, por terem menos de 80 anos.