>
sábado, 13 de agosto de 2022 - 14:55 h

TEMPO REAL

 

Capa / Polícia / Carreta bitrem irregular é flagrada em trecho da Dutra em Floriano

Carreta bitrem irregular é flagrada em trecho da Dutra em Floriano

Matéria publicada em 8 de junho de 2022, 17:05 horas

 


A carreta foi abordada pela PRF em Floriano porque estava colocando em risco a segurança no trânsito.  – Foto: Divulgação PRF.

Barra Mansa- Na tarde de ontem, dia 7, policiais do Grupo de Fiscalização de Trânsito e Transporte – GFT abordaram no km 287 da Dutra, no posto da PRF de Floriano, uma carreta bitrem trafegando de forma irregular e que estava colocando em risco a segurança no trânsito.

De acordo com os agentes, a carreta abordada era uma combinação de veículos de carga( CVC), conjunto formado por três veículos: um cavalo trator e dois semirreboques, com comprimento total de 30 metros. Segundo os agentes, este tipo de combinação de veículos (bitrem), para estar em circulação, necessita de uma autorização especial de trânsito(AET), pois o Código de Trânsito Brasileiro só permite circular sem autorização veículos com no máximo 19,80 metros de comprimento.

Porém no caso deste veículo, os policiais rodoviários disseram que ele transportava dois contêineres, tipo de carga que devido ao risco potencial de acidentes graves, exige uma fixação específica do contêiner à carroceria do veículo.

De acordo com a PRF,essa fixação é feita através de quatro pinos metálicos conhecidos como DIFs, um em cada extremidade do contêiner o que garante o correto travamento da carga.

Ocorre que durante a fiscalização os policiais notaram que diversos desses DIFs apresentavam danos ou folgas e que alguns deles nem sequer estavam acoplados. Além disso, os agentes também observaram que o veículo não possuía a autorização especial de trânsito necessária e também transitava com excesso de peso de 13 toneladas.

Diante das infrações constatadas e do alto potencial de acidente grave o veículo fiscalizado foi retido para regularização além de ser autuado pelas infrações dos artigos do 231 IV, 231 V e 230 IX CTB, respectivamente transitar com  dimensões excedentes  sem AET, transitar com excesso de peso e transitar com equipamento obrigatório ineficiente.

Com o objetivo de levar aos condutores informações relevantes e também levá-los a reflexão das atitudes comportamentais no trânsito, a PRF tem intensificado as fiscalizações com foco no aumento da segurança viária, bem como intensificado as ações de educação para o trânsito.

 

 

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document