Casa Civil vai editar nova MP e garante privilégio a Moreira

by Diário do Vale
Moreira Franco é um dos mais próximos aliados de Michel Temer

Moreira Franco é um dos mais próximos aliados de Michel Temer

Brasília – O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, disse nesta quarta-feira (31) que o governo “não tem nenhuma preocupação” em relação à Medida Provisória n° 768, que conferiu status de ministério à pasta e garantiu a ele a prerrogativa de foro privilegiado.

A MP, editada em 2 de fevereiro, perde a validade nesta sexta-feira (2). Todavia, a Casa Civil já confirmou que irá publicar amanhã uma nova medida que vai “reestruturar ministérios”, sem detalhar o conteúdo da proposta.

“Do ponto de vista pessoal, eu jamais pensei em ser ministro para ter foro privilegiado. Eu fui governador, deputado federal, o que me permite dizer que esse problema não me atinge”, disse o ministro após participar do Fórum de Investimentos Brasil 2017, que ocorreu em São Paulo. Ele discutiu propostas para a área de infraestrutura.

Com o foro privilegiado, ministros, senadores e deputados só podem ser investigados com o aval do Supremo Tribunal Federal (STF). Moreira Franco é citado na delação premiada do ex-vice-presidente de Relações Institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho, que o acusou de ter recebido dinheiro para defender os interesses da empreiteira. Ele nega as acusações. Em abril, o ministro do STF Edson Fachin autorizou a abertura inquérito para investigá-lo.

Sobre a possibilidade de restringir o foro privilegiado aos chefes dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, Moreira disse ser favorável. “Existe um projeto que está para ser votado. Acho que ele tende a ser aprovado e teríamos o fim do foro para todo mundo, o que é positivo”, apontou. O tema é objeto de projetos no Congresso Nacional e está em debate no plenário do STF.

Parcerias

Durante o evento na capital paulista, Moreira Franco destacou o papel das Parcerias Público-Privadas (PPP) no restabelecimento da confiança do governo com o setor empresarial. “Isso tem se manifestado no sucesso dos leilões, não só para os investidores internos que estão aqui e ampliando a sua presença, mas como também daqueles que vêm de fora”, avaliou. Ele citou, como um caso de sucesso, os leilões de aeroportos e do setor de energia.

Questionado sobre as preocupações do setor com o marco regulatório no país, tendo em vista a situação de empresas investigadas na Operação Lava Jato, o ministro apontou que “a governança correta depende da correção com que essas relações se dão”. Ele avaliou como positivo o fato de que as instituições continuem funcionando normalmente.

“Isso é um ativo importante que mostra a solidez das nossas instituições e o esforço da sociedade brasileira por intermédio de órgãos que têm atribuição definida na Constituição e vêm trabalhando para que nós possamos ter empresas que sejam capazes, governos que sejam eficazes, estrutura política partidária que tenha o espírito público e nós possamos todos praticar as coisas de maneira correta e bem-feita”, declarou.

You may also like

4 comments

Capitalista com TIM de cartão 1 de junho de 2017, 10:44h - 10:44

Aê, coxinhas/trouxinhas/escondidinhos. Fala a verdade, tá melhorando, né não? “Primeiro nóis tira a Dilma e depois… aguenta quieto no forévis”.

Mônica abranches Werneck 31 de maio de 2017, 23:34h - 23:34

Exmo. Sr. MOREIRA FRANCO,
HÁ ANOS, SEI QUE O SENHOR ESTÁ DENTRO DA LAVA JATO! ESPERO QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA!!! CORJA DE CORRUPTOS!! MEU QUERIDO PAÍS, MEU BRASIL, PODERIA SER PRIMEIRO MUNDO NESSE PLANETA!!!! SINTO MUITO POR MEUS NETOS!!!! QUERIA PODER VÊ-LOS EM UM FUTURO MAIS PROMISSOR… LÁSTIMA!!!!! ACORDEM, SEUS COVARDES!!!! SEUS FILHOS, NETOS E TODA A POPULAÇÃO BRASILEIRA ESPERA QUE SEJAMOS DIGNOS DE UMA VIDA DECENTE, PLENA, FELIZ… DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE TODOS NÓS!!!!! AMÉM!!!!!

Robson 31 de maio de 2017, 22:39h - 22:39

É uma absurdo que nossa política passa, privilégio atrás de privilégio!

Romildo-Tricolor 31 de maio de 2017, 19:07h - 19:07

Nojooooo .. vem logo 2018 ……..

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996