País – A Casa da Cultura de Paraty anunciou nesta quinta-feira (9) que a segunda quinzena de janeiro está repleta de atividades na Casa da Cultura de Paraty, todas gratuitas. Entre os cursos, o ‘Laboratório de Artes e Tecnologias’ destaca temas inovadores como ‘Bom de Trato’ (14 e 15 de janeiro), que ensina edição e tratamento de fotografias, e ‘Cinema de Gambiarra’ (16 e 17), proposta que explora a criatividade e a sustentabilidade na produção audiovisual. Já o curso ‘Viraliza!’ (23 e 24) ensina táticas para fazer conteúdos bombarem nas redes sociais, enquanto o ‘Estúdio em Casa’ (28 e 20) mostra como as batidas do Funk carioca e do Tecnobrega podem ser criadas dentro de um quarto.
A programação também prevê a realização de oficinas, como a ‘Oficina Clown e Circo” (13 a 20), com o artista Boris Ribas, que oferece uma imersão no mundo da palhaçaria, enquanto a ‘Oficina de Bordado em Fotografia’ (14 a 16), com Aline Bagre, une arte têxtil e fotografia, resultando em intervenções manuais únicas. Para os amantes do movimento, a ‘Oficina Movimento Sensorial’ (21 a 23), ministrada por Maíra Leme, conecta corpo e mente, e a ‘Oficina Fluência Liberada’ (24 e 25), com Joana Mota, explora a expressividade corporal a partir da Análise do Movimento Laban.
Encerrando a programação, a ‘Oficina de Discotecagem e Sonorização’ (27 a 31), com Zayin Zamba, convida os participantes a mergulharem no universo dos DJs, aprendendo técnicas e explorando o papel cultural da música. E para celebrar, o espetáculo circense ‘El Bobas’ (31 de janeiro), com humor, equilíbrio e música, promete arrancar risadas e encantar o público no encerramento do mês.
As vagas são limitadas e algumas atividades já estão com a cota de alunos completa, mas algumas ainda têm vagas. As inscrições, inicialmente abertas até 5 de janeiro, foram prorrogadas até 17 janeiro e podem ser feitas pelo site da Casa (casadaculturaparty.org). Mais informações nas redes sociais oficiais (@casadaculturaparaty).