
Foto: Divulgação
Paraty – A Casa da Cultura de Paraty divulgou sua programação para 2025, tendo o mar como tema central, destacando a biodiversidade e os saberes caiçaras. Durante o ano, também acontecerá a inauguração da Casa das Artes de Paraty, oferecendo cursos de formação artística, aulas de música, sessões de yoga e expedições culturais, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale.
O mar e sua biodiversidade inspiram as atividades propostas, abordando a pesca artesanal, a riqueza marinha da região e os conhecimentos tradicionais caiçaras. A programação também inclui atuação em territórios além do Centro Histórico.
“Neste 2025, a Casa vai ampliar sua atuação e seu olhar para os territórios de Paraty. Queremos enfatizar, valorizar e ressaltar os saberes e os fazeres tradicionais, assim como a forma de viver dessas comunidades, o que cada uma tem de excepcional”, diz a diretora Executiva da Casa da Cultura de Paraty, Cristina Maseda.
“Nosso objetivo é trazer essa delicadeza e sensibilidade para a Casa da Cultura. Desejamos aproximar os visitantes e moradores desses territórios tão ricos e trazê-los também para dentro da programação”, disse ela.
Destaques da programação
Entre as exposições confirmadas, está a celebração dos 50 anos de produção artística de Dalcir Ramiro, pioneiro da cerâmica em Paraty, reconhecido internacionalmente. No segundo semestre, a partir de julho, haverá uma exposição dedicada às bordadeiras da Praia do Sono, destacando a tradição manual e a memória afetiva das mulheres caiçaras, que transformam suas vivências em bordados narrativos.
A novidade será a inauguração da Casa das Artes de Paraty, um espaço voltado à formação e experimentação artística, sob a coordenação da artista plástica Renata Rosa. O núcleo oferecerá cursos, laboratórios e oficinas com artistas convidados, incluindo um curso de História da Arte, que conectará o contexto histórico de Paraty à arte brasileira e mundial. A literatura também terá espaço com cursos de escrita criativa e um Clube de Leitura.
A Casa da Música de Paraty amplia seus cursos, com foco em instrumentos de metal e na formação de grupos juvenis. A Orquestra da Escola Pequenina Calixto, composta por 60 crianças e adolescentes, continuará recebendo apoio para seus ensaios e apresentações.
Atividades culturais e educativas
A programação de 2025 também contará com uma variedade de atividades culturais e educativas. As sessões de yoga acontecerão mensalmente, aos sábados pela manhã, nos meses de março, abril e maio. Expedições culturais mensais buscarão fortalecer o diálogo entre os moradores e as atrações turísticas da cidade.
O programa “Inspirar para o Futuro” terá novas edições, focadas na formação profissional da juventude local. Já a Mostra Biodiversidade em Audiovisual promoverá cinco encontros ao longo do ano, exibindo curta-metragens e promovendo debates sobre preservação ambiental. A Mostra, em parceria com o Instituto-E e com o apoio da Prefeitura de Paraty, acontece no Cinema da Praça, com sessões em janeiro, fevereiro, março, abril e julho.

Foto: Divulgação