Casa de Cultura Poeta brasil dos Reis em festa

by Diário do Vale

Atividades oferecidas na comemoração serão todas gratuitas; Atrações começam a partir das 10h – Foto Wagner Gusmão

Neste sábado (25), a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis completa 33 anos de atuação. Para celebrar a data uma programação especial foi preparada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio.

O evento será realizado a partir das 10h e haverá exposições, apresentações de teatro, música e dança, além do tradicional corte do bolo. Enquanto as manifestações culturais estiveram acontecendo na Rua do Comércio, que será parcialmente fechada para o tráfego de veículos, no segundo piso será realizada uma exposição de artesanato, com produtos confeccionados pelos alunos do curso de tricô, crochê e bordado mantidos pela Prefeitura de Angra.

Entre as atrações oferecidas aos moradores e turistas que estiverem de passagem pela cidade, a grande novidade fica por conta de uma exposição, com a participação de vários artesãos, também na Rua do Comércio. No primeiro piso continua aberta à visitação a mostra “Um Olhar sobre Angra”, da artista plástica Alda de Assis.

 

 

A Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis

Fundada no dia 25 de agosto de 1985, foi a primeira Casa de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Recebeu esse nome em homenagem ao poeta Brasil dos Reis e funciona em um sobrado de 1824. Foi fruto da luta do movimento cultural da cidade, liderado por artistas do grupo teatral Revolucena, com o apoio da população local, que reuniu muitas assinaturas, para evitar a demolição do casarão, que foi tombado, assim como outros patrimônios históricos do município. João Luiz Gibrail Rocha, então prefeito à época, decretou a desapropriação do prédio, cedendo-o para a criação de uma casa de cultura, por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Prefeitura.

Benedito Angrense Brasil dos Reis Vargas ou simplesmente Brasil dos Reis, nasceu em 4 de maio de 1895 e morreu na Santa Casa de Misericórdia, em 22 de abril de 1975. É considerado um dos maiores poetas do Estado do Rio, autodidata, conseguiu por esforço próprio uma invejável cultura literária. Aos 11 anos de idade já fazia versos e escrevia pequenos jornais manuscritos. Além, de poeta, Brasil dos Reis era também jornalista e historiador.

 

 

Programação:

O evento tem início às 10h com Exposições; apresentação do projeto Musicalizando, com alunos do Frade e Belém; apresentação da equipe JB Kid – Karatê crianças e de músicos participantes do projeto Sarau in casa.

A partir das 14h acontece apresentação do grupo de dança Arte Fênix; performance teatral; dança com o grupo da terceira idade dos Cras; apresentação de dança com Jhonny; e música voz e violão.

O evento se encaminha para finalizar com música ao vivo com Bruno Peres e uma cerimônia para o corte do bolo, a partir das 18h.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996