Casos de gripe aumentam no inverno e vacinação é essencial

Estado já aplicou mais de 2,3 milhões de doses desde abril

by adrielly ribeiro

Foto: Divulgação – Governo do Estado

Estado do Rio – O inverno começou oficialmente no dia 20 de junho, trazendo as condições típicas da estação que favorecem o surgimento de doenças respiratórias. A combinação entre ar mais seco, mudanças bruscas de temperatura e maior permanência em ambientes fechados cria um cenário propício para o aumento de casos de gripe, rinite, sinusite, asma, bronquite crônica e até pneumonias.

Entre julho e setembro, o país entra no período de maior circulação do vírus influenza, causador da gripe, o que representa um risco adicional, especialmente para pessoas com doenças crônicas. A poluição do ar, que tende a se intensificar durante o inverno, agrava ainda mais esse cenário.

“O inverno é a estação com maior número de casos de gripe, e a vacinação é uma ferramenta fundamental para evitar complicações e mortes. O imunizante está disponível gratuitamente em postos de saúde de todo o estado”, destaca Mário Sérgio Ribeiro, subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da SES.

A campanha de vacinação contra a gripe no estado começou no dia 2 de abril, com a meta de imunizar cerca de 4,4 milhões de pessoas pertencentes aos grupos prioritários. Até o momento, aproximadamente 2,3 milhões de doses foram aplicadas, sendo mais de um milhão destinadas ao público mais vulnerável a formas graves da doença.

O público-alvo da vacinação inclui crianças de seis meses a menores de 6 anos (até 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua. Também integram os grupos prioritários profissionais da saúde, professores de todos os níveis de ensino, integrantes das Forças Armadas, forças de segurança e salvamento, além de caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuário, funcionários dos Correios, pessoas privadas de liberdade, adolescentes sob medidas socioeducativas e os servidores que atuam no sistema prisional.

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57 – Vila Mury – Volta Redonda – RJ – Cep 27281-670
Jornalismo (24) 99926-5051 | Comercial (24) 99974-0101 | Diário Delas
(24) 99208-6681
Image partner > depositphotos

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996