sábado, 7 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / CCR NovaDutra inicia campanha sobre o uso correto do acostamento

CCR NovaDutra inicia campanha sobre o uso correto do acostamento

Matéria publicada em 12 de novembro de 2019, 09:20 horas

 


Medida quer evitar o aumento de acidentes nas estradas no período do fim de ano

Sul Fluminense – A CCR NovaDutra iniciou uma campanha para orientar condutores a usar o acostamento apenas para emergência. A campanha “Dirija com Responsa” está sendo divulgada neste mês através da distribuição de folhetos, nas praças de pedágios da Via Dutra.

O objetivo da campanha, que será em duas etapas, é conscientizar os motoristas sobre o uso correto do acostamento.

A primeira etapa, que já foi iniciada, abrange a divulgação de mensagens educativas nos painéis de mensagens variáveis (PMVs), além de dicas de seguranças, que são dadas na programação da CCRFM 107,5 no rádio.

A segunda etapa, que é a distribuição de folhetos, explica como o condutor deve agir se precisar de utilizar o acostamento, além de outras dicas de seguranças.

Segundos dados da CCR Nova Dutra, de janeiro até setembro deste ano, foram registrados 651 acidentes relacionados à parada no acostamento e registrados oito atropelamentos.

Comparado ao mesmo período de 2018, foram 649 acidentes e 10 atropelamentos. Apesar do balanço menor, a companhia busca orientar sobre os riscos da utilização indevida da faixa de emergência.

– O acostamento traz uma falsa segurança para os motoristas que o utilizam somente para uma breve parada. Mas isso não é verdade. Por esse motivo, quando nossos usuários necessitam de um socorro mecânico e estão no acostamento, orientamos aguardar fora do veículo, em um local seguro, como o canteiro lateral, sempre olhando para o tráfego da rodovia até a chegada das nossas viaturas. E os números mostram a importância desse trabalho de conscientização, por isso a importância de reforçar as ações a cada novo feriado – explicou Virgílio Leocádio, Gestor de Atendimento da CCR NovaDutra.

Acostamento

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, utilizar o acostamento como faixa de tráfego ou para realizar ultrapassagens é uma atitude considerada de infração gravíssima e contabiliza sete pontos na carteira de habilitação do condutor. As multas variam entre R$ 880,41 e R$ 1467,35.

Caso o condutor precise parar no acostamento, sinalize o local, ligue o pisca-alerta e posicione o triângulo. Desocupe o veículo, deixando os ocupantes distantes da rodovia, dando atenção especial para animais de estimação e crianças.

O uso do acostamento é permitido apenas em casos de emergência, como problemas mecânicos e socorro médico.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    A concessionária deveria é estar ampliando a pista e a PRF regularizando o transito da via. Absurdo o numero de “ambulante” na pista colocando em risco a vida dos motoristas.
    Caminhoneiros não respeitam a velocidade e transitam na via com negligencia e imprudência enquando a PRF fica “passeando” de viatura pela via sem fiscalizar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document