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CDL-VR vai promover Dia Livre de Impostos no dia 30

Matéria publicada em 26 de maio de 2019, 08:00 horas

 


Iniciativa tem o objetivo de mostrar a alta carga tributária paga no Brasil (Foto: Divulgação)

Volta Redonda – A Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda (CDL-VR) vai promover no dia 30 de maio, quinta-feira, o Dia Livre de Impostos (DLI), uma iniciativa que é promovida nacionalmente e, em Volta Redonda, é organizada pela CDL Jovem. Este ano, a parceria para realizar a ação é com o Sider Shopping, com as lojas que aderiram à campanha e vão vender, neste dia, produtos sem o valor dos impostos, o que deve representar até 40% a menos para o consumidor. A ação será no horário de funcionamento do shopping, de 9h às 21 horas.

A ação vai ser realizada simultaneamente em 100 cidades brasileiras e tem o objetivo de conscientizar o consumidor em relação a alta carga tributária paga nos produtos. Os diretores da CDL Jovem vão estar presente durante o dia, explicando para os clientes a importância dessa conscientização. O presidente da CDL Jovem, Bruno Freitas, reforçou que quanto mais as pessoas souberem quanto pagam de impostos, mais serão solidárias à reforma tributária que é preciso ser feita no país.

– Além de conscientizar, conseguimos, com esse evento, fomentar o comércio mostrando que o empresário não é o vilão e, sim, os impostos que são muito altos – afirmou.

O presidente da CDL de Volta Redonda, Gilson de Castro, lembrou ainda que além do excesso tributário que já existe, todos os anos são criadas novas taxas, novos impostos e as empresas vão ficando cada vez mais sobrecarregadas.

– Estamos sempre atentos a tudo que vem onerar o comércio e é uma luta quase diária para evitar o aumento da carga tributária. Quanto mais impostos pagamos, menos empregos conseguimos gerar, porque boa parte do faturamento vai para o governo – afirmou.

A gerente de Marketing do Sider Shopping, Camile Teixeira, também falou sobre a realização que este ano acontece no Sider.

– Para nós, é muito importante participar, porque é uma campanha para informar o cliente que, muitas vezes, não tem ideia do alto valor do imposto. Além de levar uma vantagem para o consumidor também, que aproveita o preço mais em conta – disse.

A ação é realizada todo ano pela CDL, que incentiva e estimula os lojistas parceiros a aderirem à campanha, mostrando a insatisfação com os altos valores de impostos. Muitas vezes, é isso que limita o poder de consumo dos brasileiros. Este ano, inclusive, tem uma petição no site oficial do projeto (www.dialivredeimpostos.com.br), onde a população pode protestar contra a tributação abusiva.

Sobre o DLI

A proposta do DLI é promover uma data de conscientização para a população sobre as altas cargas tributárias pagas no país. E como forma de materializar essa conscientização, todos os lojistas participantes comercializam produtos ou serviços retirando os impostos do valor final, arcando eles mesmos com os impostos descontados nesse dia.

Para se ter uma noção, em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto. E está em último como país que melhor retorna o dinheiro para a população.

O brasileiro trabalha em média 153 dias (5 meses) por ano só para pagar impostos. Apenas nos setores de Maquiagem e Eletrônicos, as cargas tributárias são de 58% e 43%, respectivamente.


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