terça-feira, 3 de agosto de 2021 - 21:25 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Ceivap discute gestão das águas do Paraíba do Sul

Ceivap discute gestão das águas do Paraíba do Sul

Matéria publicada em 28 de agosto de 2018, 16:44 horas

 


Volta Redonda – A cidade de Florianópolis/SC sediou, entre os dias 20 e 24 de agosto, a vigésima edição do Encontro Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica (ENCOB) – um dos principais foros de debate da gestão das águas realizados no Brasil que reúne, anualmente, membros de comitês de bacia de todo o país. Representantes do CEIVAP acompanharam de perto as atividades e dividiram experiências com os participantes em uma palestra e em rodas de conversa.
A abertura oficial do evento reuniu diversas autoridades e atores do sistema de gerenciamento de recursos hídricos do país e contou com a participação do Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte; da diretora-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Chistianne Dias; do presidente do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), Hideraldo Buch; do Governador do Conselho Mundial da Água, Lupercio Ziroldo; entre outras autoridades do Estado de Santa Catarina.
-Somos mais de 70 mil pessoas ligadas direta e indiretamente as questões dos Comitês, provocando uma revolução nas questões de gestão, poder de decisão e governança dentro das bacias hidrográficas – destacou Ziroldo.

Destaque no ENCOB

As funcionalidades do Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (SIGA-CEIVAP) foram compartilhadas, durante uma palestra, no dia 21 de agosto, no 20º ENCOB. A apresentação do projeto foi conduzida pelo diretor-presidente da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), André Marques, na mesa de diálogo “Comitês no processo de fomento à inovação social na prevenção de desastres oriundos de eventos externos”.

O SIGA é um projeto do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), cujo objetivo principal é auxiliar a tomada de decisão no processo de gestão da Bacia do Paraíba, através de um conjunto de soluções que subsidiam o monitoramento e acompanhamento dos dados das estações hidrológicas e meteorológicas, facilitam a criação e atualização de dados e possibilitam a divulgação de informações sobre a situação qualitativa e quantitativa dos recursos hídricos.

Encontro reuniu autoridades, especialistas e interessados no processo de governança dos recursos hídricos, em Florianópolis/SC, para falar sobre o futuro da gestão da água. Credito: ( Raíssa Galdino/CEIVAP )

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document