domingo, 18 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Celebrando a Educação em Museus

Celebrando a Educação em Museus

Matéria publicada em 13 de setembro de 2018, 09:00 horas

 


Na próxima segunda começa a 12ª Primavera dos Museus

No dia 17 de setembro, próxima segunda-feira, tem início em todo o território brasileiro a 12ª edição da “Primavera dos Museus”. O evento consiste em uma curta temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontece todo ano no início da estação homônima.

Entre os objetivos envolvidos na Primavera estão promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante; e Intensificar a relação dos museus com a sociedade. A cada ano, o Ibram lança um mote diferente para nortear as atividades dos museus. Com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, a temporada de eventos propõe uma reflexão sobre uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado.

Este ano, a Primavera de Museus que acontecerá de 17 a 23 de setembro, contará com a participação de 900 instituições, somando mais de 2787 eventos programados.

Instituições museológicas e processos museais têm como uma de suas funções educar e contribuir no despertar de interesse para as conquistas em diferentes áreas do conhecimento, para a vida em sociedade, para a importância das memórias e para o valor do patrimônio cultural musealizado. Programas, projetos e ações educativas contribuem com a formação dos indivíduos e da coletividade, além de auxiliarem na consolidação da função social dos espaços museais.

Desde o início do século XIX, os museus brasileiros realizam práticas no campo da educação museal, de modo que o interesse e os debates sobre esse tema têm se disseminado e aprofundado, especialmente nessa segunda década do século XXI. Durante a realização do 7º Fórum Nacional de Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus, foi aprovado o texto da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), uma demanda histórica do campo. A proposta é desenvolver a Política Nacional de Museus na área da educação, fruto do diálogo entre diferentes setores da sociedade e museus de todo o país. Essa política representa o fortalecimento da dimensão educativa dos museus, subsidiando a atuação dos educadores e gestores desses espaços.

A 12ª Primavera dos Museus convida o público e as instituições a refletirem sobre o lugar da educação nos museus brasileiros e sobre os desafios e as perspectivas dessa modalidade educacional, para promover a valorização da formação integral em interação com uma reapropriação do espaço museal.

 

 

Angra dos Reis contará com programação especial

O Museu de Arte Sacra vai sediar, de 17 a 21 de setembro, mais uma edição da Primavera dos Museus oferecendo atividades gratuitas para toda a população. A programação, que acontece anualmente, desde 2007, é resultado de uma parceria entre as instituições museológicas de todo o país e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O evento, organizado pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, via Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, contará com a mostra “Beleza de Angra dos Reis e suas influências culturais”, que será aberta ao público na segunda-feira (17) e poderá ser visitada, até sexta (21), de 10h às 16h.

Também durante a semana, uma exposição interativa com trabalhos de alunos sobre o patrimônio histórico de Angra ficará disponível para visitação no largo do Museu, de 10h às 14h.

A programação ainda contará com uma Roda de Conversa com o tema: “Educação Patrimonial: um olhar de empoderamento e intervenção”, na quarta-feira (19), de 18h30 às 20h. O público-alvo são professores, alunos e demais interessados. Para esta atividade são oferecidas 50 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (24) 3369-7589.

A atividade terá a participação da professora Ana Maris de Figueiredo, responsável pela abordagem do tema da Roda; do diretor de Patrimônio Histórico do município, Alonso de Oliveira, que retratará a história dos “Museus da Costa Verde”; e da professora de Turismo e História, Fátima Rosa, que falará sobre os “Atrativos culturais e materiais na trilha do Quilombo Santa Rita do Bracuhy”.

No intervalo da Roda de Conversa, será apresentado pela Unirio, com o apoio do Ibram, um documentário sobre os museus de Arte Sacra de Angra, Paraty e Mangaratiba.

– A proposta da Primavera nos Museus é reunir a comunidade para um conhecimento da herança cultural dos museus, que possui valor material, imaterial e sentimental. Nosso objetivo é mobilizar para a preservação deste importante espaço cultural, deixando-o em condições para que possa ser herdado pelas gerações futuras. Como diz Mário de Andrade, “defender o nosso patrimônio histórico e artístico é alfabetização” – explicou o diretor de Patrimônio Histórico de Angra dos Reis, Alonso de Oliveira.

O Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis, fundado em 1992 e inaugurado em 1994, funciona na Igreja de Nossa Senhora da Lapa e Boa Morte, no Centro da cidade.

Na Ilha grande

O Ecomuseu Ilha Grande também contará com uma programação especial que terá exibição de filme, visita mediada pela equipe do Parque Botânico do Ecomuseu Ilha Grande e apresentação teatral. A unidade fica localizada na Rua Paraná, S/N – Vila Dois Rios, Ilha Grande. Para mais informações ecomuseu@uerj.br ou (21) 2334-1047.

 

Programação

 

Angra dos Reis

+ Ecomuseu Ilha Grande – Rua Paraná, S/N – Vila Dois Rios, Ilha Grande

* Sábado, dia 22

– 10h às 11h30 – Visita Mediada: ealizada pela equipe do Parque Botânico do Ecomuseu Ilha Grande, para formação das mediadoras que integram o quadro do museu. A atividade será aberta ao público.

– 15h às 17h30 – Exibição De Filme: Lançamento e exibição do DVD sobre a primeira e segunda edição do projeto Museólogas de Família.

 

* Domingo, dia 23

– 17h às 17h:TEATRO – Apresentação de uma peça sobre a importância de preservar a água do planeta, ensaiado por um grupo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob a direção da professora Maria Lucia.

 

 

Paraty

+ Forte Defensor Perpétuo De Paraty – Av. Orlando Carpinelli, 440 – Pontal

Mais informações: mdfdpp@museus.gov.br ou (24) 3373-1038e (24) 9995-83462

* Quinta-feira, dia 20

– 15h – Apresentação do Caderno da Política Nacional de Educação Museal aos estudantes do Curso Normal do CEMBRA, que participam de formação continuada no Forte.

* sexta-feira, dia 21

– 09h às 17h – Seminário: Organizado pela UFF Angra dos Reis, “Outra História de Paraty” terá participação do técnico em História do Forte (Ibram) sobre pesquisa e atividades de Educação Museal desenvolvidas no museu.

Local: Colégio Estadual Engenheiro Mário Moura Brasil do Amaral/Escola Municipal Professora Pequenina Calixto, Paraty.

– 16h às 18h30 Exibição do documentário “Carioca era um Rio” (2013), com a presença do diretor Simplício Neto e seguida de debate sobre as relações da temática do filme com a cidade de Paraty.

 

+ Museu De Arte Sacra De Paraty – Largo Santa Rita, S/N – Centro Histórico

Mais informações masdp@museus.gov.br ou (24) 3371-8751 e (24) 3371-8328

* Do dia 17 ao dia 23

– 14h30 às 17h – Visita mediada ao Museu de Arte Sacra de Paraty

 

* Sexta-feira, dia 21

– 15h às 17 – Mesa Redonda: Debate sobre a dimensão educativa dos museus e sua importância na dinamização dos espaços museais – o Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM).

 

 

Resende

+ Centro Cultural Visconde de Mauá – Av. Venceslau Brás, 699 Salas 1 E 2 – Visconde De Mauá

Mais informações maua.centrocultural@gmail.com ou (24) 9994-85181.

* De 23 a 06/10

– Exposição: II Salão Arte Correios/Rota Postal, com artistas de várias partes do Brasil e de outros países. As obras têm temas livres,mas todas devem chegar via Correio, valorizando o intercâmbio artístico/postal.

 

+ Museu De Arte Moderna De Resende – Rua Dr Cunha Ferreira, 104 – Centro

Mais informações mam@resende.rj.gov.br ou (24) 3360-6155 e (24) 3360-4470.

* De 22 a 07/11

– Exposição: 46º Salão da Primavera – Concurso realizado pela Prefeitura de Resende, através da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, onde são ofertados três prêmios para artistas plásticos de todo o país.

 

Volta Redonda

+ Centro Cultural Fundação CSN  – Rua 21, 402 – Vila Santa Cecília

Mais informações centrocultural.fcsn@csn.com.br ou (24) 3343-3990.

* Segunda-feira, dia 17

– 19h às 21h – Sarau em Volta: Regina Vilarinhos convida poetas e artistas de Volta Redonda para uma noite de poesia e arte.

* Terça-feira, dia 18

– 14h às 17h30 – Oficina :Sala desenhista – Fragmentos da arquitetura pela fotografia.

* Quarta-feira, dia 19

– 19h às 21h30 – Show musical: Apresentação dos alunos da Escola de Música Ramon Santana.

* Sexta-feira, dia 21

– 19h às 22h – Show musical: Samba do Abacateiro: roda de samba aberta, puxada por Ed Zambroni e Master do Samba.

 

* Dias 21 a 22

– 19:00 às 17:00 Olimpíada de Filosofia: rodas de conversa e oficinas.

* Sábado, dia 22

– 09h às 11 – Oficina de Jongo: Teoria sobre o Jongo na região Sul Fluminense e prática de roda, com o Mestre José Geraldo.

 

+ Museu Da Memoria do Trabalhismo Brasileiro de Volta Redonda – Rua 19, 21 – Vila Santa Cecilia

Mais informações clubefotovr@gmail.com ou (24) 3342-6450

* Segunda-feira, dia 17

– Das 18h às 23h – Abertura com show de artistas locais – música, poesia, grafiti e outros.

* De 17 a 20

– 08h às 18h – Concurso de Fotografia nas Escolas.

Local: Escolas Públicas e Privadas.

 

* De 17 a 21

– 09h às 19h – Exposição fotográfica: Escolas no Museu e  Acervo do Museu: Memórias da Cidade do Aço.

 

* De 17 a 21

– 09h às 19h – Exposição fotográfica: Celebrando a Fotografia no Museu,  com o fotógrafo e professor André Sodré.

 

* Dias 18 e 19

– 09h às 16h – Oficina de Pinhole: Fotografando com a lata.

– 19:00 às 22:00 – Exibição De Filme: Cine Clube Foto – Exibição de filmes/curtas sobre a memória de Volta Redonda.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document