Cem novas câmeras reforçam a segurança em Volta Redonda

by Diário do Vale

Volta Redonda – A cidade de Volta Redonda ganhou um reforço na segurança pública na quinta-feira (7), com o funcionamento de 100 novas câmeras de monitoramento. Os aparelhos estão instalados em ruas da Vila Santa Cecília e na Avenida Amaral Peixoto, no Centro. Os equipamentos fazem parte do sistema de segurança que está sendo desenvolvido no município através de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado. Ao todo, serão 700 câmeras no município pelo projeto; 380 delas já estão em pontos estratégicos da cidade.

O prefeito Antonio Francisco Neto, o secretário municipal de Ordem Pública, Luiz Henrique Barbosa, e o diretor-presidente da EPD (Empresa de Processamento de Dados), Edvaldo Luís Silva, acompanharam o início do funcionamento de 100 novos equipamentos.

– Com o apoio do governador Cláudio Castro, estamos trabalhando juntos para melhorar cada vez mais a segurança pública em nossa cidade. Além das câmeras integradas ao Segurança Presente, vamos começar em breve a instalação de lâmpadas de LED em toda a cidade, o que vai proporcionar mais luminosidade e melhorar a questão da segurança – acrescentou o prefeito.

Câmeras reforçam a segurança de Volta Redonda, em projeto com 700 equipamentos em pontos estratégicos da cidade – Foto: Cris Oliveira/PMVR

Todas as câmeras estarão integradas ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), mas as 100 primeiras terão o diferencial de fornecer imagens também ao programa estadual Segurança Presente, que terá sua base na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, e tem o objetivo de promover ações de segurança pública, cidadania e atendimento social.

A instalação das 700 novas câmeras faz parte do projeto “Cidade Monitorada”, que prevê ainda a recuperação das câmeras existentes. O município já conta com o sistema de monitoramento Sentry, com os equipamentos de leitura inteligentes conhecidas por OCR (optical character recognition), que permitem fazer a leitura de placas. Este sistema é integrado ao banco de dados do Ministério da Justiça, permitindo detectar se o veículo tem registro de roubo/furto ou se o proprietário responde a algum processo ilícito.

– Também estamos trabalhando junto à iniciativa privada para integrar as câmeras delas ao nosso monitoramento e ampliar ainda mais o alcance. A integração das forças de segurança, aliada à participação da sociedade, são fundamentais para termos eficácia e eficiência na segurança pública, sempre levando em conta a análise criminal, a viabilidade e o interesse público – concluiu o secretário Luiz Henrique Barbosa.

You may also like

2 comments

Simplicio 12 de abril de 2022, 07:18h - 07:18

Essa história de câmeras de segurança é repetida exaustivamente nos governos Neto, sem nenhum reflexo positivo. Desconfio que sejam apenas caixas vazias sem nenhuma utilidade.

Cidadão José 9 de abril de 2022, 08:56h - 08:56

Reforça a segurança? Para de fofoca! Desde 01 de abril de 2022 O Contran, através da Resolução 909/2022, autorizou a autuação de veículos pelas câmeras. Abre o olho, povão!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996