Corpo de capitão que pilotava helicóptero que caiu no Rio é enterrado em Resende

by Diário do Vale
enterro-de-pm-willian-de-freitas-schorcht-em-resende-62

Violência: Corpo de piloto de helicóptero que caiu no Rio é enterrado em cemitério de Resende
(Foto: Paulo Dimas)

Resende e Rio – O corpo do capitão Willian de Freitas Schortcht, de 37 anos, foi enterrado na tarde deste domingo no Cemitério Alto dos Passos, em Resende. Ele foi um dos policiais mortos devido à queda de um helicóptero, na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, no início da noite de sábado. Schorcht era o piloto do helicóptero. O cortejo para o enterro contou com a presença de policiais de Resende e do Rio, além de cerca de 20 viaturas.

O velório aconteceu na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, onde, em memória do capitão, foram feitas homenagens de familiares e amigos, abalados com a tragédia. No mesmo acidente, outros três policiais do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar (GAM) morreram: o major Rogério Rogério Melo Costa, 36 anos; o subtenente Camilo Barbosa Carvalho, 39 anos; e o terceiro-sargento Rogério Félix Rainha, 39 anos. Eles foram velados no Batalhão de Choque, no centro da capital fluminense.

Willian deixa mulher e uma filha. Nenhum membro da família quis dar entrevista, pela comoção do momento. O DIÁRIO DO VALE ouviu amigos de Willian. “Um homem tranquilo, que vivia para o trabalho e para a família”, essa foi a definição que atribuíram a ele, como a amiga Neuza Bertoldo.

– Eu estava no Rio quando soube do ocorrido, mas soube só de madrugada e foi um baque receber essa notícia. Isso seria ruim com qualquer pessoa, mas o Willian, em especial, é um choque muito grande. A gente frequentava a mesma igreja e ele era um homem exemplar, uma pessoa muito honesta e que destoava de tudo que costumam falar
de policiais. Sem dúvida foi uma perda irreparável e sentida por todos que conheceram ele – destacou Neuza.

Um antigo colega de trabalho e amigo pessoal do capitão também afirmou que a morte dele é lamentável. Major Seixas ressaltou a simplicidade de Willian e disse, que, mesmo trabalhando em Niterói, ele preferiu continuar morando em Resende.

– Era um cara que só trabalhava e ficava com a família, sempre muito tranquilo. A sociedade não sabe o quanto perde com a morte dele. Um excelente profissional – expressou o major, que trabalhou com Schortcht até 2010.

O clima entre os policiais é de medo e até indignação, como disse o coronel César Augusto de Souza Rosa, que fez um alerta para a “desconsideração da população com a polícia”. O coronel acredita que está havendo uma inversão de valores na sociedade.

– Onde está o pessoal do Direitos Humanos que não está lamentando a morte do policial? Se for um traficante morto pela polícia, eles estariam aqui, com certeza. Os policiais dão as suas vidas para servir e proteger e a sociedade não reconhece, muito pelo contrário. Está havendo uma inversão de valores nesse país – considerou.

O prefeito eleito em Resende, Diogo Balieiro Diniz (PSD), também esteve no velório para prestar homenagem ao capitão Schortcht. Balieiro disse que não chegou a conhecer o policial, mas destacou o a prestação de serviço dele, assim como os demais, de defender a população.

– Infelizmente não o conheci em vida, mas vim prestar uma homenagem em solidariedade e também porque é um orgulho para a nossa cidade ter um homem que defendeu e deu a vida pelo nosso estado e nossa cidade. É um trabalho que merece ser valorizado e todos devem ter orgulho da atuação da polícia, sem dúvida – observou o prefeito eleito.

enterro-de-pm-willian-de-freitas-schorcht-em-resende-10

Sem marcas de tiros

Os corpos dos policiais militares que estavam no helicóptero não tinham marcas de perfurações por arma de fogo, segundo informou Roberto Sá, secretário de Segurança do Rio de Janeiro. De acordo com ele, a aeronave também não apresentava marcas de disparos.

– Quero lamentar profundamente e me solidarizar com as famílias de todos. E dizer para os senhores que o laudo de necrópsia dos policiais que estavam no helicóptero já saiu, a perícia foi muito rápida, muito eficiente, não há perfuração por arma de fogo nos corpos, a perícia está sendo feita pela DH [Delegacia de Homicídios], a perícia está sendo feita pela Aeronáutica, na aeronave, até o momento, não se encontrou nenhum tipo de perfuração, mas é muito cedo ainda para qualquer conclusão – afirmou o secretário.

Cenipa investiga queda de helicóptero

Integrantes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) estiveram na noite de sábado na Cidade de Deus para realizar as ações iniciais de apuração das causas do acidente. Representantes do centro de Criminalística da PM e a Delegacia de Homicídios também estiveram no local.

Ainda não há confirmação do motivo da queda e a perícia vai verificar se houve pane ou se a aeronave foi abatida por disparos de traficantes da região. A PM lamentou a morte dos militares e informou que o comando da corporação vai prestar todo o apoio às famílias.

A comunidade na Zona Oeste do Rio passou por operação policial desde o início da manhã de domingo (20). Moradores da região relatam tiroteios e viram pelo menos três helicópteros sobrevoando o local de manhã. A ação ocorreu após a queda do helicóptero, durante operação na comunidade no início da noite de sábado (19).

Ministro oferece Força Nacional
para operação na Cidade de Deus

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, ofereceu apoio à Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro na operação que está sendo realizada na Cidade de Deus, na capital fluminense. Em nota, Moraes informou que ofereceu o aparato da Força Nacional de Segurança que está no Rio para auxiliar nas ações que estão sendo realizadas na comunidade.

“O ministro Alexandre de Moraes está acompanhando os fatos ocorridos no Rio de Janeiro e desde ontem vem mantendo contato direto e constante com o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro”, diz a nota. “Por oportuno, o ministro também colocou à disposição do governo local o efetivo da Força Nacional que está na cidade para prestar apoio na segurança pública da Cidade de Deus”.

 

You may also like

14 comments

Abouch 2 de dezembro de 2016, 08:27h - 08:27

William Schorcht, meu colega de farda e de profissão. Meu amigo. Dedicado, extremamente aplicado em tudo o que fazia. Não bebia ou fumava, dedicava-se apenas ao trabalho e residia no próprio GAM durante a semana retornando de ônibus e com simplicidade ao convívio com sua família nos dias de folga. Raramente conheci alguém como o Schorcht em minha vida. Um exemplo em tudo! É, realmente uma grande perda e certamente o céu ganhou uma alma de grande nobreza!

Sid.com 21 de novembro de 2016, 12:43h - 12:43

Sempre que se perde um bom policial é uma perda irreparavel a todos os cidadaos de bem.
Mesmo sem conhecer sinto muita dor, como se fosse um membro da familia… Só fica a pergunta:
Até quando???

Afonso Antonio de Freitas 21 de novembro de 2016, 10:24h - 10:24

PESSOAS COMO ESTA, PASSAM PELA VIDA, MAS DEIXAM MARCAS, MARCAS DE INTEGRIDADE, LEALDADE E PRINCIPALMENTE EXEMPLO PARA SEUS SUBORDINADOS, AMIGOS E FAMILIARES. PELA FÉ QUE EXERÇO TENHO CERTEZA QUE ELE ESTÁ COM O SENHOR JESUS, MEUS SENTIMENTOS AOS FAMILIARES E AMIGOS E QUE POSSAM SE LEMBRAR DAS PALAVRAS DITAS POR ELE A RESPEITO DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO, PARA QUE UM DIA TAMBÉM POSSAMOS NOS ENCONTRAR COM ELE NO REINO DE DEUS. (I João 5:11-13)
11 – E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.
12 – Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.
13 – Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus. A FAMÍLIA E AMIGOS RESTA A SAUDADE, POIS UMA PARTE DELES SE FOI, MAS RESTA O CONSOLO DO ESPÍRITO SANTO, POIS NÓS QUE CREMOS EM CRISTO JESUS, AINDA QUE NÃO ENTENDEMOS AQUILO QUE VEMOS, POIS NÃO ANDAMOS POR VISTA, MAS PELA FÉ, E POR ESTA RAZÃO TEMOS A CERTEZA QUE TUDO CONTRIBUI PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS.

Furious-VR 21 de novembro de 2016, 08:31h - 08:31

Senhores o aparelho a qual os policiais estavam não tem marcas de munição isso foi a manutenção que o estado não proveu o aparelho deu problema.

capivara 21 de novembro de 2016, 19:13h - 19:13

os corpos que nao tem marcas de tiro..sobre o aparelho so daqui a 30 dias que falaram sobre isso

liberdade e propriedade 21 de novembro de 2016, 07:35h - 07:35

“Resendenses, entoemos um hino
Que fulgure qual mundo de sóis
A esta terra que é um berço divino
De poetas, de artistas, de heróis!”
Descanse em paz herói capitão Willian

CIDADAO 21 de novembro de 2016, 07:10h - 07:10

Parabens a Policia que nos protege e tras SEGURANCA. RJ precisa urgente rever seus valores e acabar com esta situacao que deixa cidadaos honestos mortos, sequestrados ,roubados ,coagidos e sem seus direitos de ir e vir em seguranca. Policia parabens e continue seu trabalho.

Morador de Resende 20 de novembro de 2016, 23:18h - 23:18

“William de Freitas Schortcht” você será sempre nosso herói. Profissional policial em nossa defesa.

Ernani 20 de novembro de 2016, 19:52h - 19:52

Falou tudo: onde estão as pessoas dos ‘Direitos Humanos’?

soldado 22 de novembro de 2016, 22:55h - 22:55

Direitos Humanos existe apenas para proteger vagabundos , traficantes e marginais.

MISERICÓRDIA 20 de novembro de 2016, 19:23h - 19:23

ISSO E MUITO TRISTE .

Sergio 20 de novembro de 2016, 19:15h - 19:15

Com tanta corrupção e podridão sendo revelada. Deixando o estado literalmente falido e quebrado, não duvido nada que a manutenção desse helicóptero estivesse prejudicada. Colocando em risco a vida desses policiais. A violência esta voltando com força toral no estado. Vamos reviver a guerra civil da década de 1990. O Dr. juiz precisa solicitar mais celas em Bangu, tem muito mais safado bandido politico pra ser preso.

Vrtriste 20 de novembro de 2016, 18:48h - 18:48

Revoltante os direitos humanos ainda não se pronunciaram,pastoral carcerária nada fala ,mas é só policial,nao tem bandido

marcel0 20 de novembro de 2016, 13:58h - 13:58

agora vem a boçal da deputada e vai dizer que a minoria pobre oprimida desfavorecida pela maioria fascista, opressora apenas se defendeu da truculência da policia doutrinada a defender a elite massacrando os desprovidos de saúde educação que o governo do PMDB não da! aff, tem que acabar com essa cultura de tadinho em nosso pais, BANDIDO BOM E BANDIDO MORTO

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996