segunda-feira, 29 de novembro de 2021 - 23:39 h

TEMPO REAL

 

Capa / Tempo Real / Centro de Inteligência e Segurança Pública é inaugurado em Volta Redonda

Centro de Inteligência e Segurança Pública é inaugurado em Volta Redonda

Matéria publicada em 14 de agosto de 2020, 15:07 horas

 


Estrutura na Ilha São João reúne as forças de segurança e o monitoramento das câmeras do antigo Ciosp, além da Central de Atendimento Único

Volta Redonda – O prefeito Samuca Silva inaugurou na manhã desta sexta-feira, dia 14, o Centro de Inteligência e Segurança Pública (CISP) de Volta Redonda. A antiga sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, na Ilha São João, foi reformada para receber as forças de segurança que atuam no município e também controlam o monitoramento por câmeras do antigo Ciosp; além da Central de Atendimento Único (CAU), que atende as demandas da população para o serviço público. O local ainda conta com um Gabinete de Crise, espaço para tomada de decisões em caso de situações de emergência como a pandemia pela Covid-19 e desastres naturais, por exemplo.

De acordo com o presidente da EPD (Empresa de Processamento de Dados), Matheus Moreira Cruz, o CISP promove a integração dos serviços já prestados pelo município, gerando eficiência no atendimento. “Todas as demandas da população para secretarias diversas como poda de árvore, implantação de quebra-molas, troca de lâmpadas e outras estarão centralizadas, favorecendo o trabalho conjunto”, disse Matheus.

O CISP passa a ser sede da Secretaria Extraordinária de Segurança Pública (SESP) e também a abrigar a estrutura do antigo Ciosp, que foi totalmente modernizada. O monitoramento por quase cem câmeras com capacidade para leitura e identificação de placas, coordenado por agentes da SESP, Guarda Municipal e Polícia Militar, passou a ter acesso ao Sistema Córtex, que disponibiliza um banco de dados de veículos roubados ou furtados. “Graças à parceria entre o município e o Ministério da Justiça, Volta Redonda agora conta com o Sistema Córtex que alia tecnologia à segurança pública”, avisou Matheus, lembrando que também foi implantado um sistema digital de ocorrências e painéis de monitoramento novos e de última geração.

O prefeito Samuca afirmou que a implantação do CISP é mais um legado de sua gestão para Volta Redonda. “Avançamos do serviço operacional para o de inteligência e quem ganha é a população. A integração das forças de segurança, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, além do Corpo de Bombeiros e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, ampliada com a criação da Secretaria de Segurança Pública, já trouxe benefícios para o município e agora terá o trabalho facilitado com a nova sede”, acredita Samuca, dizendo que o próximo passo pode ser uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal.

Ele reforçou a importância da criação da Secretaria de Segurança Pública para diminuição dos índices de criminalidade em Volta Redonda e aproveitou a presença do vereador Maurício Pessoa na abertura do CISP para fazer um pedido. “Como uma secretaria extraordinária, a SESP fica extinta após o próximo dia 31 de dezembro. É muito importante para o município que a Câmara Municipal torne esta secretaria parte efetiva da estrutura da prefeitura”, falou o prefeito, lembrando que, ao lado da saúde e da educação, a segurança pública deve ser prioridade do poder público.

Também visitaram o CISP nesta sexta-feira o delegado Titular da 93ª Delegacia de Polícia Civil, Victor Tuttman; a comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Andréia Campos; representantes da Polícia Federal e do 22º Grupamento de Bombeiro Militar; além dos secretários municipais de Infraestrutura, Vinícius Ramos, responsável pela reforma do prédio; de Segurança Pública, o coronel da Polícia Militar, Friederick Bassani; e ainda o comandante da Guarda Municipal, Dalessandro de Assis; e o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Leandro Rezende.

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

18 comentários

  1. O palhaço pensa que alguém acredita em cabide de emprego dando segurança.

  2. Não votem no Baltazar, ele Está fechando com o Samuca, e se for eleito vai arrumar vaga para o Samuca.

  3. Quero outro prefeito

    A única obra que esse enganador fez foi fazer e refazer várias vezes o piso dos pontos de ônibus! Como se gastou dinheiro nisso!

  4. Neto vai voltar e colocar o “o” no CIEP novamente kkkk

  5. Cidadão de Volta Redonda

    Segurança é muito importante. Muito bom! Parabéns !!!!

  6. Tudo, muito Bonito, tudo cheiroso, mais pergunta que não quer calar: as Câmeras estão todas FUNCIONANDO.

  7. Parabéns…Agora vai dá para fiscalizar e reprimir as motocicletas ( motociclistas )barulhentas sem placas e colocando em risco a própria vida e da população e veículos

    • Me desculpem, mas não entendi:
      O prefeito Samuca afirmou que a implantação do CISP é mais um legado de sua gestão para Volta Redonda.
      Após falou, com a presença do
      vereador Maurício Pessoa na abertura do CISP para fazer um pedido. “Como uma secretaria extraordinária, a SESP fica extinta após o próximo dia 31 de dezembro.

      Para virar legado depende da Câmara?depois de passar pela Câmara pode falar legado.

    • O principal não fez , a maioria das câmeras estão inoperantes ai te pergunto pra quê o CI ” O ” SP ou Cisp sei lá o quê se tem mais gente trabalhando lá do que câmeras na Cidade. Mais maquiagem na Cidade.

  8. Parabéns Amparo.

  9. Centro de Inteligência!
    Muitas pessoas “inteligentes” trabalhando juntas.
    Quem dera eu, fazer parte desse grupo, se eu fosse inteligente o bastante…

  10. Cético e decepcionado

    Parabéns Sr. Prefeito por mais uma obra dentre as várias que estão surgindo na cidade, mas creio que teriam muito mais valor social e até mesmo moral, se tivessem sido realizadas a talvez 3 anos atrás. Será coincidência ou não estarmos em um ano eleitoral. Por exemplo, sou ciclista como muitos que aderiram a essa prática em nossa cidade, houve promessas de mobilidade urbana com ciclovias que ajudariam a mobilidade urbana, o tempo passou e só agora vi alguma iniciativa nesse sentido sendo realizada como a que fizeram em frente ao Shopping ParkSul. Quando leio uma reportagem sobre as iniciativas do seu governo, penso que rudo poderia ter sido diferente, se não houvesse oportunismo eleitoral e sim um interesse social verdadeiro. Lamento por todos nós que pagamos nossos impostos e temos que engolir isso o tempo todo, não só no seu governo como também de outros passados. E vamos tocando o barco. Abraço a todos os concidadãos.

  11. Mudou o nome porque eleição está chegando… cada uma!

  12. Mudou o Ciosp de lugar e tirou o “o”. O Samuca acha que todo mundo em VR é bobo

  13. Como a retirada de um simples “o” faz tanta diferença, não é mesmo?

Untitled Document