
Centro de Triagem fica na antiga Central de Vacinas
(foto: Dorinha Lopes)
Porto Real – O Centro de Triagem de Covid-19 de Porto Real já atendeu quase 170 pacientes em uma semana, segundo o balanço feito pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com os dados dos atendimentos realizados até quarta-feira (12), foram 164 consultas, 11 internações, 115 testes rápidos e 15 testes através de swab (cotonete estéril que serve para coleta de exames microbiológicos).
O Centro de Triagem trata-se de um espaço para atendimento exclusivo de pacientes com síndromes gripais, isolando os mesmos dos usuários Clínica médica. Ele fica onde estava localizada a antiga Central de Vacinas.
– O Centro de Triagem de Covid-19, funciona em área com todo o isolamento necessário e dispõe de equipes especializadas para os atendimentos. Vale ressaltar que a descentralização dos procedimentos de identificação dos pacientes com Covid-19 é uma estratégia para reduzir o fluxo no Hospital Geral Municipal São Francisco de Assis. Desse modo evitamos que os pacientes com outros diagnósticos, sejam contaminados pelo novo coronavírus ao procurarem atendimento no Hospital – destacou o secretário de Saúde, Luiz Fernando Curty Jardim.
A enfermeira responsável pelo Centro de Triagem de Covid-19, Cristiane Maria Cândido, explicou como acontecem os atendimentos da unidade de saúde.
– O paciente, ao chegar ao Centro de Triagem, é acomodado em área externa, onde os assentos respeitam as regras de distanciamento. Em seguida, passa por uma classificação de risco, onde são verificadas situações de sinais vitais, como: pressão arterial, pulsação, saturação, glicemia capilar, conforme quadro clínico relatado pelo paciente. Ele recebe todas as orientações necessárias sobre os sintomas e procedimentos necessários. De acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, o paciente é encaminhado para a realização do teste rápido ou swab. Quando necessário também realizamos a medicação, raio x e outros exames laboratoriais. Se constatada a contaminação do paciente por Covid-19, ele sai da unidade com todas as orientações necessárias para isolamento social ou em casos mais graves ocorre a internação – concluiu Cristiane.