Centro Estratégico de Segurança Pública é inaugurado

by Diário do Vale

Barra Mansa – Foi inaugurado na noite de quinta-feira (5) o Cesp (Centro Estratégico de Segurança Pública). O prédio está localizado na Avenida Joaquim Leite, próximo à Igreja Matriz de São Sebastião, e será responsável por integrar as forças de segurança pública.

Com investimento inicial de R$ 500 mil, o Cesp conta com 72 câmeras espalhadas por toda a cidade. Além da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, a unidade integrará as três forças de segurança pública: Polícia Militar, Civil e Guarda Municipal. Com isso, o prédio permitirá a gravação das imagens e o monitoramento em tempo real das entradas e saídas da cidade e pontos estratégicos nos bairros Ano Bom, Baldomero Barbará, Vila Nova, Santa Rosa, Saudade e Centro.

O prefeito Rodrigo Drable destacou a importância do Cesp para a cidade.

– Esses equipamentos de segurança nas mãos de pessoas capacitadas, eu tenho certeza que vai melhorar a qualidade de vida e segurança de todos nós – enfatizou. Ele ainda declarou que em breve será instalado um programa chamado OCR, sistema capaz de fazer a leitura das placas dos carros. “Se um crime acontecer com um carro no centro da cidade e esse veículo for para outra região, conseguiremos identificar e montar uma operação para a resolução do ocorrido”, completou.

De acordo com o comandante Joel Valcir, a Guarda Municipal será responsável pelo controle da operação no Cesp, com o apoio da Secretaria de Ordem Pública. “Hoje nós contamos com um efetivo de 137 guardas municipais. Cada entidade de segurança terá um representante para comunicar os responsáveis para verificação e combate de acordo com a demanda de cada uma”, afirmou. Segundo ele, com a inauguração do Centro Estratégico o trabalho da Ronda Escolar será intensificado com a instalação de câmeras de segurança em 13 escolas da cidade.

Para o delegado da 90ª DP, Ronaldo Aparecido, a tecnologia deve ser usada para o bem-estar dos cidadãos.

– Com esse Centro Estratégico, tornaremos mais eficientes e eficazes os órgãos de segurança, propiciando à população a diminuição no índice de criminalidade – afirmou Ronaldo.

O secretário de Ordem Pública, Luiz Furlani, agradeceu ao prefeito que mesmo em meio à crise, vem tornando possível a realização de sonhos antigos e parabenizou o secretário de Administração, Jefferson Mamede, pela iniciativa de idealizar o projeto.

Mais segurança: Prédio permitirá a gravação das imagens e o monitoramento em tempo real das entradas e saídas da cidade (Foto: Chico de Assis)

Mais segurança: Prédio permitirá a gravação das imagens e o monitoramento em tempo real das entradas e saídas da cidade (Foto: Chico de Assis)

Consórcio Intermunicipal de Segurança do Médio Vale Paraíba Fluminense

O Cesp também abrigará o Cisegci (Consórcio Intermunicipal de Segurança do Médio Vale Paraíba Fluminense). Segundo o secretário de Administração e diretor executivo do Cisegci, Jefferson Mamede, o programa foi a primeira iniciativa regional de prevenção à violência do estado do Rio de Janeiro. “O consórcio discute políticas de segurança de forma regionalizada e nosso objetivo é implantar programas de prevenção e combate, alcançando todas as cidades do Médio Vale do Paraíba”, disse.

Para o diretor do consórcio, o Cesp foi idealizado como ferramenta de aprimoramento da Gestão de Políticas de Prevenção a Violência e Segurança Pública. “Teremos um Gabinete Regional de Gestão Integrada, que servirá de base para reuniões envolvendo a segurança pública, tanto entre os órgãos responsáveis quanto com a sociedade civil. O prédio será muito mais do que apenas monitoramento, servirá também para encontros em momentos de crise de segurança na cidade, para tomarmos decisões e inibirmos ações que possam vir a ocorrer em Barra Mansa – finalizou Mamede.

No total, 13 municípios fazem parte do Cisegci: Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda.

 

You may also like

4 comments

Janot 7 de outubro de 2017, 11:27h - 11:27

500 mil ele deve pagar de aluguel/ano, sendo que tem andar inteiro na PMBM, espaço no parque da cidade…. Não, tem que ser no centro, ” pra galera” ver… Será que a população tá sabendo que ele quer vender o SAAE ? Senhores, vendido o SAAE, não tem mais onde reclamar… Coitados dos moradores vc é eleitores !

Laticinieae 7 de outubro de 2017, 08:29h - 08:29

PARABÉNS!PREFEITO!AGORA WASHINGTON…

De olho 7 de outubro de 2017, 00:59h - 00:59

Agora sim! Mas para surtir efeito tem de acompanhar aglomerado de pessoas “bem intencionadas” e mandar uma viatura para abordar e revistar!

estamos de olho 7 de outubro de 2017, 00:49h - 00:49

Será que alguém perguntou o valor do aluguel. Não deve ser barato. De onde vai sair esse dinheiro. A PMBM não tinha um lugar mais barato para instalar esse centro. Lembrando segurança é muito importante e o dinheiro público também. Onde está a prestação de contas?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996