Centro para atendimento a autistas é inaugurado em Barra do Piraí

Conferência reúne sociedade para elaborar propostas para o SUS municipal

by Agatha Amorim

Objetivo, segundo a gestão municipal, é promover o desenvolvimento integral dos pacientes. (Foto: Divulgação)

Barra do Piraí – A Prefeitura de Barra do Piraí inaugura neste sábado (5) o novo Centro TEA e promove a 14ª Conferência Municipal da Saúde. O Centro TEA, que funciona há cerca de um mês, será inaugurado oficialmente às 11h, em cerimônia que terá a presença da prefeita Katia Miki, do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Cristiano Almeida, do administrador do Hospital e Maternidade Maria de Nazaré, Matheus Pedroza, e de outras autoridades.

Com estrutura mais ampla e confortável do que a anterior, o centro oferece atendimentos humanizados e especializados. O objetivo, segundo a gestão municipal, é promover o desenvolvimento integral dos pacientes, com foco na saúde, bem-estar, cognição, habilidades e inclusão social.

“Tenho certeza de que o Novo Centro TEA será uma referência regional. O feedback que estamos recebendo de muitas mães atípicas é muito positivo. O trabalho está sendo feito com uma equipe de profissionais capacitados. Essa é uma conquista que nos orgulhamos muito, e é só o começo”, disse Katia Miki.

A 14ª Conferência Municipal de Saúde será realizada no auditório do Colégio Arcoverde, das 8h às 17h, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde. O tema será “Reconstruindo caminhos no SUS para garantir acesso universal e de qualidade”.

A programação inclui leitura e aprovação do regimento interno, cerimônia de abertura, apresentação do diagnóstico da saúde no município, palestras, oficinas temáticas, elaboração e votação de propostas e eleição dos membros do Conselho Municipal de Saúde.

O secretário de Saúde e vice-prefeito, Cristiano Almeida, reforçou a importância da participação da sociedade. “Convidamos toda a população e as entidades da sociedade civil a participarem ativamente deste momento decisivo para a Saúde de nosso município. A conferência não será apenas um encontro formal, mas sim um espaço de diálogo democrático, onde cada voz terá importância. É por meio dessa escuta coletiva que construiremos políticas públicas mais eficazes e próximas das reais necessidades dos barrenses”, afirmou.

Katia Miki destacou que as ações representam avanços nas políticas públicas locais. “Barra do Piraí está avançando em todas as suas áreas, e isso é fruto de um trabalho sério, transparente e comprometido. Ainda há muito a ser feito, mas estamos no caminho certo. O processo de Barra do Piraí é iminente. Os barrenses merecem, têm e sempre terão nossa mais sincera atenção”, concluiu.

 

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57 – Vila Mury – Volta Redonda – RJ – Cep 27281-670
Jornalismo (24) 99926-5051 | Comercial (24) 99974-0101 | Diário Delas
(24) 99208-6681
Image partner > depositphotos

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996