domingo, 12 de julho de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Centro POP de Barra Mansa intensifica serviços de abordagem aos moradores em situação de rua

Centro POP de Barra Mansa intensifica serviços de abordagem aos moradores em situação de rua

Matéria publicada em 30 de junho de 2020, 13:51 horas

 


Barra Mansa – O Centro POP de Barra Mansa está intensificando os serviços de abordagem à população em situação de rua. As medidas da unidade de proteção vinculada à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos são a proteção e a prevenção ao novo coronavírus.

A secretária da Pasta, Ruth Coutinho, a abordagem é ofertada de forma contínua e programa em pontos específicos de Barra Mansa.

– Estamos buscando levar as pessoas em situação de rua para o abrigo temporário no Ano Bom. É uma maneira de evitar a propagação da Covid-19 e também de ampará-los durante a temporada de inverno – explicou.

Abordagem

A abordagem é realizada principalmente no terminal de ônibus atrás da Matriz de São Sebastião, próximo ao antigo Restaurante Cidadão, Gare da Estação e Parque Centenário.

De acordo com a gerente de Proteção Especial da Secretaria, Edilene Moreira, e a coordenadora do Centro POP, Raquel Ferreira Oliveira Alves, a equipe do órgão vai até os locais onde são solicitadas.

– Atendemos as demandas feitas pela população ou entidades com a finalidade de buscar esse usuário do serviço de proteção social que, por algum motivo não quis ser encaminhado para o abrigo, além daqueles que estão de passagem pela cidade. Dessa forma, fazemos o encaminhamento médio de 10 pessoas por semana para o seu município de origem. Os locais que concentram maior incidência de embarques são Resende, Volta Redonda, Barra do Piraí e Rio Claro – concluíram.

Idosos, cadeirantes , homens e mulheres maiores de 18 anos e pessoas de todo país fazem parte da lista de usuários acompanhados pela abordagem do órgão.

A abordagem social funciona como instrumento de acesso ao serviço especializado para a população em situação de rua, possibilitando a identificação de demandas e a garantia de direitos sociais.

Atendimento

O Centro POP também oferece a população em situação de rua atendimento técnico e área para que possam lavar suas mãos e tomar banho, além de alimentação, como café da manhã e o almoço. Este último está sendo distribuído na abordagem devido a redução do expediente do órgão em função da pandemia.

O Centro POP funciona na Rua Francisco Amaral de Souza, nº 08, no bairro Bom Pastor, de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h.

O serviço é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por educadores e assistentes sociais e psicólogos
(foto: Divulgação PMBM)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar

    Continuam todos atrás da Câmara de Vereadores incomodando quem passa, deveriam mandar alguns para o Verbo Divino outros para o bairro de Fátima, aí encontrariam uma solução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document