quarta-feira, 8 de dezembro de 2021 - 10:49 h

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Cerca de 40% dos idosos acima de 80 anos já foram vacinados contra a Covid-19 em Itatiaia

Cerca de 40% dos idosos acima de 80 anos já foram vacinados contra a Covid-19 em Itatiaia

Matéria publicada em 4 de fevereiro de 2021, 07:45 horas

 


Quarta-feira foi o primeiro dia deste público-alvo na cidade

Com as doses aplicadas nesta quarta-feira, o município imunizou 460 pessoas, sendo 229 idosos acima de 80 anos – Foto: Ariane Alves(Divulgação).

Itatiaia- Um total de 229 moradores de Itatiaia com idade acima de 80 anos foram imunizados contra a Covid-19, na quarta-feira, dia 3, no primeiro dia de vacinação direcionada a esta faixa etária.

O número representa cerca de 40% do público-alvo nesta idade, em uma estimativa de 536 moradores.

A vacinação aconteceu na Policlínica Municipal de 9h30 às 16h30, na sala de vacina e também no sistema “drive thru” (para pessoas que tem dificuldade de locomoção), na frente da unidade de saúde. De acordo com a Secretaria de Saúde, as doses da vacina serão aplicadas neste público-alvo até o dia 13 de fevereiro.

– Começamos com muita procura no posto, tivemos um contratempo por conta de um acidente que aconteceu na entrada da cidade, e que acabou prejudicando o transporte das doses até a Policlínica, pois ele depende de uma guarnição da Polícia Militar estar acompanhando. O início da imunização atrasou cerca de 40 minutos, mas depois que iniciamos, logo normalizou – explicou a coordenadora do Setor de Imunização, Andrea Penedo.

Com as doses aplicadas nesta quarta-feira, o município imunizou 460 pessoas, sendo 229 idosos acima de 80 anos e mais 236 pessoas, entre profissionais de saúde, moradores da Residência Terapêutica e pacientes do Centro de Recuperação (CRI).

A dona Zulmira Nascimento, de 82 anos, moradora do bairro Benfica, foi uma das primeiras a receber a vacina. Do carro, ela relatou a satisfação em poder ser imunizada.

– Estou feliz, muito agradecida, primeiro a Deus e à todos os profissionais que trabalham pra isso. É um momento de grande emoção para mim e minha família. Sei que preciso manter todos os cuidados, estou em casa, em isolamento, mas agora temos mais esperança. – disse.

O prefeito em exercício de Itatiaia, Imbere Alves acompanhou de perto os trabalhos na unidade de saúde, durante a manhã.

– A campanha de vacinação está sendo realizada na nossa cidade, seguindo todas as determinações do Ministério da Saúde. Estamos avançando e felizes em poder chegar no fim desse dia com 229 idosos imunizados. Para que não tenhamos contratempos e atrasos por falta de escolta policial para as vacinas, entraremos em contato com o comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar, pedindo reforços para Itatiaia – afirmou Imbere.

Itatiaia recebeu vacinas para segunda dose da Coronavac

Também nesta quarta-feira, o município recebeu mais 325 frascos doses da Coronavac, para a aplicação da segunda dose da vacina de profissionais de saúde, moradores da Residência Terapêutica e pacientes do Centro de Recuperação (CRI). Além disso, chegaram mais 70 doses que serão utilizadas para a vacinação dos idosos acima de 80 anos.

Para receber a vacina 

Os idosos, acima de 80 anos, estão sendo vacinados entre os dias 3 e 13 de fevereiro, na Policlínica Municipal, no Centro, das 9h às 16h30. Para a vacinação, a Secretaria de Saúde pede que os idosos tragam o CPF, o cartão do SUS, um comprovante de residência e a carteirinha de vacinação, se possuir.

Os moradores dentro desta faixa etária que tenham dificuldade de locomoção poderão ser vacinados em veículos, no sistema “drive thru” na frente da unidade de saúde. Os moradores com mais de 80 anos, participantes do programa “Melhor em Casa”, de acompanhamento domiciliar, serão vacinados em suas residências.

Os idosos acamados, que ainda não participam do programa “Melhor em Casa”, deverão entrar em contato com o posto de saúde de seu bairro para agendar a vacinação domiciliar. Caso o idoso maior de 80 anos esteja sob prescrição de medicamentos controlados ou fazendo quimioterapia, precisará de avaliação de seu médico para ser vacinado.

Se o idoso já contraiu a COVID-19, precisa se apresentar 30 dias após o diagnóstico da doença. Caso, no momento da vacinação, o munícipe apresente febre ou estados gripais, não será vacinado nessa oportunidade.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Até Itatiaia está caminhando.
    Volta Redonda nem iniciou nem fala em calendário para os idosos.
    A distribuição de vacinas é proporcional à população e o protocolo é o mesmo.
    O que está acontecendo?

Untitled Document