Cerca de 71% dos pequenos negócios do Rio de Janeiro utilizam ferramentas digitais para vendas

Por Diário do Vale

Além do uso das ferramentas digitais, os pequenos negócios resolveram investir em melhorias para suas empresas. (Foto: Raone Santos)

Rio- Durante a crise, os pequenos negócios passaram a inovar. Atualmente, 71% dos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte do Estado do Rio de Janeiro utilizam redes sociais, aplicativos ou internet (WhatsApp, Facebook e Instagram) para vender seus produtos ou serviços. Apenas 29% ainda não utilizam essas ferramentas. É o que aponta pesquisa do Sebrae.

Além do uso das ferramentas digitais, os pequenos negócios resolveram investir em melhorias para suas empresas. No levantamento, 40% adquiriram novas máquinas e equipamentos (exceto informática), 23% em instalações, 22% compraram equipamentos de informática, 18% na ampliação do espaço físico, 15% em treinamento dos sócios, 13% em software, 12% em treinamento de empregados e 9% investiram em veículos novos.

“A transformação digital foi a grande aliada para agilizar a gestão das empresas e aproximação com seu público-alvo, tendo por desafio, manter a boa qualidade no atendimento e uso de ferramentas adequadas. O consumidor está mais seletivo e criterioso em suas decisões, privilegiando um ambiente que favoreça a praticidade para tomada de decisão mais rápida sem gerar muito stress (seja em supermercados, consultórios, instituições financeiras; etc). O empresário precisa estar conectado e, principalmente, preparado para esse tipo de consumidor”, avalia a gerente de Inovação e Soluções do Sebrae Rio, Raquel Abrantes.

Mesmo apostando nos canais digitais e realizando novos investimentos para seus negócios, 45% dos empreendedores relatam que ainda enfrentam dificuldades para manter o negócio. Para 23%, as mudanças impostas no período foram importantes para o negócio, 14% seguem otimistas com as oportunidades que surgiram e 18% acham que o pior já passou.

 

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996