Cerveró delata Dilma e filho de FHC em depoimento à Lava Jato

by Diário do Vale

Brasília – O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), retirou o sigilo dos depoimentos de acordos de delação premiada do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró. Nos depoimentos, Cerveró citou a presidente afastada Dilma Rousseff, um filho do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, além de outros políticos que já são investigados na Operação Lava Jato.

Em troca das informações prestadas, Cerveró poderá deixar a prisão no dia 24 de junho, mas deverá devolver aos cofres públicos cerca de R$ 17 milhões, como forma de ressarcimento pelos desvios. Cerveró citou em um de seus depoimentos de delação premiada supostas irreguladades ocorridas durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardozo.

Cerveró  é um dos delatores da Operação Lava Jato e disse que fechou a contratação de uma empresa ligada ao filho do ex-presidente, Paulo Henrique Cardoso, por orientação do então presidente da estatal Phillipe Reichstul.

Ele disse aos aos investigadores que, em 1999 ou 2000, passou a tratar com o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, sobre a contratação da empresa espanhola Union Fenosa em um projeto da TermoRio, usina termelétrica operada pela estatal. Segundo o delator, todos esperavam que o negócio seria fechado, mas a empresa do filho de FHC foi contratada.

“Fernando Antônio Falcão Soares e os dirigentes Union Fenosa”, acreditavam que o negócio estava acertado, faltando apenas a assinatura para a finalização; Que, no entanto, o negócio já estava fechado com uma empresa vinculada ao filho do Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, de nome Paulo Henrique Cardoso; Que essa empresa era a PRS Participações; Que o negócio havia sido fechado pelo próprio declarante, por. orientação do então presidente da Petrobras Phillippe Reichstul”, diz trecho do depoimento de Cerveró.

Em nota, o Instituto FHC informou que não conseguiu contato com o ex-presidente, que está em viagem ao exterior.

Caso Dilma

Em um de seus depoimentos, Cerveró também afirmou que integrantes do Conselho de Administração da Petrobras que ocupavam o cargo durante a compra da refinaria Pasadena, nos Estados Unidos, tinham conhecimento das cláusulas do contrato de compra, entre eles a então presidente do colegiado, Dilma Rousseff, então ministra de Minas e Energia e presidente do conselho por ocasião da aquisição da refinaria.
“Não havia dúvida nenhuma quanto à aquisição da Refinaria de Pasadena. Os membros do Conselho de Administração tinham consciência das cláusulas put option e malin; Não corresponde à realidade a afirmativa de Dilma Rousseff de que somente aprovou a aquisição porque não sabia dessas cláusulas”, disse o delator.

No mês passado, o ministro Teori Zavascki decidiu arquivar outras citações contra a presidente Dilma Rousseff sobre a refinaria de Pasadena, feitas pelo senador cassado Delcídio do Amaral.

O ministro atendeu pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. De acordo com o procurador, não é possível investigar durante o mandato de Dilma fatos que não estão relacionados com o exercício da função.

Em um dos depoimentos de delação, Delcídio declarou que a presidente Dilma tinha “pleno conhecimento” do processo de compra da Refinaria da Pasadena, nos Estados Unidos, que gerou prejuízos para a estatal.

Dilma sempre sustentou que os esclarecimentos sobre a compra da Refinaria de Pasadena pela Petrobras, em 2014, já foram devidamente prestados, embasados em documentação do Conselho de Administração da Petrobras. Dilma ocupou cargo de presidente do Conselho de administração da estatal na época da compra da refinaria.

You may also like

15 comments

Sebastião 6 de junho de 2016, 18:46h - 18:46

‘The Intercept’: O colapso de credibilidade de Michel Temer

Texto diz que o presidente interino é agora inelegível por oito anos

O site The Intercept, do jornalista Gleen Greenwald, escritor e advogado americano, especializado em Direito Constitucional, publicou nesta segunda-feira (6) uma matéria onde afirma que desde o começo, ficou evidente que o processo de impeachment da presidente eleita, Dilma Rousseff, tinha como objetivo principal o fortalecimento dos verdadeiros ladrões de Brasília, permitindo assim que impeçam, obstruam e ponham fim às investigações da Operação Lava Jato (além de imporem uma agenda neoliberal de privatizações e austeridade extrema).
Apenas 20 dias após assumir o poder, provas irrefutáveis do envolvimento do Presidente interino Michel Temer em escândalos de corrupção vieram à tona. Dois ministros interinos de seu gabinete composto apenas de homens brancos, incluindo o Ministro da Transparência, foram forçados a abandonar seus cargos depois do aparecimento de gravações secretas em que conspiram visando obstruir as investigações nas quais se encontram envolvidos, assim como 1/3 dos ministros do gabinete interino.

O extenso texto do Intercept analisa que os alarmantes níveis de corrupção de seus ministros têm por vezes servido para encobrir o envolvimento do próprio Temer. O interino também se encontra envolvido em diversas investigações de corrupção. Agora condenado formalmente por violações de leis eleitorais, encontra-se por oito anos impedido de se candidatar a qualquer cargo público.
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, estado do presidente interino, publicou uma certidão formal que o declara culpado e impedido de se candidatar a qualquer cargo público por ter se tornado um candidato “ficha suja”. Temer foi condenado por doações acima do limite de campanha permitido por lei. Em meio a intrigas, corrupção e irregularidades no governo “interino”, as violações da lei não são a mais grave transgressão de Temer. Mas ainda assim revelam de forma evidente a fraude antidemocrática que a elite brasileira tenta perpetrar no país. Em nome da corrupção, a presidenta eleita democraticamente foi afastada e substituída por alguém que, apesar de não estar impedido por lei de assumir cargos públicos, encontra-se por oito anos impedido de se candidatar ao cargo que exerce no momento.

Segundo a reportagem de Gleen Greenwald, nada explica melhor a perigosa farsa que as elites brasileiras tentam impor à população do que o líder por eles escolhido ser impedido de se candidatar ao cargo que acabou de assumir, devido a uma condenação judicial. Não se trata apenas da destruição da democracia no quinto país mais populoso do mundo, tampouco da imposição de uma agenda de privatizações e ataque aos pobres para benefício da plutocracia internacional. Trata-se do fortalecimento de operadores corruptos – desrespeitando as regras democráticas – cinicamente conduzido em nome da luta contra a corrupção.

By JB

Ferreira 7 de junho de 2016, 08:12h - 08:12

Realmente, a farsa fica explicita com as delações, a situação da petrobras, os municipios em petição de miseria, atrasos no pagamento funcionalismo, PIB negativo por não sei quantas semanas e denuncias e mais denuncias
Cadeia e impeachemeant para todos!!!!!! Não sei como ainda tem gente que em politico de estimação, inacreditável
Acorda Brasil………é hora da virada, se for necessário para as ruas de novo, tirar quem não pode estar lá e ter certeza que os parasitas não voltam nunca mais

Aposentado 6 de junho de 2016, 14:05h - 14:05

Está cada vez mais claro e só não vê quem não quer, ou quem vive de ficar alimentando ódio contra certo partido político, a corrupção neste país não começou agora como alguns tentam fazer crer, vide os quase meio bilhão que o delator disse que foi desviado na Petrobrás pelo governo FHC. Mas isto é só a ponta do iceberg, pois sabemos que casos até mais graves do que este foram devidamente abafados e não investigados pela PF aparelhada pelo governo PSDB.

Ferreira 7 de junho de 2016, 08:04h - 08:04

Aposentado, voce tm toda a razão, o problema todo que vivemos hoje no pais é culpa do FHC

Ferreira 6 de junho de 2016, 08:25h - 08:25

Existem algumas referencias aqui a deputados europeus delatando o golpe, somente para ajudar, está na internet, as manifestações são “puxadas” pelo partido espanhol “Podemos”. Quem tiver curiosidade verifique pelo Google mesmo, quem são,….. suas ideias e principalmente quem financia ou financiou……ridículo…..como referencia o link “Chávez deu sete milhões ao Podemos para criar “forças bolivarianas””
Acorda Brasil, cadeia para TODOS os corruptos, de todos os partidos, quem tem político de estimação é PeTralha

Junior 4 de junho de 2016, 11:12h - 11:12

Como dizia o ex deputado Zoinho…. Em Brasília não tem ninguém santo. A lista do Marcelo comprova, mais de 300 políticos envolvidos no esquemão.

FORA DILMA, PT, SAPO BARBUDO SAFADO E FORA ... 4 de junho de 2016, 06:31h - 06:31

…E FORA TODOS OS ORDINÁRIOS ELES IRÃO CAIR UM A UM E TUDO IRÁ TRANSPARECER E VAMOS VER NOSSO PAÍS SE TRANSFORMAR PORQUE DA FORMA COMO ESTÁ NÓS NÃO QUEREMOS MAIS, NÃO SUPORTAMOS MAIS E NÃO TOLERAMOS MAIS. NÃO É ESSE OU AQUELE E SIM CADEIA AOS VERDADEIROS LADRÕES OS QUE ROUBARAM A DIGNIDADE DO POVO BRASILEIRO.

Pe quente 3 de junho de 2016, 23:38h - 23:38

Temos que ter a Dilma de volta themer jamais kkkkk

PALHAÇADA 3 de junho de 2016, 18:46h - 18:46

O LULA aprendeu com FHC dá privilegio aos filhos, aposto que o FHC vai vir com o mesmo papo não sabe de nada nunca ouviu falar etc… assim como nunca ouviu falar nunca esteve envolvido na CSN

Sebastião 3 de junho de 2016, 18:37h - 18:37

São matérias de jornais dos Estados Unidos e da União Européia, ou seja, todo o mundo civilizado.
Não estamos aqui como torcidas de futebol. Ninguém quer a volta da Dilma, nem eu.
Talvez não tenham percebido a diferença do momento político do econômico. O que jornais do mundo civilizado inteiro está noticiando é a violação da constituição, a forma como o governo afastado foi cerceado em todos os sentidos, e a forma como o governo interino tomou o poder.
Muitos dos que estão no poder agora, fizeram parte do anterior, inclusive o vice.
Provou-se que o que acontece há séculos no Brasil. O poderio da indústria, dos bancos e da mídia sempre se sobrepõe às aspirações populares.
Já estão começando a tolher os direitos trabalhistas ( inclusive o seu ), aprovando a DRU ( que no governo Dilma não deixaram) e uma série de motivos que eu poderia elencar aqui.
Amanhã, quando venderem a Petrobrás, o resto das estatais e deixar o povo de joelhos, quero ver estes MANÉS irem para as ruas com camisas amarelas falsificadas.
O que não podemos admitir é a quebra da constituição, com o apoio do Judiciário, inclusive, praticamente cassando 54 milhões de votos. Um retrocesso.

perito 3 de junho de 2016, 15:28h - 15:28

Estados Unidos, França, Japão, Argentina e outras potencias mundiais já declararam seu apoio ao atual governo Temer. O que importa a opinião de jornais?????? Venezuela, Bolivia, Paraguai, Cuba, Angola e companhia que, juntamente com o governo dilma, servem para lavagem do dinheiro desviado dos cofres públicos, em forma de empréstimos pelo BNDES, são contra o governo e deveriam cortar relações com o mesmo( pois não fariam falta nenhuma, pelo contrário). Quem Vcs preferem como aliados do Brasil?????? rsrsrsrsrs

Sebastião 3 de junho de 2016, 12:58h - 12:58

‘DW’: Eurodeputados querem bloquear negociações da UE com governo Temer

34 deputados assinaram carta criticando falta de “legitimidade democrática” do governo interino

Matéria publicada nesta quarta-feira (1) pelo jornal alemão Deutsche Welle comenta que um bloco de parlamentares de esquerda quer suspender negociação com Mercosul em resposta ao afastamento de Dilma.

Segundo a reportagem, 34 deputados formado por partidos de esquerda de Espanha, Itália, Portugal, Alemanha, Irlanda e Grécia encaminharam uma carta a Federica Mogherini, chefe da diplomacia da UE, afirmando que o governo Michel Temer carece de legitimidade. De acordo com o documento, a presidente afastada Dilma Rousseff foi vítima de um “golpe branco” e a UE deve se posicionar sobre o assunto suspendendo as negociações de um acordo de livre-comércio entre o bloco e o Mercosul, que vinham se arrastando há décadas e recentemente voltaram à mesa no ano passado.

Em entrevista à DW, o eurodeputado Xabier Benito, do espanhol Podemos, que liderou a iniciativa, disse esperar que a carta inicie um debate sobre a situação política do Brasil. Até lá, segundo ele, o melhor é que as negociações sejam suspensas.

O eurodeputado Xabier Benito, do espanhol Podemos, que liderou a iniciativa

“Nossa postura é defender acordos que não levem apenas ganhos financeiros, mas também direitos humanos e a discussão com atores legítimos. E nesse momento estamos vendo surgirem dúvidas sobre a legitimidade do governo interino e sua legitimidade em negociar um acordo tão amplo”, disse o deputado, que é vice-presidente da delegação do Parlamento Europeu para as relações com o Mercosul.

O deputado Benito afirma que não quer parar na carta, mas que ele seus colegas pretendem convidar a embaixadora brasileira na União Europeia para conversar. “Queremos discutir o que está acontecendo no país. Estamos preocupados.”

Ele admite, no entanto, que a decisão sobre as negociações depende de Mogherini e de outros altos-representantes da UE. Ele afirma que a própria posição da delegação para relações com o Mercosul, da qual faz parte, é mais de observação e sugestão. “As negociações estão mesmo nas mãos dos comissários, eles são o poder Executivo, diz.

By JB

Sebastião 3 de junho de 2016, 12:54h - 12:54

‘The New Yorker’ compara Brasília a santuário de canalhas

Matéria publicada no site do The New Yorker nesta quinta-feira (2) faz duras críticas às mudanças recentes ocorridas no governo brasileiro, com a substituição de Dilma Rousseff por Michel Temer na presidência.

A reportagem critica o fato de Temer ter escolhido um ministério composto apenas por homens brancos, enquanto metade da população é de mulheres, e uma porcentagem similar tem ancestrais indígenas ou africanos.

O texto do New Yorker aponta como erros acabar com os ministérios das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, enquanto escolheu Alexandre de Moraes como ministro da Justiça, acusado de “enviar esquadrões da morte” para lutar contra o crime em São Paulo.

Jornal diz que políticos brasileiros não podem mais viver como se estivessem em um santuário para canalhas

O New Yorker continua sua crítica com uma lista já bastante conhecida pelos brasileiros, como a nomeação de Blairo Maggi (“O Rei da Soja”) para o Ministério da Agricultura, o fim e retorno do Ministério da Cultura e o fato de Romero Jucá ter sido pego em escutas telefônicas tentando abafar a Operação Lava Jato.

Por fim, o texto do New Yorker fala que para os brasileiros recuperarem plenamente a saúde de sua democracia, os políticos brasileiros não podem mais viver como se estivessem em um “santuário para canalhas “.

By JB

estudante 3 de junho de 2016, 14:01h - 14:01

Então os gringos querem que Dilma Vana volte para a presidência? Deve ser para venderem outra refinaria em Pasadena pra ela né. Tudo bem que o povo não quer o Temer, agora insistir com Dilma e %#Rr1S53

Mané 3 de junho de 2016, 15:01h - 15:01

O dicionário houaiss define muito bem sebastião.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996