sexta-feira, 23 de agosto de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Chuva provoca caos nas ruas de Volta Redonda que estão tomadas por mato e lama

Chuva provoca caos nas ruas de Volta Redonda que estão tomadas por mato e lama

Matéria publicada em 8 de abril de 2019, 10:00 horas

 


Ruas da Vila Santa Cecília e de diversos bairros ainda estão intransitáveis; aulas foram suspensas em algumas escolas municipais

 

Córrego Brandão, na Vila Santa Cecília, transborda deixando a Rua 41 C coberta de lama e mato (crédito Miguel Silveira)

Volta Redonda – As principais ruas de acesso à Vila Santa Cecília estão tomada por lama e mato. O trânsito na localidade está lento, principalmente nas ruas 41 C, 26 e 33. Ainda nas proximidades do Rio Brandão, árvores foram arrastadas pela correnteza e algumas tombaram com risco de queda. Pedestres que passam pelo local estão com dificuldades para caminhar entre a lama e entulhos de galhos e árvores.

A lama invadiu ainda garagens e acessos a diversas clínicas médicas localizadas nestas ruas. Devido a grande quantidade de lama, um motociclista não conseguiu se equilibrar e caiu na pista, parando o trânsito que já esta lento. Para ajudar equipes da prefeitura, moradores e comerciantes estão na operação limpeza de calçadas e limpeza de ruas e bueiros.

O motorista de aplicativo Marco Aurélio da Silva, que também passou pela Vila Santa Cecília disse que, nesta manhã, teve dificuldades para transitar por diversos bairros da cidade, entre eles, o bairro Siderlândia, onde segundo ele, várias ruas estão cobertas por lama e entulhos. “Esta complicado dirigir pela cidade e todos devem ter muito cuidado ao passar por diversos bairros hoje”, ressaltou Marco Aurélio.

Aulas suspensas

As aulas foram suspensas na seguintes escolas: Pará, que fica no Retiro, João Haasis, no Eucaliptal, onde um muro caiu.

Também foram afetadas as escolas Graciema Moura, em Três Poços, e a creche Gotinha de Amor, no São Cristóvão.

Na Escola Municipal Tocantins, no Retiro, as aulas não foram suspensas, embora o bairro tenha sido um dos mais atingidos pela chuva.

O Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) e o Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) suspenderam as aulas desta segunda-feira em razão das fortes chuvas que atingiram a região na noite de ontem.

Mutirão 

Equipes de diversas secretarias da prefeitura de Volta Redonda estão atuando nos bairros para amenizar os impactos causados pela chuva que castigou a cidade na noite de ontem (7).  As escolas do município, que sofreram danos por conta do temporal, estão sendo avaliadas pela secretaria de Educação e técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU). O diretor-presidente do SAAE-VR, José Geraldo, explica que por falta de energia na Estação de Tratamento de Água do Belmonte o abastecimento de água pode ficar prejudicado.

De acordo com a Defesa Civil, a chuva do último domingo acumulou 140 mm no bairro Retiro e nas proximidades. Houve acúmulo de água nas ruas dos bairros Retiro, Jardim Ponte Alta, Minerlândia, Siderlândia, Belmonte, Jardim Europa e Vila Santa Cecília.

– Choveu um acumulado muito grande em pouco tempo. Há anos não registramos chuvas de tamanha intensidade – comentou o coordenador da Defesa Civil, Leandro Rezende, acrescentando que os serviços de recuperação da cidade estão sendo realizados através de uma operação conjunta entre as secretarias de Educação, Meio Ambiente, Coordenadoria da Defesa Civil, Guarda Municipal, Ação Comunitária e de Infraestrutura.

Durante a madrugada foi registrado um deslizamento no bairro 249, que atingiu um estabelecimento comercial, deixou duas pessoas feridas e que foram atendidas na rede municipal de saúde. O estado de saúde das vítimas está estável.

A secretaria Municipal de Infraestrutura desobstruiu na noite de ontem a Avenida Paulista, no bairro Retiro, a Avenida Beira Rio e o acesso ao bairro Açude, que foram dominados pela água.

– Estamos atuando principalmente nos pontos mais críticos, liberando vias, tirando galhos, cortando troncos. Vamos ter equipes durante toda a madrugada atuando e nesta segunda, dia 8, o serviço seguirá a todo vapor – disse o secretário de Infraestrutura, Toninho Oreste.

O prefeito Samuca também destacou que será feito um detalhamento dos impactos das chuvas.

– Determinei toda a estrutura da prefeitura para atender as emergências ainda na noite de domingo e madrugada de segunda. Já liberamos alguns locais. Amanhã (segunda) durante o dia será efetuada o detalhamento dos impactos desta forte chuva e a limpeza geral da cidade – disse Samuca.

Pedestres tem dificuldades para andar pela Rua 33 tomada por lama e entulho (crédito Redes Sociais)

As pistas próximas a córregos da Vila Santa Cecília estão tomadas por lama (crédito Redes Sociais)

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

36 comentários

  1. Avatar

    O nosso prefeito foi eleito por ser o novo,gestor e contra a velha política.Qualquer semelhança,tirando o gestor,com o plano federal é mera coincidência.

  2. Avatar

    me desculpem mais se o povo fosse mais educado jogado o lixo no lixo haveria menos problemas

    • Avatar

      Em várias fotos eu não vi lixo, mas somente muito barro e capim. Consequência da retirada da proteção do solo das margens dos rios e córregos, um serviço porco da SMI que a SMMA e o prefeito não enxergam. E diga-se de passagem nem os samukets que estão sumidos.

      Reveja se as fotos de VR mostram lixo e compare com as fotos de BM que tem muito lixo.

  3. Avatar

    Para uma cidade que se diz a capital do Sul Fluminense , tem
    que melhorar muito, pois qualquer chuva é o caos.
    Comem sardinha e arrotam caviar.

  4. Avatar

    Eu acho é pouco!!
    esse povinho de VR tinha que sofrer mais, bando de prepotentes, se acham demais!!
    Tinha que acontecer algumas tragédias maiores isso ai é bem leve

  5. Avatar

    Meu governo é um governo de diálogo e vou ter uma conversa com São Pedro para dar fim a toda essa situação.
    Já ainda nessa semana vou até as porta do Céu e dialogar o melhor pra Volta Redonda.
    Depois vou até o Qatar para conseguir a fórmula de ficar anos sem uma gota de chuva, já que não temos estrutura, não pode chover.

  6. Avatar

    Prefeitura não faz os serviços(Capina, varrição, poda de arvore etc, etc , etc) população de volta redonda entra com a falta de educação(joga lixo na rua, entulho de toda espécie) da no que dá. É só sair em VR cidade inteira os bueiros(abertura, através do qual as águas da chuva são drenadas pelas sarjetas; boca de lobo) todos com lixo.

  7. Avatar

    Quero pedir q população calma e paciência que o sol já apareceu e vai secar tudo.

  8. Avatar
    Volta Redonda que eu quero

    Pesoal a Vila recebe toda água da Região do Belvedere(que cresce com novos loteamentos perdendo cada vez mais a drenagem do solo ) e Regiao da Cicuta, e sem cobrar com a Rodovia do Contorno, que tambem direciona. Novas obras e até um piscinão deve ser estudado….
    Pois o povo vai sempre ter surpresas com as chuvas a virem..

  9. Avatar

    Os comentaários oportunistas sobre política aqui são VOMITÁVEIS

    Não sou eleitor do atual prefeito e no entanto tenho vergonha na cara de não subir em palanque na base do oportunismo enquanto ha familias desabrigadas e com serias dificuldades

    Vocês deveriam evoluir, são uns primatas

    • Avatar

      Concordo plenamente com vc nemesis.
      Bando de gente ignorante, que só sabem reclamar, mas na hora de jogar lixo não chão não estão nem aí. daí tudo é culpa prefeito!! Ah fala sério… saco cheio desse povinho de vr.

  10. Avatar
    Fernando josé da silva

    E sempre as mesmas desculpas e respostas de Politicos e Maus Administradores! HA CHOVEU MUITO, NÃO ESPERAVAMOS ESSA ÁGUA TODA! São uns caras de Pau, toda cidade esta um Lixo a ceu aberto, não se ve manutenção e conservação de Bueiros, Podas de Arvores, limpeza das margens dos rios, caminhões de recolhimento dos lixos passando apenas durante a madrugada, sendo que as chuvas sempre chegam nos fins das tardes! e outra coisa, onde estao no dia a dia a fiscalização sobre entulhos e lixos que a população ainda deixa nas ruas? tem poltronas e objetos diversos jogados nas portas e beira de Rios ha muito tempo, onde esta a fiscalização? Chuvas fortes temos ao longo dos anos não somente em VR, mas preferem fazer festas de Reveillon, Ruas de Lazer com meia duzia de pessoas (kkkk) me desulpem senhores Administradores, gestores ou sei la como se chamam, mas Não culpem a Natureza, sejammais profissionais e competentes, vcs são os responsáveis pela Administração publica total da cidade!

    • Avatar

      Vc deve ler mais o Diário do Vale, o maior, mais lido e mais compartilhado jornal da região.

      Diariamente vejo árvores podadas, muitas delas TOSADAS sem dó. Vc ainda não viu que para recolher as podas e as árvores TOSADAS, a SMI colocar os caminhões pesadões em cima das calçadas quebrando todas.

      E para arrumar não adianta pedir ao prefeito, não adianta pedir a SMI, não adianta sentar no colo dos vereadores (já me falaram isso) e o pior, não adianta colocar no Orçamento Participativo através de lei aprovada tanto pelo legislativo quanto pelo prefeito. O próprio prefeito simplesmente desrespeita os pedidos.

      Talvez Vc não viu as DEZENAS de árvores ceifadas (para o prefeito foi podas) na rodovia na altura do cemitério portal da Saudade, e mais abaixo em direção ao Belvedere a derrubada de CENTENAS de árvores (para o prefeito foi podas).

      Quando estiver no posto perto da Casa de Portugal olhe no horizonte do outro lado da pista. Verá MILHARES de árvores ceifadas (será que para o prefeito tbm foram podas?)

  11. Avatar

    São as pragas do Egito na versão Tupiniquim.

  12. Avatar
    Pedro Francisco da Silva Neto silva

    Agora é fácil culpar o prefeito ,mais vc que tá falando mal dele não colabora ,veja ai no seu bairro ,na sua casa ,no seu quintal ,no seu vizinho como é descartado o lixo?
    O povo brasileiro em geral não colabora joga lixo em qualquer lugar e quando chove culpa o prefeito.

  13. Avatar

    Todo mundo sabe que choveu pra cacete e a rua está tomada de lama, e a pessoa faz o que? Sai de casa de chinelo. Brasileiro é um povo nojento mesmo, na moral

  14. Avatar

    No Bairro São Judas em Barra Mansa há uma obra , de uma construtora que está detonando literal mente o Bairro, entupindo o córrego de lama, as ruas e ninguém toma providencias crime ambiental em cima de crime ambiental, também pessoas que não contribuem jogando lixo pra tudo quanto é lado..
    Juntando tudo isso ao caos, vem a chuva que a e, infelizmente não temos controle sobre isso…

  15. Avatar

    O trabalho deve ser feito na prevenção. FENÔMENOS não se prevê a intensidade então vamos amenizar as consequências…
    Todos nós sabemos que o verão é época de chuvas fortes. Não precisa ser muito inteligente, para fazer obras ou limpeza dos bueiros, dragagem nos rios antes do verão e durante o verão se faz a manutenção.
    Como o poeta disse “São as aguas de março fechando o verão” ou como a vovó dizia é enchente das goiabas.
    A população podia colaborar evitando jogar lixos pneus sofá em locais inadequados.

  16. Avatar

    A culpa é de quem não pode se defender. Na Amaral Peixoto e 207 qualquer chuva tem alagamento e ao invés de resolver o problema em definitivo só ficam limpando o local tirando fotos e postando no Facebook. Vamos trabalhar.

  17. Avatar

    Volta Redonda sempre tem enchentes, pode pesquisar ai a cada 5, 6 anos sempre vem uma chuva dessas.
    Na época do Neto tiveram várias, do Baltazar etc. Antes de sair criticando poder publico, olhe para o seu próprio umbigo e para de jogar lixo nas ruas, entulho nas encostas e outras “brasileiriçes” que vemos por ai.

  18. Avatar

    Tirahama, sábios comentários!…

  19. Avatar

    Mais a culpa não é da chuva a culpa e desce perfeito que não ta sabendo administra o seu governo !! Pq na época do neto sempre teve uma equipe que limpava os bueiros da cidade agora nessa gestão do senhor samuca não tem,agora eu pergunto pq? E samuca me arrependi de votar em vc ta fazendo nada

    • Avatar

      Quanta ignorância meu Deus, esse povinho só tem o que merece mesmo.

      Obs: Não sou eleitor do Samuca

    • Avatar

      Max, se o Samuca é “perfeito” então ele é um bom “prefeito”.

    • Avatar

      mas tem o povinho mal educado e porquinho que joga lixo no chao, nao é mesmo????

    • Avatar

      Gente bom dia!
      Só um comentário light. A pontuação sempre fica colada no fim da palavra. É assim ó! Escreve a palavra, coloca a virgula ou ponto, da o espaço e continua.
      Simples assim.

    • Avatar

      Pelo visto a chuva tbm danificou a língua portuguesa.

    • Avatar

      Maurício,

      Para o nosso povo entender muitas coisas é necessário tirar a pontuação do textos. Eu costumo fazer muito isso.

      O Max Guarniere não está totalmente errado escrevendo para os brasileiros de VR e região. Quantos e quantos leitores entendem Mas no lugar de “mais a culpa não é da …”

  20. Avatar

    O que ferra todas as cidades sao os lixos que cidadoes inconcientes sem responsabilidades jogam em lugares nao permitidos deveria ter uma equipe da pmvr que fiscaliza se e punice com serveras puniçoes essas pessoas, quem sabe mechendo nos bolsos delas aprendem e aqueles que nao poderem pagar que se realize os piores serviços comunitarios acorda pmvr ate quando voces vao ficar dando murro em pontas de facas samuca ………faça essa equipe e coloque cameras em todos os locais para pegar esse povo …….

  21. Avatar

    Sr prefeito, isso pra mim é incompetência, é muito fácil colocar a culpa na chuva, só vejo o SR, mudando sentido de trânsito, comprando ônibus elétrico que não atende os moradores só os comerciantes, e na era NETO, não tinha esses alagamentos, e chovia da mesma forma, com certeza o Senhor não será reeleito, péssimo governo, açude, retiro, vila Santa Cecília, 207, São Luís, Dom Bosco, Caieiras, Vila Americana, o que a PMVR vai fazer? O pinto da serra está com barro desde mês passado, ninguém da
    prefeitura aparece, #boraTrabalharSamuca . Eu não voto no Sr

    • Avatar

      Nas próximas eleições vote em São Pedro. Quem sabe assim ele resolva seus problemas de incompetência meteorológica.

  22. Avatar

    Esse Prefake PINÓQUIO e sua equipe de patetas são os unicos responsáveis pelo agravamento dos estragos causados pela chuva. Sim, com a falácia de que está fazendo.manutenção da cidade deixou em descaso a cidade e seus munícipes.
    VERGONHA!

Untitled Document