Chuva segue causando estragos em municípios da região

by Diário do Vale

Sul Fluminense – Os municípios continuam sofrendo as consequências das fortes e intermitentes chuvas dos últimos dias na região Sul Fluminense. O volume de água tem superado as previsões e em alguns casos chove num dia o previsto para o mês. Como aconteceu, por exemplo, Barra do Piraí e Valença, cidades que registraram alagamentos e desabamentos.

No distrito de Conservatória, em Valença, foi registrada a queda de uma casa, na Rua Vila Ramos, no Centro. O imóvel ficava próximo a um córrego e devido a forte chuva cedeu por completo. A prefeitura de Valença destacou que a casa foi construída sem licença, em cima de uma servidão de manilhas, o que causou o desabamento, porém ninguém morava no imóvel.

Um muro de uma fábrica de alimentos caiu na RJ-145. A Defesa Civil foi acionada, ninguém ficou ferido. Ainda em Valença, uma barreira deslizou na RJ-143, Estrada Valença-Conservatória, mas a Secretaria de Serviços Públicos já desobstruiu a pista e liberou o local.

Barra do Piraí

Em Barra do Piraí, segundo a Defesa Civil, choveu o equivalente a 73 mm de chuva em 24 horas e três ruas ficaram alagadas: Rua Barão do Rio Bonito (Santana), Rua David Cerqueira (Santo Cristo), e Rua A (distrito de Ipiabas).
Já no bairro São João, uma calçada cedeu e caiu em um córrego, a Defesa Civil isolou o local.

Uma casinha para crianças cedeu no Jardim de Infância Professor Murilo Braga, na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro. A prefeitura afirmou que os danos causados pela chuva ao patrimônio municipal serão arrumados dentro de alguns dias.

Corpo

Moradores encontraram o corpo de um homem, ainda não identificado, no Rio Paraíba do Sul, na tarde de quarta-feira (5), em Barra do Piraí. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para retirar o cadáver do rio, porém o volume do rio estava muito alto para retirada.

Os bombeiros acreditam que o cadáver foi arrastado para Vassouras, onde o quartel deve ser acionado para acompanhar o caso.

Volta Redonda

Em Volta Redonda, moradores registraram o surgimento de crateras na Avenida Paulo Erlei Alves Abrantes, no bairro Três Poços, local onde fluxo de trânsito é intenso, principalmente no horário de pico.

Moradores do bairro Vila Santa Cecília se assustaram com o córrego que corta a Rua 41-C que na tarde de ontem estava mais volumoso do que o normal.

Angra dos Reis

A chuva dos últimos dias provocou queda de árvores e deslizamentos de terra na RJ-155 (Rio-Santos), em Angra dos Reis. Em conversa com o DIÁRIO DO VALE, a Defesa Civil do município confirmou os transtornos já foram solucionados e que a pista segue com o fluxo normalizado.

No município não foram registrados alagamentos, deslizamentos de terra ou transbordamentos devido a chuva de quarta-feira (5).

Resende

A Defesa Civil de Resende ficou em alerta na madrugada desta quinta-feira (6), pois o Rio Sesmaria ficou 4,49 metros acima do nível de transbordo, que é de 4 metros, por volta das 2h40. Apesar do transbordo, a água não atingiu nenhuma casa. O nível do rio começou a abaixar às 5h e nesta manhã está com 1,18 metros de altura. A previsão de chuva para o dia era de 35mm.

Os agentes solicitaram a redução da vazão da Represa do Funil para que o rio não transbordasse novamente e inundasse as residências.  Ela estava trabalhando com 81% da capacidade.

Com o transbordo, as ruas José Geraldo Coutinho, Rodolfo Pelini Filho, Joaquim de Azevedo Carneiro Maia, Rua 4 e Rua Vereador Richard Rocha de Andrade foram parcialmente alagadas. Ao contrário da Avenida Sesmaria que ficou totalmente alagada.

Piraí

O temporal derrubou muro de uma escadaria, na Rua Joaquim Travesso, no bairro Asilo. A queda bloqueou o acesso a seis casas na rua. Na manhã desta quinta (6), uma equipe da prefeitura foi até a localidade para realizar a limpeza.

Rio Claro

O distrito de Passa Três foi a localidade mais afetada, em Rio Claro. O bairro Água Mineral ficou alagado e um córrego transbordou na RJ-139, na altura do km 7, que liga a Via Dutra à localidade de Pouso Seco. Também foi registrada a queda de uma barreira, no bairro Shumbinho, ainda no distrito.

A RJ-155, Rodovia Saturnino Braga, também registrou queda de barreiras no km 36 e km 37. As estradas foram liberadas para fluxo normal nesta manhã. A Defesa Civil não registrou desabrigados ou feridos.

You may also like

1 comment

VAI VENDO 6 de fevereiro de 2020, 10:12h - 10:12

Vejam no vídeo onde as moradias estão: derrubaram as árvores e construíram debaixo do barranco. A natureza dá o retorno pela agressão.

Em vez de cobrarem os governos para construir MCMV com financiamento acessível preferem investir suas economias em áreas de risco, sujeitando a perderem tudo.

Estou lembrando aqui dos invasores das margens e do leito do Rio Barra Mansa.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996