O Ministério da Saúde incorporou os medicamentos clozapina, lamotrigina, olanzapina, quetiapina e risperidona para o tratamento do transtorno bipolar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A portaria com a decisão foi publicada no Diário Oficial da União e entra em vigor hoje (10). As informações são da Agência Brasil.
Clozapina, lamotrigina, olanzapina, quetiapina e risperidona são remédios usados para outros fins na rede pública, mas devem estar disponíveis também para esse transtorno afetivo. A expectativa é que em 2015 cerca de 270 mil pessoas sejam beneficiadas com o tratamento. O investimento este ano será de cerca de R$ 90 milhões com os medicamentos.
O Ministério da Saúde deve publicar esta semana as diretrizes terapêuticas para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento do transtorno bipolar. A forma mais grave da doença afeta cerca de 2 milhões de brasileiros.
1 comment
Que bom que os remédios estão no SUS, pena que não têm médicos psiquiatras para receitarem esses remédios para pacientes no SUS de Volta Redonda!!!Os coitados ficam penando com pires na mão prá conseguir remédios que não podem ficar sem tomar!!!!!O prefeito precisa verificar o porque que os médicos psiquiatras não estão ficando nos postos!!!!
Comments are closed.