
Equipe médica também contou com os profissionais Márcio Schiefer, Túlio Coimbra, Sérgio Pistarino, João Monlevad e Rodolfo Annicchino – Foto: Divulgação
Volta Redonda- O aposentado Franklin Geraldo, 62, de Volta Redonda, foi submetido a uma cirurgia inédita na região Sul Fluminense para tratar osteoartrite avançada no ombro direito. O procedimento, conhecido como artroplastia reversa, foi realizado com auxílio de sistema de navegação por GPS, recurso que amplia a precisão cirúrgica e melhora os resultados clínicos.
A intervenção ocorreu no Hospital Unimed Volta Redonda e foi conduzida pelo ortopedista Fabiano Claudio Pereira, cooperado da unidade e integrante do Grupo de Ombro e Cotovelo do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). A equipe médica também contou com os profissionais Márcio Schiefer, Túlio Coimbra, Sérgio Pistarino, João Monlevad e Rodolfo Annicchino.
De acordo com Pereira, o uso do GPS foi essencial para garantir a eficácia do procedimento, dada a complexidade do caso. “Esta técnica nos permite ter as medidas e tamanhos exatos dos materiais para a necessidade de cada paciente, o que garante melhores resultados cirúrgicos. Esse tipo de prótese é indicado principalmente para casos de osteoartrite avançada do ombro”, disse.
A cirurgia consistiu na substituição da articulação comprometida por uma prótese invertida, indicada em casos em que há desgaste severo e perda funcional. O recurso da navegação digital é considerado um avanço tecnológico importante e ainda pouco comum fora dos grandes centros hospitalares.
Recuperado, Franklin comemorou a melhora da qualidade de vida após o procedimento. “Minha recuperação está ótima. Estou em processo de reabilitação e muito satisfeito com a evolução. Antes da cirurgia, vivia com dor 24 horas por dia. Hoje, graças a Deus e a todos os envolvidos neste processo, não sinto mais nada (…)”, disse.
O presidente da Unimed Volta Redonda, Vitório Moscon Puntel, afirmou que a realização do procedimento reforça o compromisso da instituição com a inovação médica. “Mais uma conquista que nos posiciona como referência em soluções para a saúde da região, contribuindo para a interiorização de procedimentos antes só acessíveis em grandes centros”, ressalta.