Cirurgia inédita com GPS recupera paciente com artrose no ombro em Volta Redonda

Procedimento realizado no Hospital Unimed aplica técnica de navegação para implantar prótese em paciente de 62 anos

by Lívia Nascimento

Equipe médica também contou com os profissionais Márcio Schiefer, Túlio Coimbra, Sérgio Pistarino, João Monlevad e Rodolfo Annicchino – Foto: Divulgação

Volta Redonda- O aposentado Franklin Geraldo, 62, de Volta Redonda, foi submetido a uma cirurgia inédita na região Sul Fluminense para tratar osteoartrite avançada no ombro direito. O procedimento, conhecido como artroplastia reversa, foi realizado com auxílio de sistema de navegação por GPS, recurso que amplia a precisão cirúrgica e melhora os resultados clínicos.

A intervenção ocorreu no Hospital Unimed Volta Redonda e foi conduzida pelo ortopedista Fabiano Claudio Pereira, cooperado da unidade e integrante do Grupo de Ombro e Cotovelo do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). A equipe médica também contou com os profissionais Márcio Schiefer, Túlio Coimbra, Sérgio Pistarino, João Monlevad e Rodolfo Annicchino.

De acordo com Pereira, o uso do GPS foi essencial para garantir a eficácia do procedimento, dada a complexidade do caso. “Esta técnica nos permite ter as medidas e tamanhos exatos dos materiais para a necessidade de cada paciente, o que garante melhores resultados cirúrgicos. Esse tipo de prótese é indicado principalmente para casos de osteoartrite avançada do ombro”, disse.

A cirurgia consistiu na substituição da articulação comprometida por uma prótese invertida, indicada em casos em que há desgaste severo e perda funcional. O recurso da navegação digital é considerado um avanço tecnológico importante e ainda pouco comum fora dos grandes centros hospitalares.

Recuperado, Franklin comemorou a melhora da qualidade de vida após o procedimento. “Minha recuperação está ótima. Estou em processo de reabilitação e muito satisfeito com a evolução. Antes da cirurgia, vivia com dor 24 horas por dia. Hoje, graças a Deus e a todos os envolvidos neste processo, não sinto mais nada (…)”, disse.

O presidente da Unimed Volta Redonda, Vitório Moscon Puntel, afirmou que a realização do procedimento reforça o compromisso da instituição com a inovação médica. “Mais uma conquista que nos posiciona como referência em soluções para a saúde da região, contribuindo para a interiorização de procedimentos antes só acessíveis em grandes centros”, ressalta.

Você também pode gostar

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57 – Vila Mury – Volta Redonda – RJ – Cep 27281-670
Jornalismo (24) 99926-5051 | Comercial (24) 99974-0101 | Diário Delas
(24) 99208-6681
Image partner > depositphotos

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996