Cláudio Castro celebra 10 anos de parceria entre o Governo do Estado e a Universidade chinesa de Hebei

Parceria teve início em 2013, com a criação do Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa

by adrielly ribeiro

Foto: Divulgação – Governo do Estado

Estado do Rio de Janeiro – O governador Cláudio Castro recebeu, na manhã desta segunda-feira (27/05), a visita da comitiva chinesa de educação. O encontro, no Palácio Guanabara, marcou os 10 anos da parceria entre o Governo do Estado e a Universidade de Hebei – faculdade provincial da China. Atualmente, a rede de educação estadual conta com duas escolas Interculturais Brasil-China, em Niterói e em Duque de Caxias.

“Ao longo desses 10 anos o nosso intercâmbio permanente ensinou o mandarim para muitos jovens. O Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa tem os melhores resultados da rede estadual, sempre com visão de ciências exatas, que é o grande destaque da escola”, declarou o governador Cláudio Castro.

A parceria entre o governo e a Universidade de Hebei teve início em 2013, com a criação do Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa – Intercultural Brasil-China. A escola, localizada em Niterói, se tornou pioneira no ensino da língua e da cultura chinesa no Brasil.

“Espero que esse encontro consiga promover mais intercâmbios entre o Governo do Rio e a China. Estamos aqui para fortalecer ainda mais essa cooperação com as escolas do Rio de Janeiro e as trocas entre professores e alunos”, explicou o diretor-adjunto do Departamento de Educação de Hebei, Jia Haiming.

O acordo tem proporcionado intercâmbios educacionais, atividades culturais e iniciativas de cooperação, consolidando-se como um modelo de sucesso na cooperação sino-brasileira de ensino. Mais de 150 alunos e professores participaram de programas de intercâmbio entre o Brasil e a China. Além disso, mais de 10 alunos se matricularam na Universidade Normal de Hebei para graduação ou estudo de idiomas.

Recentemente, foi assinada a renovação da parceria com a Universidade de Hebei, estendendo o acordo entre o Governo do Estado e o grupo chinês de educação até 2026, para a manutenção do ensino intercultural na Escola Joaquim Gomes.

“É uma grande honra celebrar esta década de união. Nas interculturais, os nossos alunos não aprendem somente um novo idioma. Também aprendem sobre a cultura, as vivências e se inspiram no projeto de vida chinês“, disse a secretária de Educação, Roberta Barreto.

A reunião contou com a participação de 13 integrantes da Universidade de Hebei. Além de Jia Haiming, estavam no encontro o presidente da Universidade de Hebei, Liu Jingze, e o secretário do Partido da Universidade de Shijiazhuang Tiedao, Feng Wenjie.

 

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996