domingo, 24 de outubro de 2021 - 19:10 h

TEMPO REAL

 

Capa / Destaque / Clínica de Castração de animais começa a funcionar no início de 2020 em Barra Mansa

Clínica de Castração de animais começa a funcionar no início de 2020 em Barra Mansa

Matéria publicada em 16 de dezembro de 2019, 15:45 horas

 


Barra Mansa- A Clínica Municipal de Castração e Atendimento a Animais, localizada no bairro Santa Rosa, deve ser inaugurada em janeiro de 2020, segundo o secretário de Saúde Sérgio Gomes, as obras estão com 90% concluídas.

– A Clínica funcionará no Centro de Lazer Feliz da Vida. Nossa expectativa é terminar os serviços até o fim deste mês. Enquanto isto, aguardamos a chegada dos equipamentos necessários para a realização dos procedimentos de castração e atendimento aos animais de pequeno porte – detalhou o secretário.

O objetivo da Clínica Municipal é reduzir a população de cães e gatos nas ruas, através da castração gratuita, além de ofertar atendimento médico veterinário aos animais.

Informatização

Dados de pacientes nos PSFs estão sendo arquivados através de informatização
(Foto: Paulo Dimas- Secom PMBM)

Outra novidade na área da Saúde se refere à informatização de todos os PSFs (Programas Saúde da Família). De acordo com Sérgio Gomes, o Ministério da Saúde vem atuando para que todos os municípios executem a informatização. Barra Mansa pactuou que até o fim deste ano executaria o procedimento em 50% dos PSFs.

– Fomos além, e até janeiro vamos atuar para que seja possível armazenar o histórico clínico dos pacientes, como exames, medicamentos e internações, por 10, 20 anos. Isso significa melhoria no atendimento e economia aos cofres públicos, pois evita a repetibilidade de exames e medicamentos – destacou.

Gomes ainda disse que a partir de agosto do ano que vem, o Ministério da Saúde vai remunerar os municípios a partir da avaliação de 21 itens do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção). Atualmente, a avaliação acontece sobre sete itens.

– Os hospitais de excelência, como o Samaritano, no Rio de Janeiro, tem em torno de 80% de satisfação da população. Os outros 20% ficam por conta de alguma reclamação pontual dos pacientes. Em Barra Mansa, a avaliação do Ministério da Saúde, que acontece sistematicamente a cada quatro meses, é realizada sobre as Unidades Básicas de Saúde, onde são prestados os serviços de Atenção Básica. Temos uma avaliação positiva da ordem de 80%. Somos os melhores avaliados entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro. Vale destacar que também investimos na troca de mobiliários, equipamentos médicos e climatização dos 40 PSFs do município – concluiu Sérgio Gomes.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

2 comentários

  1. Parabéns pela iniciativa e pela preocupação com os animais!

  2. Tô precisano operar minha do José, vou lá!

Untitled Document