Colisões causam mais da metade das substituições de postes

Concessionária em ações preventivas com 22 mil serviços de manutenção no primeiro semestre de 2024

by Agatha Amorim

Estado do Rio – De acordo com a Light, concessionária de energia elétrica, somente nos seis primeiros meses deste ano, as equipes técnicas inspecionaram 9,2 mil km de rede de distribuição aérea para controle e monitoramento, e executaram 22 mil serviços de rede em toda área de concessão, que compreende 31 municípios do Rio de Janeiro.
Já na rede subterrânea, foram realizadas mais de 11.270 inspeções em câmaras transformadoras e seus equipamentos, sendo 949 manutenções preventivas e troca de 15,8 km de cabos.
O gerente de manutenção da Light, Bruno Almeida, explica que, além dos serviços emergenciais, a concessionária atua com equipes dedicadas, diariamente, mapeando as necessidades de intervenções na rede elétrica, com planejamento assertivo e de menor impacto para a população.
“Quando uma ocorrência é registrada no sistema da Light, o setor de Planejamento da Manutenção e Expansão realiza análises sobre as intervenções necessárias. A partir deste mapeamento, os serviços são direcionados às áreas responsáveis, que designam técnicos e engenheiros à campo para inspecionar e programar as ações, com o objetivo de mitigar interrupções no fornecimento de energia“.
Segundo um levantamento realizado pela Light, os serviços mais demandados no primeiro semestre incluíram a substituição de postes, com a troca de mais de 1.300 unidades, das quais 762 foram danificados por colisões de veículos. Além disso, foram substituídos 1.205 transformadores e reformados 173 km de rede elétrica, o que resultou em maior confiabilidade e robustez para os circuitos elétricos.
Já as podas de árvore, realizadas em parceria com órgãos municipais para preservar a rede elétrica aérea e garantir a segurança dos funcionários, foram feitas em 148 mil vegetais.
A Light diz que conta com a ajuda da população para informar sobre as necessidades de reparos de vistoria e manutenção programadas, além dos casos emergências, como reforça o gerente Bruno Almeida.
“Um poste danificado, um fio partido, ou até uma área de ligação clandestina, de ligações regulares que possam causar prejuízo aos clientes, podem ser notificados para que os técnicos possam fazer o trabalho necessários e evitar riscos e danos à população”.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996