Com as visitas suspensas, Pastoral Carcerária continua atuando junto aos presos e familiares

by Diário do Vale

Pastoral Carcerária viu a sua rotina ser alterada e a atuação dela foi obrigada a ser reformulada – Foto: Divulgação.

Diocese- Tendo como missão evangelizar e trabalhar a serviço da promoção da vida digna humana, a Pastoral Carcerária durante a pandemia da Covid-19 tem aplicada a sua missão de forma ainda mais intensa.

Criada com o objetivo de ser a presença de Cristo e da Igreja nas penitenciárias, anunciando o Evangelho às pessoas privadas de liberdade, com a pandemia, a Pastoral Carcerária viu a sua rotina ser alterada e a atuação dela foi obrigada a ser reformulada.

Com as visitas temporariamente suspensas, o trabalho da pastoral tem se pautado na produção de kits de higiene (incluindo máscaras) e arrecadação/distribuição de cobertores para os assistidos, além de cestas básicas para as famílias.

E entre as atividades realizadas pela pastoral antes do isolamento, destacam-se as visitas ao cárcere promovendo a busca e reflexão da Palavra de Deus e uma oportunidade para os encarcerados serem ouvidos. Além disso, os membros da pastoral também oferecem celebrações na Páscoa, Dia dos Pais e Natal. As visitas são realizadas em Volta Redonda, na Cadeia Pública Franz de Castro e em Resende, na Penitenciária Luís Fernandes Bandeira Duarte.

Missão

A Pastoral tem como missão anunciar o evangelho, apresentar a Cristo como Senhor, ao mesmo tempo que se faz presente no perdão e no acolhimento ao marginalizados. Tem como papel evangélico na luta social com o povo de Deus na garantia dos direitos humanos, a fiscalização e denúncia dos maus tratos aos condenados.

Como participar

O evangelho ensina a todos a colocar os dons a serviço e a doar a vida pelos irmãos marginalizados. É o convite que Cristo faz diariamente para que toda a comunidade seja luz no mundo, lembrando sempre do versículo de Mateus: “Estive preso e vieste me visitar” (Mt 25, 36). Para quem desejar fazer parte da Pastoral Carcerária entre em contato com as secretarias das paróquias: a matriz de São Sebastião, em Barra Mansa, Catedral de Sant’Ana, em Barra do Piraí, em Resende, procure a Paróquia Nossa Senhora de Fatima e em Porto Real, procure a Paroquia de Nossa Senhora das Dores.

Fonte diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda*.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996