Começa hoje mais uma edição da Exapicor

by Diário do Vale

Foto: Carina Rocha

Nesta sexta-feira, dia 27, tem início a 52ª edição da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Resende. A festa popular mais aguardada da Região Fluminense chega com uma programação repleta de artistas de repercussão nacional e muita diversão e entretenimento para toda a família, com entrada franca. O evento se estende até o dia 6 de outubro, comemorando, em grande estilo, os 218 anos de emancipação político-administrativa do município.
Esta edição traz mais uma sequência com grandes shows de artistas de muito sucesso em todo o país. Quem abre a programação nesta sexta-feira, dia 27, é Xande de Pilares, já no sábado, dia 28, quem agira o público e Lexa e Onze:20. No domingo, dia 29, celebrando o aniversário da cidade e encerrando o primeiro final de semana, quem sobe ao palco é a dupla Jorge e Mateus. As atividades são retomadas na quinta-feira, dia 03, com Gabriela Rocha em uma noite gospel. Na sexta-feira, dia 04, acontece o tão esperado show da dupla Simone e Simaria e no sábado, dia 05, o sertanejo continua contagiando o público com César Menotti e Fabiano. Fechando a programação, no palco principal, Kevin, o Chris se apresenta, trazendo o funk para a Área de Exposições de Resende, no domingo, dia 6.
Os shows de artistas já consolidados no cenário musical acontecem no ‘Palco Principal’. Já no ‘Palco Resende’, o evento contará com uma lista de aproximadamente 30 shows de artistas regionais, abrindo espaço para o crescimento e divulgação dos talentos antes e depois dos shows principais. Também tem atração musical para o público infantil, já que o evento trará as atrações “Baby Shark” e participação especial da “Frozen”, nos dias 28 e 29.
– A Exapicor é um patrimônio consolidado e recebe visitantes de várias partes do país. Vale ressaltar que é de graça e para todos! Devido ao fato de atrair pessoas de várias localidades, uma consequência importante da festa é o aquecimento da economia e do turismo regional. São numerosas atrações de qualidade, como shows de artistas de renome e prestígio nacional, parque infantil, copa de Airsoft, pela primeira vez, torneio leiteiro, fomentando também a pecuária regional, e por aí vai. Sejam todos bem-vindos à festa mais tradicional da Região Sul-Fluminense – diz o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
A abertura dos portões, aos sábados e domingos, acontece às 10h; Em dias de semana, o horário de abertura da festa será às 18h.

Infraestrutura e Alimentação
Zelando pela saúde dos visitantes, a Expicor terá uma equipe médica e ambulâncias de prontidão na Área de Exposições. Serão disponibilizados cerca de 100 banheiros químicos de forma estratégica. A festa também contará com aproximadamente 34 estandes comerciais para visitação, além de 36 barracas gastronômicas confirmadas. Para o conforto daqueles que buscam as opções de gastronomia, o evento conta com uma praça de alimentação, que funcionará a partir de 18h, durante a semana, e com abertura às 10h, nos finais de semana.

Circo e Fazendinha
Sucesso nas edições anteriores, a “Fazendinha” é mais uma atração confirmada na 52ª Exapicor. A exposição de animais de pequeno porte contará com pôneis, minivacas, minicabras, cabritinhos, lhamas, jumentinhas, pássaros exóticos e peixes ornamentais. A criançada ainda poderá para alimentar os cabritinhos utilizando mamadeiras e fazer passeios com pôneis e charretes, sob preço acessível. A ‘Fazendinha’ estará aberta para visitação a partir de 18h, nos dias de semana, e, nos finais de semana, às 10h, com entrada franca.
O evento ainda contará com o tradicional circo, que contagia tanto as crianças quantos os mais velhos, com espetáculos protagonizados pelos originais artistas no picadeiro. A entrada é franca nos dois espaços da festa realizada na Área de Exposições, no bairro Morada da Colina. O tradicional circo, com entrada gratuita para crianças e adultos, terá espetáculo às 19h, nos dias de semana. Nos finais de semana, o circo terá a seguinte escala de horários: 14h, 16h e 19h.

Copa Sul Fluminense de Airsoft
Novidade desta edição, para os fãs de esportes com adrenalina e estratégia, a Exapicor 2019 receberá a 1ª Copa Sul Fluminense de Airsoft. A disputa acontecerá no dia 29 de outubro, em um espaço próprio destinado ao esporte, que será denominado “Cidade do Airsoft”. O local comportará um estande de tiro de airsoft, palestras sobre o esporte, loja de artigos esportivos e militares, além de diversas outras atrações e curiosidades sobre a modalidade.

Concurso Pet e CCZ
Tem atração para o melhor amigo do homem, com o ‘Concurso Pet’, que elege o cãozinho mais bonito da festa. Em sua terceira edição, o concurso organizado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, terá premiações e ações com o CCZ, com panfletagem e uma feira de adoção. Além disso, os profissionais do Centro abrirão espaço para agendamento de cirurgias de castração dos animais.

Espaço Cultural ‘Casa das Águas’
Promovido através de uma parceria entre a Prefeitura de Resende e a empresa de “Águas do Brasil”, a Exapicor contará com um espaço cultural denominado “Casa das Águas”. O espaço vai abrigar o artesanato da região e as ações da Casa da Cultura, em 6 dias de programação, como o Festival ‘Princesinha do Vale’, de canto de coral, o já tradicional “Música na Feira”, que será transferido para a Área de Exposições durante os dois domingos de festa, e o “Estação Musical”, evento que atua na divulgação e valorização dos artistas da região.

Parque Infantil
Feito para os pequenos, mas também agrada muitos adultos, o Parque Infantil traz uma variedade de brinquedos e atrações, como a roda gigante, o trem fantasma, pescaria, carrinho de bate-bate, carrossel, entre outros. Novidade desta edição, a festa contará com uma Montanha Russa com looping, brinquedo que mistura adrenalina e muita emoção para quem está em busca de diversão.

Torneio Leiteiro
Considerada uma das principais atrações da Exapicor, o Torneio Leiteiro, que reunirá 28 animais, começa no dia 3 de outubro, com a pré-esgota dos animais, e se estende até o domingo, dia 6, na Área de Exposições. O concurso, que vai reunir vacas e novilhas de todas as raças, terá ordenhas às 8h e 20h. A premiação será no domingo, quando o primeiro colocado de cada uma das quatro categorias receberá troféu e uma quantia de R$ 1500. Os segundos e terceiros colocados também receberão troféus e prêmios em dinheiro.

Segurança e Trânsito
O esquema de segurança do evento terá a atuação da Guarda Civil Municipal, com cerca de 40 homens, seguranças particulares, cujo contingente será de aproximadamente 100 controladores de público, e também será reforçado com agentes do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM), com 150 homens, sendo 6 da cavalaria, com 6 cavalos. A GCM terá atuação na manutenção da ordem dentro da Área de Exposições e no trânsito, no perímetro da festa.
Quem vai para a Exapicor de carro ou caravana, a recomendação da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito e da Guarda Municipal é para que as pessoas que vêm de outras cidades utilizem o Acesso Oeste para chegar ao local, desafogando o trânsito no centro da cidade. Já no retorno, a solicitação é para que os motoristas respeitem a sinalização e sigam as orientações dos agentes de trânsito. A Área de Exposições terá um estacionamento próprio, pensando nos visitantes que chegam de carro.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996