quinta-feira, 9 de abril de 2020

TEMPO REAL

 

Capa / Saúde / Começa vacinação contra a gripe em Itatiaia

Começa vacinação contra a gripe em Itatiaia

Matéria publicada em 26 de março de 2020, 08:59 horas

 


Idosos e profissionais da saúde são prioridade
(Foto: Divulgação PMI)

Itatiaia – O setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Itatiaia começa a partir desta quinta-feira (26), a percorrer os bairros para vacinar as pessoas contra a Influenza (H1N1), a gripe. O público-alvo é composto por idosos e os trabalhadores da saúde, esta fase da campanha foi antecipada pelo Ministério da Saúde para prevenir a gripe e auxiliar os profissionais a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o Novo Coronavírus (Covid-19).

De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização, Andréa Millen, o município seguirá as recomendações da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e organizará um calendário de vacinação, dividido por etapas para impedir aglomerações, que são favoráveis para a disseminação do Covid-19.

– A equipe de vacinação passará nos diversos bairros da cidade para vacinar os idosos. Não vamos entrar de casa em casa,porque nesse momento é importante que priorizemos a vacinação em locais abertos e arejados,mas estaremos em todas ruas para vacinar os idosos.Vale lembrar também que haverá postos de vacinação no sistema drive thru que ficarão localizados em frente a Policlínica Municipal, no Centro, em frente a Unidade de Estratégia da Família do Campo Alegre I,no Campo Alegre e outra em frente a Unidade de Estratégia da Família de Penedo – explicou a coordenadora.

Imunização

A imunização nas pessoas com 80 anos ou mais será desta quinta-feira (26) até a próxima sexta-feira (28). Entre os dias 30 de março e 03 de abril a imunização será destinada para idosos entre 70 e 79 anos. Já entre os dia 06 e 14 de abril idosos com idades entre 60 e 69 anos serão vacinados. Por fim, a partir do dia 15 de abril a dose da vacina volta a ser aplicada em toda população idosa, com 60 anos ou mais.

Para receber a doce da vacina, o idoso precisa apresentar a carteira de vacinação.

– Solicitamos a todos os idosos que no momento da vacinação apresentem o cartão dos anos anteriores, pois dessa forma a vacina será aplicada e logo em seguida registrada no cartão, sem a necessidade de fazer outro na hora e com isso ganharemos tempo para vacinar mais pessoas – explicou.

A atual fase da campanha de vacinação também contempla os profissionais de saúde, que serão vacinados nas unidades de saúde

A campanha nacional acontecerá até o dia 22 de maio. O público-alvo terá ainda gestantes, professores, profissionais de forças de segurança e salvamento, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e crianças com idade entre seis meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias e indivíduos com idade entre 55 e 59 anos, além dos moradores com doenças crônicas.

Estão suspensas as vacinas de rotina para crianças ou adultos em todas as unidades de saúde, até o dia 15 de abril.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document