Comerciantes aproveitam troca de presentes para vender mais

by Diário do Vale
Comportamento: Nesta semana, shoppings, lojas e centro comerciais recebem grande fluxo de clientes trocando presentes (Foto: Júlio Amaral)

Comportamento: Nesta semana, shoppings, lojas e centro comerciais recebem grande fluxo de clientes trocando presentes (Foto: Júlio Amaral)

Volta Redonda – Esta semana que se iniciou está sendo um bom motivo para comerciantes aumentarem as suas vendas. É que as lojas e shoppings da região estão recebendo um grande número de pessoas querendo trocar os presentes que ganharam. Para os comerciantes, essa é uma boa oportunidade para venderem mais a esse tipo de consumidor que veio apenas trocar o seu presente.

De acordo com Tatiana Pio, gerente de uma loja de sapatos femininos do Sider Shopping, as trocas já iniciaram na semana passada, dia 23 e 24, na maior parte clientes que compraram o presente antes, já preocupados em usar na noite de Natal.

– Na maioria das vezes o motivo da troca é uma numeração errada do calçado ou insatisfação com a cor. As vendedoras aproveitam este momento para oferecer outros produtos a esse cliente que acaba comprando algo mais. Cerca de 15% dos clientes que entram na loja para fazer a troca do presente acaba levando mais alguma coisa ou troca o seu presente por algo mais caro, o que é vantagem para a loja – afirmou a gerente.

Com relação às vendas neste Natal, a gerente Tatiana disse estar satisfeita, pois elas foram dentro da expectativa.

– Acredito que foram 20% melhor que 2015, lembrando que os clientes foram atrás do modelo e não só pelo preço – disse ela satisfeita.

Quem também está aproveitando o movimento de clientes querendo trocar seus produtos para tentar vendar mais, foi a gerente Ana Paula Viana Azzi, que trabalha em uma loja de bolsas e artigos de couro na Vila Santa Cecília. Segundo ela, na maioria das vezes quem vai trocar acaba levando mais alguma coisa. As vendedoras aproveitam este momento de troca para oferecer mais algum produto e acabam tendo sucesso, pois muitos clientes nem conheciam a loja, pois receberam o presente de alguém, explicou a gerente.

– O número de clientes querendo trocar seus produtos começou a aumentar a partir desta segunda feira, 26, onde só neste dia realizamos 20 trocas de presentes. Os motivos são diversos, mas a maior parte das trocas é em razão de não terem gostado do presente que receberam. E entre os produtos mais trocados na loja estão as carteiras, bolsas e nécessaire – contou Ana Paula.

Para a comerciante Carla de Moura, gerente de uma loja de calçados e roupas na Amaral Peixoto, as trocas de presentes se iniciaram nesta segunda feira, dia 26, e geralmente são aqueles clientes que ganharam o presente de alguém.

– É muito comum os clientes trocarem seus presentes por produtos mais caros e completam a diferença, ou acabam comprando mais um produto. Muitos nem conhecem a loja, e aproveitam o motivo da troca para conhecer melhor a loja e sempre levam mais alguma coisa. Esse é o nosso momento de vender mais alguma coisa para esse consumidor. Por isso é que o vendedor deve ficar atento para este momento de troca e tratar bem esse cliente – alertou Carla.

Questionada sobre o balanço de vendas com relação as do ano passado, Carla afirmou elas cresceram em torno de 20, 30%.

– Houve uma venda boa, e mesmo com a crise deu para vender bem. Acredito que as pessoas acabam comprando, mesmo sendo uma lembrancinha. Este ano, as pessoas compraram produtos mais em conta na faixa de preço de até R$ 30 – disse.

Procon orienta consumidores sobre troca de produtos

Esta semana, shoppings, lojas e centros comerciais recebem novamente um fluxo grande de pessoas querendo trocar os presentes que ganharam de familiares e amigos durante o Natal.

De acordo com o Procon (Programa de Orientação e Proteção do Consumidor), o consumidor tem sempre o direito de trocar produtos com defeito. Mas quando a troca é por outros motivos, cada loja tem autonomia para estabelecer as suas próprias regras.

Para produtos comprados online, permanece o preceito: se os mesmos não tiverem defeito, as lojas têm a liberdade de estabelecer as regras de troca. A única diferença é que nas compras pela internet há o chamado direito de arrependimento – em casos de desistência, mas não de trocas.

Para exercer o direito de arrependimento, o comprador tem sete dias contados a partir do recebimento da mercadoria, que pode ser devolvido e o consumidor é ressarcido – inclusive do valor do frete.

Informações

Quem tiver problemas para trocar produtos com defeitos ou desfazer o negócio baseado no direito de arrependimento, pode entrar em contato com um dos canais da autarquia para reclamações: o Procon Online (www.procononline.rj.gov.br) ou o aplicativo “Meu Procon-RJ”. Em ambos, é possível registrar a reclamação 24 horas, podendo inclusive anexar fotos tiradas por seu celular ou tablet para justificar a queixa.

Já o telefone 151 é usado exclusivamente para fazer denúncias e tirar dúvidas. Ligações para o 151 podem ser realizadas de telefones fixos de qualquer lugar do estado do Rio.

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