Acordo aumenta flexibilização no comércio de Volta Redonda

by Diário do Vale

Volta Redonda – O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirmou que o comércio terá um novo horário a partir da próxima quarta-feira (10). Após um acordo com o MPRJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro), o comércio poderá funcionar a partir do meio-dia: duas horas mais cedo do que era antes. Além disso, bares e restaurantes poderão funcionar em horário livre, se respeitarem o limite de 30% da sua capacidade de ocupação.

A flexibilização para o comércio varejista e para bares, lanchonetes e restaurantes foi confirmada pelo prefeito durante a a live em suas redes sociais.

Samuca informou ainda que um novo acordo entre a prefeitura de Volta Redonda e o Ministério Público para o funcionamento de igrejas, clubes e academias, foi enviado ao Judiciário e aguarda homologação, pois o juiz decidiu antes ouvir a Defensoria Pública da União, que ainda não foi intimada.

– Protocolamos um pedido de acordo na Justiça, em uma proposta conjunta com o Ministério Público. Enviamos isso para homologação judicial. Entretanto, o juízo responsável pelo caso enviou o acordo para que a Defensoria Pública possa se manifestar sobre seu posicionamento. Como não sabemos quando isso irá acontecer, ingressaremos com outra ação judicial buscando a flexibilização – garantiu o prefeito.

Veja os eixos:

– A flexibilização das medidas será mantida se o número de casos suspeitos da Covid-19 não aumentar mais do que 5% por mais de três dias seguidos, sendo alterada a cláusula que previa a necessidade de restabelecimento das medidas restritivas caso houvesse aumento de 5% nos casos suspeitos por dois dias seguidos;

– A feira livre passará a ser considerada como serviço essencial apenas em relação as barracas de gêneros alimentícios e poderá funcionar , mesmo se os percentuais de ocupação dos leitos hospitalares ou o número de casos suspeitos passarem dos 5% por três dias seguidos;

– O funcionamento de barracas da feira livre, que não comercializam produtos de gêneros alimentícios, poderão funcionar nos finais de semana, que será disciplinada por Decreto Municipal, devendo obedecer às condicionantes de abertura e fechamento do comércio em geral;

– Missas, cultos, reuniões religiosas estão autorizadas a serem realizadas exclusivamente em sistema drive-in, em um local específico, que será definido pelo poder público. Os participantes deverão permanecer dentro dos veículos durante todo o evento e serão verificadas todas as medidas sanitárias estabelecidas pela PMVR (Prefeitura Municipal de Volta Redonda);

– Academias, centros de ginásticas e estabelecimentos similares serão liberadas no município assim que as atividades forem liberadas para todo o Estado do Rio de Janeiro, logo depende da decisão do governador Wilson Witzel.

Samuca disse que, apesar das propostas enviadas, entrou com um pedido na 6 Vara Cível, que pede a liberação total das atividades, com regras. Com isso, o município passa a ter autonomia e não fica dependente das decisões do governo do Estado do Rio.

– Somos a favor que todas as atividades voltem com rigor. Por exemplo: que os idosos fiquem em casa; com restrições dentro das academias, com limite de pessoas; nos próprios cultos, que tenha a quantidade de pessoas definidas – citou o prefeito.

Casos

O prefeito atualizou o número de casos de coronavírus desta terça-feira. Em 24 horas, o número de casos notificados subiu 3,9%, ficando dentro da meta estabelecida pela prefeitura em acordo com o MP, que é de 5%. São 7% de leitos do Hospital de Campanha, sendo que o limite no acordo é de 60%. Cerca de 18% dos leitos no CTI estão ocupados, sendo que não pode ultrapassar dos 50%. Com isso, os seis eixos de monitoramento condicionantes para a reabertura das atividades econômicas seguem dentro da meta. O grupo de risco deve permanecer em isolamento social, o uso de máscara é obrigatório nas ruas; e qualquer tipo de aglomeração está proibida.

São 3.566 casos suspeitos, sendo que 966 estão confirmados. Destes, 897 já estão recuperados, segundo o prefeito Samuca Silva. Volta Redonda tem mais dois óbitos decorrentes a Covid-19, chegando ao total de 45. Os moradores eram idosos e tinham diabetes. Era uma mulher de 82 anos, e um homem, de 65.

You may also like

7 comments

Vai dar M 9 de junho de 2020, 23:56h - 23:56

Não é o momento de flexibilizar de maneira nenhuma’, diz pesquisadora da Unicamp

Para Raquel Stucchi, a abertura das atividades econômicas só deveria ser feita quando as curvas de casos e óbitos começassem a diminuir

PREOCUPAÇÃO

Após reabertura do comércio, ocupação de UTIs dispara em Belo Horizonte

Considerada a cidade de maior subnotificação dos casos e óbitos pela covid-19, capital mineira tem 72% dos leitos em terapia intensiva ocupados, duas semanas depois de flexibilizar o isolamento social

Coronga 10 de junho de 2020, 07:20h - 07:20

Vai morar em Marte .

Vai dar M 10 de junho de 2020, 16:51h - 16:51

Prefiro permanecer na Terra e tentar encontrar pessoas com mínimo de inteligência para debater e não ficar postando infantilidades como faz o bozzo e vc, por exemplo.

Inconformado:( 9 de junho de 2020, 22:50h - 22:50

Vivemos a beira da “ditadura da toga”.

Tarja preta 9 de junho de 2020, 21:19h - 21:19

Agora deu um branco. Nós votamos no judiciário ou foi no executivo? Porquê até agora parece que o judiciário é quem governa no Brasil.

Cidadão BR 10 de junho de 2020, 02:54h - 02:54

Como sempre esse judiciário se metendo em tudo. Haja saco com esses caras. Poder Executivo não é o Judiciário.
Essa é a famosa ” ditadura da toga”

Fernando Souza 10 de junho de 2020, 11:33h - 11:33

Não sabia que judiciário entendesse tanto de saúde. Alguém está mentindo, STF diz que responsabilidade é dos governadores e prefeitos, governador diz que responsabilidade é dos prefeitos, prefeito diz que é do ministério público. E o povo…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996