>
sexta-feira, 27 de maio de 2022 - 15:43 h

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Comissão de Direitos Humanos da Câmara oficia governo do PR sobre agressões

Comissão de Direitos Humanos da Câmara oficia governo do PR sobre agressões

Matéria publicada em 9 de abril de 2018, 12:25 horas

 


 

Deputados encaminharam ofícios para autoridades do Paraná e órgãos do governo federal pedindo apuração dos atos de violência  durante a prisão de Lula (crédito AB)

Deputados encaminharam ofícios para autoridades do Paraná e órgãos do governo federal pedindo apuração dos atos de violência durante a prisão de Lula (crédito AB)

Brasília – A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados encaminhou hoje, segunda-feira (9), ofícios para autoridades do estado do Paraná e órgãos do governo federal pedindo apuração dos atos de violência ocorridos em meio às manifestações promovidas em razão da prisão de Lula no último sábado. O confronto entre os manifestantes deixou oito pessoas feridas, entre elas três crianças, um policial militar e manifestantes favoráveis ao ex-presidente.

Segundo o presidente da CDHM, deputado Paulão (PT-AL), por iniciativa própria o colegiado da Câmara enviou os documentos ao governo estadual, à Secretaria de Segurança e ao Ministério Público estadual, além dos ministérios da Justiça, da Defesa e a Procuradoria-Geral da República, pedindo esclarecimentos e investigação sobre o fato.

Paulão disse à Agência Brasil que o objetivo é garantir o direito de liberdade de expressão e que as manifestações ocorram de forma pacífica. “A ideia é ver a possibilidade de termos audiências com as autoridades locais, verificar como foi essa agressão. Infelizmente, há um sentimento aí, declarações até muito fortes de ministros no plano da justiça, querendo cercear a liberdade de expressão. Isso é muito grave, contraria todo um direito que sociedade conquistou desde 88 e é referência para o mundo”, declarou.

Ontem, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, disse que conversou com o ministro da Segurança Pública pedindo para investigar as agressões. O partido também quer uma sindicância na Polícia Federal para apurar a denúncia de que agentes jogaram bombas contra os manifestantes.

Visitas

O deputado Paulão chegou à Curitiba na manhã de hoje para se reunir com integrantes do PT. Ele  disse que a comissão que preside quer visitar o ex-presidente na prisão para checar a sua situação “como cidadão”. A possibilidade da visita está sendo acertada com o advogado de Lula.

Além de apurar como ocorreram as agressões, Paulão disse que a  CDHM quer que o governo federal apure a gravação de áudios em tom desrespeitoso contra Lula, durante o voo que conduzia o ex-presidente à Curitiba. Nos áudios, as pessoas insinuam que ele deveria ser jogado do avião.

“Teve pessoas que usaram laser contra o helicóptero, poderia até ocorrer um acidente grave. É preciso também apurar aquele áudio, e a Aeronáutica tem isso, uma pessoa usando o sistema interno de comunicação dizendo que “tem que jogar” [Lula do avião]. Isso é muito grave, principalmente, porque quem usa sistema de rádio são as autoridades policiais. Isso é gravíssimo, então tem que ser apurado num campo do Ministério da Justiça e do Ministério da Defesa”, ressaltou.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

3 comentários

  1. Engraçado que os petistas podem usar de violência, aí os direitos humanos não aparece. Só para o PT que tem violência ? Me poupe de tanta hipocrisia. Turma de baderneiros.

  2. pede este tal de paulão para que apure tambem as agressões feita pelos correligionário ao proprio lula impedindo ele de sair e se entregar e o ataque ao jornalistas isso pra eles e normal essa cambada leva crianças e coloca na frente isso deveria e ser apurado pela justiça e punir estes bardeneiros que dizem ir para fazer a paz todos nos vimos o ataque de um cara covarde e mais alguns que acrediram um empresario e teve traumadismo ceraniano quem fazem a bardena e a poilicia não eles o pt se acha acima de todos fui do pt hoje não sou mais so me trouxe descepição

    • santos

      Muito bem! Agora nos ajude a arrumar. O próximo foco é o Temer, e claro o PMDB. Se esse partido receber voto em qualquer COLIGAÇÃO que estiver, ele será beneficiado e o Temer fortalecido.

Untitled Document
close