Comitê Guandu participa de encontro regional em Belo Horizonte

by Agatha Amorim

Representantes do CBH Guandu compartilharam experiências e projetos já realizados ao longo dos seus 22 anos. (Foto: Divulgação)

Sul Fluminense – O Comitê da Bacia Hidrográfica Guandu participou do I Encontro Regional de Comitês do Sudeste (ERCOB/Sudeste), realizado entre os últimos dias 8 e 10, em Belo Horizonte, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais. O encontro, que teve como tema principal “Integrando as Águas do Sudeste”, foi organizado pelo Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH), em parceria com os Fóruns Estaduais (Fluminense, Capixaba, Mineiro e Paulista).

Durante o evento, os representantes do CBH Guandu compartilharam experiências e projetos já realizados ao longo dos seus 22 anos, como o primeiro comitê a ser fundado por decreto no Estado do Rio de Janeiro. Foram várias Rodas de Diálogos, uma delas marcada pela participação da diretora de Saneamento do Comitê Guandu-RJ, a advogada Paola Oliveira. Com destaque à “Cobrança pelo Uso da Água – O papel dos Comitês de Bacias – Compartilhando Experiências”, a Roda aconteceu nessa terça-feira (9) e contou também com representantes dos CBHs Doce, Velhas, Paranaíba e Alto Tietê, além da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.

Dentro da proposta da Roda de Diálogo, os Comitês puderam mostrar como estão investindo os recursos financeiros, advindos da cobrança da água, visando a gestão dos recursos hídricos para atender aos usos múltiplos de recursos hídricos. Na ocasião, a diretora de Saneamento do Comitê Guandu, Paola Oliveira, pôde apresentar os avanços já conquistados pelo Sanear Guandu, maior programa executado no país de obras de esgotamento sanitário em áreas rurais e periurbanas. Já são mais de R$ 32 milhões investidos na Região Hidrográfica II (RH II), composta por 15 municípios.

Além de mostrar os números do Sanear, que já se aproxima da marca de 5 mil domicílios atendidos gratuitamente com soluções individuais, como biodigestores, Paola falou das novas etapas do programa que pretende atender 100% das áreas rurais e periurbanas da RH II até 2026. Para isso, um novo edital está em andamento para que as prefeituras façam a inscrição, até o dia 11 de agosto de novas localidades a serem atendidas.

A diretora de Saneamento do Comitê também compartilhou com os demais participantes do ERCOB o “Sanear Guandu – Resíduos Sólidos”, cujas inscrições também abertas às prefeituras da RH II até 28 de julho de 2024. A nova vertente do programa do Comitê é voltada à seleção e hierarquização de lixões para a execução de obras de encerramento ou elaboração de planos integrais. “Foi muito importante a nossa participação na Roda de Diálogo. Pudemos compartilhar ações em que as execuções estão trazendo segurança hídrica. Encontros entre bacias são trocas de experiências, podendo trazer como modelagem para aquele Comitê, como é caso do Sanear Guandu”, destacou a diretora de Saneamento, Paola Oliveira.

Entre os outros temas tratados durante o evento estiveram “O Fortalecimento do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos, “A Gestão por Bacias Hidrográficas – Os Comitês de Integração e os CBHs Afluentes”, “Comunicação e Educação Ambiental para o fortalecimento dos Comitês de Bacias”, “As mudanças climáticas e a gestão dos recursos hídricos – do planejamento à ação”.

A Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap) também esteve representada no ERCOB, destacando iniciativas exitosas e compartilhando experiências, destacando o seu projeto “A Academia de Ensino e Extensão”. Para finalizar o I Encontro Regional de Comitês do Sudeste, aconteceu uma Roda de Diálogos com os Fóruns Estaduais de Comitês de Bacias para avaliação e contribuições para os próximos encontros.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996