Existem incontáveis quantidades de conteúdos na internet sobre dicas, métodos de alcançar algo, business hacks entre muitas outras estratégias para fazer você gastar centenas de horas lendo artigos e artigos até conseguir filtrar o pouco bom conteúdo que está lá.
O papel dessa coluna sempre foi esse, filtrar o conteúdo bom e valioso e remover metodologias que podem arruinar sua empresa, mas que tal olhar para esse outro lado da moeda e entender como você pode destruir não só a sua empresa, mas a sua saúde mental em 4 passos?
1- Anti-higiene do sono: Dormir é para quem não trabalha
Uma informação bem comum dada por coaches e gurus de internet é a mentira sobre a importância do sono, dizendo que a única coisa importante é acordar cedo e se gabam por dormir menos de 5 horas por noite, dizendo que para eles apenas isso é o suficiente. O que acontece é que a maioria das pessoas têm uma higiene do sono ruim e se enganam ao pensar que 4-5 horas de sono é o suficiente. Durante o dia, seu cérebro libera diversos componentes químicos no seu cérebro, e o sono é justamente para limpá-lo desse excesso de agentes e “digerir” tudo que aconteceu no dia para você estar mais disposto quando acordar.
A higiene do sono não é uma escolha, ela é o que o seu corpo precisa, mas a maioria das pessoas não vai atrás dela por comodismo e inatividade, o que é extremamente justificável pelo excesso de uso das redes sociais momentos antes de dormir, essas ferramentas te acomodam a continuar a ver incontáveis vídeos à noite em detrimento do seu sono. Acordar cedo é extremamente importante, mas para isso é necessário também dormir cedo e ter ao menos 7 horas completas de sono.
Quando você usa o celular antes de dormir e na cama, você faz com que seu cérebro entenda que quando você deita à noite, você não vai dormir, mas sim vai ficar vendo vídeos no TikTok ou usando outra rede social, isso faz com que seu corpo não se prepare para dormir quando você deita, e isso piora tanto o a qualidade do seu sono quanto o tempo que você demora para dormir. O ideal é não usar o celular pelo menos uma hora antes de deitar e não usá-lo na cama à noite, mas fazer outras atividades como ler um livro ou ver um filme.
Então, caso você queira ter cansaço e desânimo no próximo dia e manter seu ciclo de sono ruim, impactar negativamente no seu trabalho e impedir com que você dê o seu máximo, durma bem tarde e acorde cedo.
2- Desorganização e acomodação
Outra informação que também impacta muito a você e a sua empresa é a falta de organização de você e das suas coisas. Isso vai desde não saber onde está sua caneta e caderno de anotação até não ter a menor noção de quem já te pagou e quem falta você pagar no mês.
Muitas pessoas se gabam desse “improviso”, de que não são pessoas que gostam de organização, mas isso é apenas um reflexo de um comportamento acomodado que provavelmente vem de anos e anos de contato com ambientes desorganizados e sem muito controle. Não saber o que está acontecendo na sua vida com certeza não é algo animador, é necessário saber o que você está fazendo e o que você vai fazer.
Caso você queria continuar com dívidas, um constante sentimento de não ter controle da sua própria vida, esquecer onde suas coisas estão e o que você tem que fazer e com várias pessoas não te pagando porque você esqueceu de cobrar, continue sem anotar nada e sem se preocupar muito com onde suas coisas estão.
3- Muitas ideias, muito planejamento, mas pouca execução
Essa é uma das situação mais normais na vida de muitas pessoas, e normalmente ocorre ou com a pessoa que estuda muito, passa muito tempo tentando entender as coisas, faz vários cursos e treinamentos, mas por medo nunca toma a iniciativa e acha que ainda não é o “momento certo”, ou ocorre com a pessoa que planeja um curso inteiro, o que vai fazer, de vez em quando até começa, mas para no início ou no meio e sempre deixa a ideia no papel, de lado, esquece isso e vai para outro projeto e repete o ciclo.
Claro que os estudos são extremamente importantes e se planejar é essencial para fazer um serviço, conteúdo ou produto bem feito, mas de nada adianta você gastar todo seu tempo apenas adquirindo conhecimento se você não vai usá-lo para nada. É melhor distribuir bem o seu tempo entre se preparar, estudar e planejar o que você vai fazer e executar e seguir com ele do que fazer apenas a primeira parte até você se desgastar e não conseguir fazer a segunda etapa.
Por isso, se você quiser ser sempre uma pessoa com muitos sonhos, mas sem nunca realizar nenhum deles, apenas idealize e pense sobre o que você faria, talvez estude um pouco, mas nunca realmente tome a iniciativa para fazer algo, já que isso faria seu projeto ter chances de dar certo e se tornar realidade.
4- Multitarefa
Essa única palavra já explica tudo. Não é uma estratégia inteligente dirigir enquanto manda uma mensagem para o seu cliente para tentar economizar tempo, além de você não estar atendendo ele do melhor jeito que poderia, ainda está colocando sua vida em risco por achar que tem o costume de dirigir assim, que tem prática, mas estar a mercê de causar um acidente trágico a qualquer momento.
Não adianta criar desculpas, enganar-se ou achar que você consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo com perfeição depois de praticar muito, o ser humano simplesmente não funciona assim. Você fazer duas coisas ao mesmo tempo não vai te economizar tempo, mas sim vai permitir que você faça duas coisas com a metade da qualidade que você poderia colocar se fizesse uma de casa vez, o que seria mais rápido e daria um resultado com mais qualidade.
Como essa é uma lista de coisas que você deve fazer para ter um resultado ruim, então faça essa junto com mais quantas outras ideias ruins dessa lista você quiser, todas ao mesmo tempo, fale com o cliente enquanto faz a contabilidade da empresa e manda mensagem para seus pais, aproveite e também fique tentando criar aquele roteiro de curso que você nem vai usar mesmo enquanto tenta descobrir onde você colocou sua carteira, você já está com sono por não ter dormido bem, com certeza está cansado ou cansada e fazer tudo isso ao mesmo tempo vai ser ainda mais cansativo.