Conselheiros culturais de Barra do Piraí são nomeados

by Agatha Amorim

Conselheiros foram escolhidos através de uma eleição no dia 17 de abril. (Foto: Divulgação PMBP)

Barra do Piraí – Os conselheiros culturais de Barra do Piraí foram nomeados no Diário Oficial Eletrônico, no dia 22 de maio. Eles foram escolhidos através de uma eleição no dia 17 de abril para integrar o Conselho Municipal de Política Cultural (Lei Municipal nº3.727 de 29 de maio de 2023), um órgão consultivo e deliberativo que tem como principal função contribuir para o desenvolvimento e a promoção da cultura no local.

Para o secretário interino de Turismo e Cultura, Wagner Aiex, a esfera pública, com participação da sociedade, deve desenvolver políticas públicas voltadas para a cultura, e a criação do conselho é uma delas. “Conforme a Lei Municipal nº3.727, é responsabilidade do poder público, com a participação da sociedade, planejar e fomentar políticas públicas de cultura estabelecer condições para o desenvolvimento da economia cultural, considerando em primeiro plano o interesse público e o respeito à diversidade cultural. A criação do conselho é uma forma de gerir a área cultural da cidade, pois assim, cada um de seus 11 segmentos terão seus próprios representantes, titulares e suplentes”, afirmou o secretário.

O prefeito Mario Esteves ressaltou a importância de uma gestão qualificada na cultura do município. “Barra do Piraí é uma cidade rica culturalmente, e é dever do Conselho Municipal assegurar essa preservação, promovendo a valorização do patrimônio histórico e cultural de Barra. Além disso, também é função deste órgão deliberar sobre a aplicação de recursos destinados à cultura, como no que diz respeito à Lei Aldir Blanc e Paulo Gustavo”, expõe o prefeito.

Foram eleitos membros efetivos e suplentes para cada uma das seguintes categorias: artes plásticas, artesanato, artes cênicas, dança, audiovisual, música, culturas tradicionais e afro-brasileiras, produção literária, produtores de evento e patrimônio cultural, conservação e pesquisa. Esses, além dos selecionados pelo poder público, deverão participar ativamente das reuniões ordinárias e extraordinárias do conselho apresentando os interesses do segmento que representa.

You may also like

Leave a Comment

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996