terça-feira, 10 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Economia / Conselheiros municipais de Piraí participam de curso de capacitação

Conselheiros municipais de Piraí participam de curso de capacitação

Matéria publicada em 25 de setembro de 2018, 17:12 horas

 


Evento teve a presença de representante da UNICEF que falou sobre o projeto ‘Busca Ativa Escolar’

Piraí – O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria de Saúde promoveram na segunda e terça-feira, dia 25, no auditório da entidade Oásis no Caminho, a capacitação de conselheiros de saúde e conselheiros gestores das unidades de saúde, reunindo cerca de 80 pessoas. A abertura do evento contou com a presença do prefeito Dr. Luiz Antônio, da secretária de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, da coordenadora do Fórum de Conselheiros Municipais de Saúde da Região do Médio Paraíba e conselheira Estadual de Saúde, Luiza Aparecida da Silva Quintino.
Após a solenidade foi iniciado o treinamento com a palestra tema Controle Social e Gestão do SUS, ministrada pelo assessor jurídico do COSEMS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde), Maurício Lúcio da Silva.
O prefeito reafirmou o importante papel dos conselheiros municipais e gestores, na fiscalização dos serviços do setor e a definição dos rumos para o desenvolvimento de um atendimento de qualidade e de acordo com os anseios da população.
-O município não pertence ao prefeito ou a qualquer outro político para que ele faça o que bem entende, mas sim a população. É ela quem deve decidir a forma como é investido o dinheiro público, e o Conselho Municipal de Saúde de Piraí é um exemplo nessa questão, auxiliando a administração pública na tomada de decisões de encontro às necessidades dos nossos cidadãos – destacou o Dr. Luiz Antonio.
Constância Maria Fernandes, 68 anos, aposentada, conselheira gestora da Unidade de Saúde da Família do bairro Casa Amarela, disse que espera aprender um pouco mais sobre os direitos e deveres do cidadão com relação ao SUS.
-O que queremos é continuar trabalhando para melhorar os serviços de saúde no nosso bairro, garantindo que a população tenha acesso ao melhor que o município pode oferecer nessa área – completou Constância Fernandes.
O evento contou com a presença da representante da UNICEF, Dalila Franco, que falou sobre o projeto Busca Ativa Escolar. Foram apresentados e debatidos com a presidente do CMS-Piraí, Cláudia Lima, os avanços e desafios da participação do Conselho Municipal de Saúde na gestão do SUS no Município e foram realizadas diversas oficinas com os conselheiros.
A capacitação será encerrada na quinta-feira (27), às 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Piraí, com a participação dos conselheiros na Audiência Pública que apresentará a prestação de contas do último quadrimestre da Secretaria Municipal de Saúde de Piraí.

Evento é realizado no auditório da entidade Oásis no Caminho, em Piraí.
Credito: ( Fábio Coelho )


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document