Conselho de Segurança renova mandato da ONU no Afeganistão

by Diário do Vale

Nova York – O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) renovou nesta sexta-feira (10) o mandato de sua missão de assistência no Afeganistão (Unama). Falando ao órgão, o representante especial do secretário-geral da ONU no país, Tadamichi Yamamoto, afirmou que a situação de segurança permanece uma grande preocupação no Afeganistão.

Segundo Yamamoto, no ano passado, a Unama registrou o maior número de vítimas civis desde que começou a fazer os registros no país, há cerca de uma década. A piora da situação de segurança no Afeganistão também fez com que fosse registrado no ano passado o maior índice de pessoas deslocadas dentro do país. Yamamoto destacou que “conflito e violência intermináveis simplesmente não são aceitáveis”.

Ele ressaltou que “todos devem fazer da paz um imperativo absoluto”. E citou três áreas onde o governo afegão fez avanços “visíveis”: ações anticorrupção, processo eleitoral e autonomia econômica das mulheres.

O mandato da Unama tem os seguintes objetivos: ajudar o governo na assessoria política e estratégica para o processo de paz; ajudar o governo no controle de drogas; promover os direitos humanos; prestar assistência técnica; e gerir e coordenar todo o auxílio humanitário, recuperação, reconstrução e desenvolvimento do Afeganistão, liderado pelas Nações Unidas.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996