quarta-feira, 23 de junho de 2021 - 06:20 h

TEMPO REAL

 

Capa / Esporte / Conservatória se transforma na capital do ciclismo brasileiro

Conservatória se transforma na capital do ciclismo brasileiro

Matéria publicada em 31 de julho de 2019, 07:00 horas

 


Terceira edição do Gran Fondo New York Brasil reunirá 1.100 atletas no dia 4 de agosto

Além dos percursos de 88 e 160km, com altimetrias bem altas, evento terá uma série de atividades para os ciclistas e suas famílias – Foto: Fernando Maia

Em sua terceira edição no Brasil, o GFNY Brasil será disputado neste domingo, dia 04, em Conservatória, distrito de Valença. Com cerca de 1.100 ciclistas inscritos, a maior maratona de ciclismo do mundo terá a prova clássica, com percurso longo de 160km, e médio, com 88km. As serras do histórico Vale do Café, com fortes subidas fazem parte do percurso.
– Quando trouxemos o GFNY para cá tínhamos a certeza de que a prova seria um sucesso também aqui no Brasil. Temos know-how e muitos anos de experiência em competições de ciclismo. Hoje, chegamos à terceira edição e estamos cada vez mais consolidados com o nosso perfil de organizado e de público. Não temos dúvida de que será mais uma vez um evento incrível – afirma Maria Luisa Jucá, sócia e organizadora da GFNY Brasil, e pioneira na realização de eventos de ciclismo no estado do Rio de Janeiro como o Tour do Rio, a Copa Light de Ciclismo e a Copa Rio.
Criada para atletas amadores ávidos por desafios de resistência, a grande festa do ciclismo mundial traz a experiência “Be a Pro for a Day”, que simula um verdadeiro Grand Fondo italiano, com largada em massa, controle de tempo por chip, sinalização, fechamento quase total do trânsito na maioria do percurso, batedores, carros de apoio mecânico, resultados baseados nos tempos gerais, medalha aos participantes e troféus e prêmios para campeões gerais.
– Além dos percursos de 88 e 160km, com altimetrias bem altas, teremos uma série de atividades para os ciclistas e suas famílias. Será um final de semana de pedal e turismo, em que movimentaremos toda a economia da região – completa.
Ciclistas profissionais como Ana Polegatch, Priscila Benício, Alvimano Reis e Hugo Prado, entre outros, confirmaram presença na prova. Entre as personalidades, os ex-atletas Bernardinho e Fernanda Venturini, o músico Dado Villa-Lobos, a atriz Amanda Lee e a cineasta Izabel Jaguaribe. Clubes de ciclismo de todo o Brasil estão inscritos, assim como participantes da Argentina, Bolívia, México, EUA, Dinamarca, Itália, Portugal e Espanha.
Fora da prova, o GFNY Brasil oferece muitas atrações para ciclistas. No sábado, a partir das 16h30, o técnico Bernardinho, bicampeão olímpico com a seleção brasileira de vôlei e que se tornou ciclista amador, vai ministrar uma palestra inédita sobre superação e motivação.
Além de ter sua organização capitaneada por um time de mulheres, a edição brasileira da prova é a que, proporcionalmente, reúne o maior público feminino, com 19% do total de inscritos. Para celebrar esta marca, o Encontro Rosa Shock vai reunir a atleta Giseli Gasparotto e a treinadora Marcia Ferreira em uma mesa redonda que vai discutir o tema: “A participação feminina no ciclismo hoje, seus desafios e conquistas”.
Já na sexta-feira e sábado, dias 2 e 3 de agosto, a GFNY Brasil Expo reunirá dezenas de expositores que levarão produtos inéditos com valores diferenciados para participantes. O GFNY Brasil Food Truck Park é o espaço de confraternização do evento com alimentação saudável e cervejas artesanais. No domingo, dia 4, depois da prova, ciclistas e toda a “família” GFNY Brasil comemoram a realização de mais uma edição do evento na Pasta Party feita pelo Spoleto.
O legado positivo para Conservatória e o município de Valença é uma das preocupações das sócias Fernanda Venturini e Maria Luisa Jucá. Na manhã de sábado (3), alunos da Escola Municipal Maria Medianeiras se juntarão a ciclistas para o plantio de 1.200 mudas nativas da Mata Atlântica. O colégio ainda receberá como legado do evento melhorias feitas na quadra poliesportiva.
Responsável por 95% da ocupação hoteleira na região, a realização do GFNY Brasil aumenta de 70% a atividade econômica local, que hoje é conhecida como a cidade da seresta e da bicicleta. Além da prova, a cidade de Conservatória abriga os treinos das equipes durante todo o ano. “Estamos muito felizes com o crescimento do ciclismo no Estado do Rio de Janeiro, e a secretaria de esportes cada vez mais busca incentivar provas de credibilidade como essa em Conservatória”, diz Felipe Bournier, Secretário de Esportes do Estado do Rio de Janeiro.
Recentemente, o GFNY recebeu uma menção honrosa da Câmara Municipal de Valença por ser o projeto que mais colabora com o desenvolvimento da comunidade local.
– O evento beneficia a região de Valença não só no dia da prova, mas durante treinos oficiais que promovemos ao longo do ano. Toda a cidade se envolve e vibra com o GFNY Brasil – analisa Jucá.
A expectativa é grande para a terceira edição da prova, que teve sua estreia elogiada por muitos participantes que retornam para encarar o percurso renovado em 2018. Mais que uma competição de ciclismo, o GFNY Brasil reuniu em 2017 milhares de aficionados pelo pedal e acumulou elogios.
– Uma das mais importantes provas do mundo do ciclismo pela excelência de sua organização aqui no Brasil – definiu o técnico Bernardinho, que completou a prova de 160km no ano passado e está inscrito para a mesma distância neste domingo.

Programação
* Sexta-feira, dia 02
– GFNY Brasil Expo: das 10h às 20h.
– Retirada do kit: das 10h às 20h

* Sábado, dia 03
– GFNY Brasil Expo: das 10h às 20h.
– Retirada do kit: das 10h às 20h
– Palestras:
Encontro Rosa Shock, com Gisele Gasporotto e Marcia Ferreira, às 15h30
Bernardinho, às 16h30;

* Domingo, dia 05
– GFNY Brasil:
Abertura dos currais às 6h. Fechamento dos currais de largada às 6h45m. Largada às 7h.
– GFNY Brasil Expo: das 8h às 17h.
– Pasta Party: a partir das 12h.
– Cerimônia de premiação: às 15h.
– Encerramento do evento: às 17h.

Serviço:
A largada e chegada acontecem na Rua das Flores (RJ-137), em frente a Maria Fumaça – Conservatória. A Bike Expo pode ser conferida na Rua Monsenhor Paschoal Librelotto, Escola Municipal Maria Medianeira. O Pasta Party acontece na Praça da Igreja Matriz. A Polícia Rodoviária Federal confirmou suporte aos ciclistas para reforçar a segurança.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Mais um evento que deixa um lindo legado, milhões nos bolsos dos hoteleiros e empresários e cocô, xixi e lixo para os moradores do local, sem contar que o direito de ir e vir e só no papel, pois fecham a cidade e não se preocupam se quer em criar uma rota alternativa para aqueles que não participam do evento, o mais lindo de tudo é ver que temos vereadores que gostam de menção a artistas, porém não conseguem um real para ajudar os projetos de esportes de adolescentes da cidade. Lamentável!

Untitled Document