sábado, 14 de dezembro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Cordas são as estrelas no Sul Fluminense

Cordas são as estrelas no Sul Fluminense

Matéria publicada em 28 de novembro de 2018, 09:00 horas

 


Nesta quarta e quinta-feira o Projeto “A Música Venceu” realiza duas apresentações, a primeira em Itatiaia e a outra em Resende; Já na sexta-feira, dia 30, o Quarteto de Cordas da UFF se apresenta no Salão Branco do Hotel Bela Vista

A música instrumental está em destaque no Sul Fluminense durante esta semana, com três apresentações, todas com entrada gratuita, que vão agraciar o público com um repertório especial. Hoje, dia 28, a Casa da Cultura de Itatiaia será palco para o Recital de Violinos e Violoncelo, dos alunos do Projeto “A Música Venceu”. Na quinta-feira, dia 29, o Projeto faz outra apresentação, desta vez com os alunos da Escola das Artes Mastro Vicente Aniceto Senna, através de uma parceria entre a Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda e a Fundação Bachiana, de São Paulo. O repertório contará com oito números musicais, que serão regidos pelo Maestro Moisés Pereira.
Já na sexta-feira, dia 30, com a ideia de unir a performance musical com a formação artística do público, o Quarteto de Cordas da UFF se apresenta em Volta Redonda para o Projeto Cidade da Música, no Salão Branco do Hotel Bela Vista.

Projeto “A Música Venceu” em Itatiaia
As apresentações encerrarão o ano no curso de violino e violoncelo, que atualmente contam com cerca de 30 alunos. Conduzido pelo professor de música do projeto, Moisés Pereira, o recital trará músicas populares, trilha de filmes e eruditas no repertório.
– Esse é um projeto muito importante para nossa cidade. Uma iniciativa que vem fortalecendo o vínculo da música clássica erudita entre as crianças e os adolescentes. Temos muito orgulho em receber esse projeto na Casa da Cultura. Sem dúvida, o recital será uma noite especial, onde poderemos ver o quanto temos crianças e jovens talentosos em Itatiaia – relatou o assessor especial de Cultura, Rafael Fioratto.
As aulas de violino e violoncelo fazem parte do Projeto “A Música Venceu” que é idealizado e dirigido pelo mundialmente renomado Maestro João Carlos Martins. O projeto é uma realização da Jaguar Land Rover, em parceria com a Fundação Bachiana Filarmônica e a Prefeitura de Itatiaia.

Projeto “A Música Venceu” em Resende
Há quatro anos o Projeto vem revelando talentos e despertando o amor pela música em crianças, jovens e adultos em Resende. Idealizado pela Fundação Bachiana – entidade sem fins lucrativos ou econômicos – e coordenado pelo maestro João Carlos Martins, o projeto é desenvolvido no município em parceria com a empresa Jaguar Land Rover.
No total, o pólo do projeto em Resende contempla atualmente 70 alunos, cuja faixa etária abrange crianças desde os oito anos, sem limite máximo de idade. Durante as aulas, que acontecem todas as terças e quintas-feiras, eles aprendem técnicas de violino para apresentações em orquestras e entram em contato com o mundo da música, através do instrumento. Segundo a presidente da Fundação, a apresentação é uma grande oportunidade para que o público, em especial os familiares e amigos dos alunos, possam ver a evolução dos músicos.
– O recital vem brindar um ano inteiro de muita dedicação, ensaio e aprimoramento constante. Nossos alunos se preparam muito para esse momento e a expectativa é proporcionar uma ótima experiência a todos que prestigiarem o evento, que oferecerá música clássica de qualidade para a platéia – destaca a presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Denise Assis Denise de Assis, lembrando que quem se interessar pelo projeto pode obter mais informações sobre o assunto através do telefone 3360.6282.

Quarteto de Cordas da UFF
O Quarteto de Cordas da UFF, formado pelos músicos Tomaz Soares (1º violino), Ubiratã Rodrigues (2º violino), Nayran Pessanha (violista licenciado), Jessé Pereira (violista convidado) e David Chew (violoncelista), irá contribuir com uma apresentação voltada para o público jovem de escolas municipais.
O Volta Redonda Cidade da Música é um projeto de inclusão social por meio da música, usando-a como forma de ampliar a educação na rede municipal. A partir dele, o acesso ao ensino musical torna possível o desenvolvimento, em jovens e crianças, de habilidades cognitivas e sensoriais, além de despertar do interesse por diversas áreas de conhecimento e da arte. Objetivos como educar através da musicalização e influenciar de forma positiva o desenvolvimento humano, a sensibilidade e a criatividade são os que guiaram a continuidade do projeto, que já existe desde de 1974.
O Quarteto de Cordas da UFF foi criado em 1984 e desde então, a partir de várias formações, busca divulgar a música de concerto e realizar um trabalho de pesquisa a cerca dos repertórios para formação do público, integrando projetos na própria UFF, como o Festival Conexões Musicais, realizando workshops e masterclasses em outras universidades públicas e se apresentando em espaços culturais, salas de concerto e teatros de Niterói e do Estado do Rio de Janeiro.
A Universidade Federal Fluminense é a única universidade pública brasileira a ter em seu quadro funcional um quarteto de cordas com mais de 30 anos de existência, cuja finalidade é difundir obras do repertório universal brasileiro para esta formação.

Programa do Quarteto de Cordas da UFF

* Antonin Dvorak (1841-1904)
– Quarteto de Cordas em Fá Maior, OP.96
I. Allegro ma non troppo
II. Lento
III. Molto Vivace
Finale: Vivace ma non troppo

* Tom Jobim (1927-1994)/ Vinícius de Morais (1913-1980)
– Eu sei que vou te amar
(Arranjo para Quarteto de Cordas – Luiz Fernando Zamith)

* Pixinguinha (1897-1973)/ João de Barro (1907-2006)
– Carinhoso
(Arranjo para Quarteto de Cordas – Luiz Fernando Zamith) 4′

* Astor Piazzolla (1921-1992)
– Tango Ballet, para quarteto de cordas 14′
I. Titulos
II. La calle
III. Encuentro – Olvido
IV. Cabaret V. Soledad
VI. La calle”

* Ernst Mahle (1929)
– Suite Viajando pelo Brasil 6′
I. Eu não vim para ficar (Maranhão)
II. São João Dararão (PiauÌ).
III. Menino Vá Dormir (Sergipe)
IV. Meu Guriabá (Alagoas)
V. Eh, Morena (Minas)
VI. Jacaré (São Paulo)

Serviço:
O Recital de Violinos e Violoncelo, dos alunos do Projeto “A Música Venceu”, acontece nesta quarta-feira, dia 28, a partir das 19, na Casa de Cultura de Itatiaia. Na quinta-feira, 29, o projeto dá continuidade às apresentações com os alunos do polo de Resende, o evento será realizado no Espaço Z. Já a apresentação do Quarteto de Cordas da UFF acontece nesta sexta-feira, dia 30, no Salão Branco do Hotel Bela Vista: Rua 19-A, 635 – Bela Vista, em Volta Redonda. Ambos os eventos acontecem a partir das 19h, com entrada gratuita.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document