Rio de Janeiro – A (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro suspendeu as atividades extracurriculares devido a pandemia do Covid-19 (coronavírus). A universidade também determinou o cancelamento de férias de professores e funcionários essenciais para o enfrentamento do vírus.
Das atividades extracurriculares que foram suspensas, são: aulas inaugurais, eventos comemorativos, científicos, artísticos e culturais, posses e cerimônias de entrega de títulos.
O Coppe/UFRJ (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia) anunciou na quinta-feira, o cancelamento de uma cerimônia que receberia novos alunos e uma aula inaugural; os eventos serão transmitidos pelas redes sociais.
A reitora da UFRJ, Denise Carvalho lembrou que a faculdade tem atividades que demandam viagens a trabalho.
– Temos o tamanho de um município de médio porte, com grande circulação nos nossos campi. É essencial que tenhamos um acompanhamento efetivo – alertou.
Recomendação
A universidade também recomendou que funcionários cancelem viagens (não essenciais) para dentro ou fora do país. Já os que retornaram de viagens e tiveram em contato com casos confirmados ou suspeitos, foram indicados a ficarem de quarentena por 14 dias, a menos que eles sejam essenciais para o combate do vírus.
Já professores, alunos e técnicos-administrativos de grupos vulneráveis podem ter mudança na rotina de trabalho para evitar que fiquem em contato com o vírus.