Corpo de Teori Zavascki é enterrado em Porto Alegre

by Diário do Vale

Porto Alegre – O corpo do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki foi enterrado neste sábado (21) no cemitério Jardim da Paz, após missa celebrada pelo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, dom Jaime Spengler. A cerimônia foi acompanhada apenas por parentes e amigos íntimos do ministro e sem a presença de populares ou da imprensa. As informações são da Agência Brasil.

O velório de Teori Zavascki ocorreu ao longo de todo o dia no plenário do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O corpo dele chegou à base aérea de Canoas (RS) por volta das 8h20 e seguiu em cortejo pela BR-101 até a capital gaúcha, onde começou a ser velado por volta das 9h – inicialmente apenas pela família e amigos. Das 11h às 15h, o espaço foi aberto para o público e depois voltou a ser fechado para parentes e amigos próximos.

A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, foi uma das primeiras a chegar, mas saiu sem falar com a imprensa. Outros ministros da Corte, entre eles Edson Fachin, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, também compareceram ao velório para prestar homenagens ao jurista. Ao longo do dia passaram por lá as maiores autoridades do país em todas as esferas de poder, como o presidente da República, Michel Temer, e os ministros de Relações Exteriores, José Serra, o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e o da Justiça, Alexandre de Moraes. O juiz que comandas as investigações da Operação Lava Jato na Justiça Federal, Sergio Moro, também compareceu ao velório, assim como o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claúdio Lamachia, entre outros.

Velório do ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, ocorreu no prédio do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Foto: Beto Barata/PR)

Velório do ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, ocorreu no prédio do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (Foto: Beto Barata/PR)

Depoimentos

Embora a imprensa não tenha se aproximado do local do velório, algumas autoridades optaram por falar com os jornalistas. Em quase todos os depoimentos, a qualidade técnica de Teori Zavascki como juiz e sua postura discreta e altiva foram exaltadas.

O presidente Michel Temer disse que Teori “é um homem de bem. O que o Brasil precisa cada vez mais é de homens com a competência pessoal moral e profissional do ministro Teori. Que Deus conserve na memória dos brasileiros como um exemplo a ser seguido”. Questionado sobre o nome que irá substituir Zavascki na Suprema Corte, o presidente disse que vai aguardar a redistribuição dos processos relativos à Operação Lava Jato antes de fazer a indicação.

O juiz Sérgio Moro classificou o ministro de “herói”. “Há uma grande desolação da magistratura, de todos que o conheciam, especialmente aqui da 4ª Região, onde ele construiu sua carreira”, disse Moro.

Emocionado, o ministro Dias Toffoli disse que a morte de Teori Zavascki representa “uma perda pessoal”. “A simplicidade e a humildade dele marcarão para sempre a justiça brasileira. É uma grande perda para a nação brasileira e para o Poder Judiciário”, disse.

Ao deixar o velório, o presidente da OAB, Cláudio Lamachia, disse que é preciso atender ao desejo da sociedade brasileira de que a Lava Jato seja conduzida com celeridade no STF, “até mesmo em nome da memória do ministro Teori e do trabalho que estava fazendo”.

You may also like

3 comments

Empregados do povo. 22 de janeiro de 2017, 06:14h - 06:14

Respeitos a família, mas agora é saber o que um ministro do supremo fazia em prol de uma amizade com o proprietário do avião e dos hotéis de luxo, que também faleceu no acidente, quando mandou liberar o banqueiro da operação lava jato que era sócio dos empreendimentos do seu citado amigo. O luto termina e a investigação começa para sabermos se o Supremo é um Tribunal Federal ou um balcão de favores?

agafjgjjkWantuil fortes Silvério 22 de janeiro de 2017, 01:13h - 01:13

Esse acidente tem ser bem apurado, pode ser que esse angu tenha caroço .Se eu estiver no avião, E o juiz Moro entra eu saio do avião ,O risco de acidente é muito grande !…..

Geraldo Claret Plauska 22 de janeiro de 2017, 11:21h - 11:21

Meu caro, não tem problema se esse juizinho de merda estiver no avião. Porque ele é parceiro da turma golpista que está querendo se safar das delações da Odebrecht de qualquer maneira, pois são muitos os envolvidos, até o pescoço. O tal juizinho mandou soltar o reincidente doleiro Yussef, já condenado e solto por ele no caso Banestado, além de liberar a mulher do Cunha do interrogatório.Quem corre perigo mesmo são aqueles que foram contra o golpe ou são julgadores imparciais, como parecia ser o juiz falecido.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996