>
sexta-feira, 27 de maio de 2022 - 15:14 h

TEMPO REAL

 

Capa / Intervenção no Rio Slider / Corpo de vereadora executada com quatro tiros será velado na Câmara Municipal do Rio

Corpo de vereadora executada com quatro tiros será velado na Câmara Municipal do Rio

Matéria publicada em 15 de março de 2018, 08:39 horas

 


Velória da vereadora será na Câmara Municipal às 11 horas (crédito AB)

Velória da vereadora será na Câmara Municipal às 11 horas (crédito AB)

Rio de Janeiro – O corpo da vereadora Marielle Franco, 38 anos, assassinada na noite de ontem (14) na esquina de Rua Joaquim Palhares com João Paulo I, no Estácio, região central do Rio, permanece no Instituto Médico Legal (IML).

O motorista Anderson Pedro Gomes, de 39 anos, que dirigia o carro da vereadora, também morreu na hora. O corpo de Marielle será velado na Câmara de Vereadores do Rio. Às 11h, está marcado um ato no salão principal do Palácio Pedro Ernesto.

A necrópsia nos corpos da vereadora e do motorista já foi feita pelo IML. Uma assessora parlamentar de Marielle, que ia no banco do carona, ao lado do motorista, sofreu apenas ferimentos de estilhaços de vidro, foi medicada no Hospital Souza Aguiar e liberada. Ela passou a madrugada prestando depoimento na Divisão de Homicídios, na Barra da Tijuca.

Marielle foi assassinada com quatro tiros na cabeça, quando ia para casa no bairro da Tijuca, zona norte do Rio, retornando de um evento ligado ao movimento negro, na Lapa. A parlamentar viajava no banco de trás do carro, quando os criminosos emparelharam com o carro da vítima e atiraram nove vezes.

Perfil

Marielle foi a quinta vereadora mais votada nas eleições de 2016, com 46.502 votos. Nascida no Complexo da Maré, era socióloga, com mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tendo feito dissertação sobre o funcionamento das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) nas favelas.

Trabalhou em organizações da sociedade civil como a Brasil Foundation e o Centro de Ações Solidárias da Maré (Ceasm). Também coordenou a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio. No primeiro mandato, Marielle era presidente da Comissão Mulher da Câmara dos Vereadores do Rio.

Nota da OAB-RJ

Assim que tomou conhecimento do assassinato da vereadora do (Psol), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio, Felipe Santa Cruz, entrou em contato com a Chefia de Polícia para cobrar uma imediata apuração do crime.

“A OAB/RJ não vai descansar enquanto os culpados não forem devidamente punidos. Os tiros contra uma parlamentar eleita e em pleno cumprimento do mandato atingem o próprio Estado Democrático de Direito”, afirmou.

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) também se manifestou, em nota, sobre o assassinato da vereadora e de seu motorista. O presidente nacional do IAB, Técio Lins e Silva, exigiu empenho das autoridades para a apuração do crime.

Velória da vereadora será na Câmara Municipal às 11 horas (crédito AB)

Velória da vereadora será na Câmara Municipal às 11 horas (crédito AB)

“O Instituto dos Advogados Brasileiros manifesta profunda preocupação com a ousadia demonstrada por grupos criminosos, que empregam métodos semelhantes aos utilizados pela repressão no período da ditadura militar”, disse o IAB.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

33 comentários

  1. Vereadora Marielle Franco ? Nunca ouvi falar !!

  2. Lamentável a morte da Vereadora e do motorista , porém o uso político disso é um mau-caratismo tremendo . Os políticos usam a morte dela visando as eleições . A vida dela é mais importante do que a do motorista que a estava transportando?É mais importante que a vida de um pai assassinado na frente de um filho de cinco anos ? é mais importante que a vida de várias policiais que morreram defendo a sociedade ? É mais importante que a vida de aposentados assassinados na fila de espera da saúde pública ? Eu gostaria que a imprensa tivesse a mesma indignação e compromisso para apurar essas mortes como está tendo agora . Pergunto também , porque essa vereadora só acusava a PM de ser truculenta e de usar de violência contra morador da favela , até insinuações sem provas fazia contra a PM . Agora , responda porque ela nunca falou contra a atitude dos bandidos que torturam , matam , extorquem e subjugam os moradores da favela ? Esqueci , O Brasil é o país da hipocrisia .

  3. A direita violenta e carcumida não perde uma oportunidade, a jovem está sendo sepultada agora, seu corpo ainda está quente, e a direita carcumida age como no caso das mulheres estupradas dizendo que a culpa é da vítima e não do estuprador, neste caso a culpa é da jovem que não reconheceu o seu lugar de mulher, pobre, negra e favelada, e ousou sair do círculo vicioso das favelas do entorno da Maré, onde o futuro é ser traficante ou ambulante nos engarrafamentos da Linha Vermelha. Vamos primeiro respeitar a dor desta família, depois voltemos com os discursos prontos sobre “meritocracia”.

  4. Kd esse general q iria fazer uma faxina no Rio passar cerol na bandidagem e aí podemos inclui a banda odrr e cancerígena das polícias.

  5. Dizer que o PSOL defende os pobres e oprimidos, chega a ser ridículo. Bandido é bandido. Essa vereadora só sabia criticar a policia e defender os favelados (de bem, que tem muitos na favela, mas BANDIDOS tem também ) . Essa historinha de que o moleque pobre de favela vira bandido porque não teve oportunidade, é papo furado. Nasci muito pobre, morei no Acampamento Central em barraco de madeira, Ficava perto do Jardim Paraíba, pois meu pai era servente na CSN. Engraxei sapatos, carreguei compras em carrinho de mão, comecei na CSN como Trabalhador, fui servente, Mecânico e estudei a noite na ETPC, e virei técnico de Indústria na CSN e hoje tenho uma boa aposentadoria casa própria e carro. Não virei bandido, e nunca precisei de político. Importante ; SOU NEGRO.

  6. JÁ COMEÇOU A TEMPORADA DE CAÇA?????

  7. Esse episódio me fez lembrar um filme, Dormindo com o inimigo.

  8. QUE PENA QUE NÃO FOI UM(A) COXINHA… LAMENTÁVEL.

    • Menos uma mortadela ainda bem… só falta vc agora!

    • Trabalhadores morrem todos os dias pelas mãos dos bandidos dos quais partidos como esse defendem, sou coxinha trabalhador e defendo minha classe…. Cada um defende a sua.. Certo!

  9. A vereadora era uma militante social tão grande que sua morte repercutiu na ONU, Anistia Internacional, OAB, Ajufe, UNE, GreenPeace. Até os partidos de oposição reconheceram que ela era uma guerreira

    • E quando morre um Policial? quantos morreram só nesse primeiro trimestre de 2018… engraçado que não vemos essa comoção toda…

    • Deve ser porque policial também mata inocente. Por isso não tem essa comoção toda.

    • Se você morasse na periferia, saberia o motivo de não haver comoção quando um policial morre. Mas você mora no ano bom. Aí pm trata morador com educação e carinho!

    • Deve ser pq PM pede propina para trabalhador, desrespeita e grita com trabalhador quando faz blitz, recebe X por mês de salário e tem padrão de vida de 10X, de vez em quando mata um inocente,´aparece no noticiário fazendo tráfico de armas para bandidos, talvez seja por isto não tem esta comoção toda. Fosse o PM cumpridor das normas e das leis, fosse ele um policial decente tenho certeza que a comoção seria até maior com a morte de um policial, aliás hoje o policial morre do próprio veneno, morre pelas mão do bandido que ajudou a fortalecer recebendo arrego.

  10. Liga não, afinal ela sempre disse que bandidos são vítimas da sociedade, então ela deve estar feliz por ter sido morta por seus filhotes.

  11. O engraçado que aqueles que defendem a sua classe estão caindo nas mãos dos mesmos, ou seja, dos bandidos! Seja lá quem fez isso com essa moça, é criminoso, o partido e sua ideologia defende essa classe…. o que será que está acontecendo?

    • Larga de ser covarde em insinuar que o PSOL defende bandido. O PSOL foi e é o partido mais atuante na assembléia contra o coronelismo e o aparelhamento do estado que o PMDB instituiu. O PSOL luta pelos excluídos, é um partido que preza pelo lado social e humano da sociedade. O PSOL defende prisões dignas pois qualquer pessoa que pensa sabe que bandido já apanhou na infancia, apanhou na rua, apanhou da polícia, apanha na cadeia e nem por isso regenera.

    • É tão socialista que a vereadora morava na Maré e até então antes do acontecido mudou se para zona sul do rio, socialismo hipócrita! Ao invés de lutar por prisões dignas a bandidos, porque não lutar pelo trabalhador de bem com emprego, educação e saúde dignos ao cidadão de bem, afinal a vida é feita de escolha, todos nós temos o direito de escolher entre o bem e o mal. Larga de ser hipócrita, bandido é bandido! Não vem com essa história que são vitimas da sociedade, sou pobre e teve poucas oportunidades na minha vida e nem por isso virei bandido e nem isso justificaria tal escolha, isso é caráter. Tudo em casa!!!

    • “Eleitor”, o senhor está equivocado quanto à filosofia e ideologia do PSOL.

      O PSOL sempre defendeu menores penas à bandidos, sempre lutou por um desarmamento completo da população (ou seja, mais rígido que o atual estatuto do desarmamento), sempre defendeu uma polícia menos armada (pelo PSOL a PM bania o uso dos fuzis e passariam a usar só submetralhadora/carabina .40 pra combater traficante com 7,62/556 e não portariam arma na folga), o PSOL se simpatiza e se alia ao que há de mais opressor no mundo com apoios abertos aos regimes da Venezuela e de Cuba, se posiciona contrário à intervenção federal no Rio e por aí vai.

      As posições do PSOL não são novidades pra ninguém, basta acompanhar minimamente política. Como que um partido desse que nunca brigou contra um estado inchado, contra a ineficiência estatal, contra os altos salários do funcionalismo público, contra orçamentos pesados em curso superior ao invés de educação de base, que sempre colocou empresários/investidores como vilões de nossas mazelas e que é condescendente com traficantes/bandidos que vitimam e oprimem pobres todos os dias? O PSOL luta mesmo pelos “excluídos”? Isso é muita cegueira ideológica…

    • Quer dizer que se a pessoa nasce pobre, preto, consegue se formar em uma universidade, vira vereadora, conferencista, ganha seu dinheiro honestamente não pode se mudar de uma favela para o bairro que seja apenas por defender o socialismo? Estão fazendo um julgamento brutal sem conhecerem a biografia dela, a militância social etc.

    • Este discurso da direita dizendo que a esquerda apoia bandido, é um discurso mentiroso de quem não tem argumento, é um discurso desesperado de quem já perdeu 4 eleições majoritárias e perderá a 5ª, pois com certeza Bostonaro irá morrer na praia.

  12. Brasileiro da Elite

    Me digam aí os seus nomes e salários. Ou melhor, queria saber se vocês aí que estão falando em comunismo, se realmente possuem posses financeiras de longa data ou são emergentes sem educação como a maioria que tem por aí. Ou se são de sobrenome italiano ou alemão filhos de imigrantes fascistas/nazistas fugidos da 2° guerra e vindos para o Brasil. Seus antepassados lhes ensinaram mal e vocês só sabem pregar o ódio. A China que é a 2° maior economia mundial é comunista, todos os países europeus são socialistas. E vocês são uns meros pobres que se acham elite. Tenho pena de gente como vocês.

    • China não tem mais nada de comunista após tantas reformas econômicas, a não ser que você parou no tempo, lá no século passado ainda de Mao. E outra, não precisa ter “posses” para ser atingido através dos ideais comunistas, vide a Venezuela (“aiinnn, mas Venezuela não é comunixta”, você entendeu meu ponto!) onde são justamente os menos favorecidos e com menos posses que sofrem mais, quem faz parte do partido, da estrutura estatal e os “amigos do rei” continuam com boa vida.

      Que fique muito claro: eu acho que ninguém deve perder a vida, nem mesmo o mais desprezível ser humano. No entanto, aquilo que vocês chamam de “discurso de ódio” e toda essa bobagem, nada mais é que pessoas (as verdadeiras vítimas) que já estão revoltadas com tanta violência e impunidade, com um estado totalmente leniente com práticas criminosas, seja pela pregação constante de que bandido é vítima da sociedade/sistema capitalista, de que encarceramento não funciona, de que a PM é violenta e mais todo aquele vitimismo que conhecemos. E essa moça fazia parte de um partido no qual pregava tudo isso e um pouco mais. Bandido é bandido, ponto final! Se o bandido é um médico, ou PM, ou miliciano, ou da favela, se tem cor azul ou amarela, se teve oportunidades na vida ou não, nada disso interessa, bandido tem que ser tratado como bandido, sem passar mão na cabeça.

  13. A OAB NAO TEM QUE COBRAR APENAS POR SER VEREADORA, MAIS TAMBEM DE TANTOS OUTROS QUE SAO ASSASSINADOS, DESDE QUE SEJAM PESSOAS DO BEM, POIS BANDIDO TEM DE MORRER MESMO, O DEVER DA POLICIA É SO CONFIRMAR SE É BANDIDO, MAIS QUEM MATOU,DEIXA PRA LA.

  14. Gostaria que fosse quebrado o sigilo telefônico e bancário dela.
    Quem será que bancou a campanha política dessa senhora? A maneira como ela foi eleita foi muito estranho, apareceu do nada e derrepente tem uma votação expressiva. Acho que não está correspondendo com as expectativas dos seus patrocinadores.

  15. Menos uma comuna!!

  16. COMUNISTA BOM É COMUNISTA MORTO.

  17. Está parecendo que ela incomodava muitas pessoas, que a justiça seja feita e prendam logo quem fez isso com ela e o motorista.

Untitled Document
close