Rio de Janeiro – Após receber uma série de reclamações, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) anunciou um conjunto de medidas para melhorar o atendimento no Rio de Janeiro. A empresa pretende, entre outras ações, contratar empregados terceirizados e dar tratamento especial a encomendas feitas por meio de transações eletrônicas.
Em nota, a empresa reconhece que o serviço prestado foi afetado pela pandemia do novo coronavírus, assim como outros serviços prestados no estado do Rio de Janeiro: “o que se constata é um quadro de desaceleração geral das atividades”, informa. Com as medidas anunciadas, a empresa afirma que, de acordo com as previsões da área operacional, a partir da segunda quinzena de junho “será possível observar uma nítida melhora dos serviços dos Correios no Rio de Janeiro.”
Os Correios afirmaram que irão contratar cerca de 2 mil empregados terceirizados, realizar mais de 7 mil horas extras, alugar mais de 70 linhas de transporte de carga e oferecer tratamento especial a encomendas oriundas de transações eletrônicas.
De acordo com a empresa, as medidas de isolamento social levaram a um aumento expressivo no tráfego de encomendas. Ao mesmo tempo, houve um decréscimo no efetivo da empresa, que dispensou do trabalho presencial os funcionários em grupos de risco ou que moram com pessoas que podem ser mais suscetíveis ao agravamento da infecção causada pelo vírus.
“Dessa forma, a já elevada carga diária que transita pelas instalações dos Correios no Estado passou a demandar ainda mais do reduzido contingente operacional”, explica.
Reclamações
Na segunda-feira (25), o Procon Estadual do Rio de Janeiro, autarquia vinculada à Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico, instaurou um processo de investigação preliminar contra os Correios, para apurar o elevado número de reclamações recebidas de consumidores sobre produtos não entregues, extraviados ou avariados, cobranças indevidas e qualidade de atendimento. Ao todo, a autarquia recebeu 305 diferentes demandas contra a empresa entre 27 de fevereiro e 15 de maio.
O Procon, estabeleceu o prazo de dez dias para os Correios responderem os questionamentos sobre procedimentos adotados em casos de reclamação do consumidor pela não entrega do produto, atraso na entrega, existência de canal próprio para tratamento direto dessas reclamações e prazo de devolução do dinheiro no caso de produto extraviado. Além disso, os Correios devem esclarecer as medidas tomadas para lidar com o aumento da demanda, entre outras ações definidas durante a pandemia.
Caso considere as explicações insatisfatórias, o Procon pode abrir um Ato Sancionatório ou instaurar uma Ação Civil Pública, que podem resultar em multa de até R$ 10 milhões e outras penalidades para a empresa.
Em relação a este processo, os Correios informaram que receberam a notificação do Procon na terça-feira (26) e que a área jurídica da empresa está tratando do assunto para responder a autarquia. Segundo os Correios, as medidas anunciadas pela empresa serão juntadas a outras informações relacionadas ao plano de melhorias que está sendo executado pelos Correios no Rio de Janeiro e serão encaminhadas ao Procon.
*As informações são da Agência Brasil
13 Comentários
Ao invés de criticar pedindo por privatização, já pensaram que não houve concurso desde 2011. Muitos saíram e com o efetivo pequeno com a demanda grande é impossível fazer um trabalho de qualidade. Tem que haver concurso público.
É isso que a droga desse governo quer, que a população fique contra os correios e peça a privatização e esse energumeno está conseguindo colocar a população contra a empresa que emprega mais pessoas no Brasil.
Concurso Público já!
Você é um dos que querem boquinha !!!
Tem que privatizar mesmo, o governo não foi feito para isso.
Estudar que é bom ninguém quer !
Porque não fazem outro depósitos regionais aqui na nossa região ou contratem empresas para o faze-lo…a gente compra e vai primeiro para o RJ em Benfica concentrando um colosso de mercadorias..o forte hoje com compras on line pela internet.
Medida para melhorar, privatiza essa bosta!
Por que não concurso público? Está com inveja de quem trabalha nos correios?
Inveja de quem trabalha nos Correios? Qual o grau de alucinação para uma pessoa achar que uma empresa PÉSSIMA com funcionários PÉSSIMOS e com serviços que chegam ao cumulo de serem VERGONHA nacional possa gerar qualquer tipo sentimento comparável com a inveja em outro ser vivente?
Vocês deviam estar aqui pedindo desculpas e tentando ajudar cada um que está aqui, vocês servem o povo e não o contrario.
É justamente por pessoas como o Shal que o correio deve ser privatizado.
Só compro com loja que faz entrega por transportadora, está chegando tudo dentro do prazo.
Possuo mercadoria retida pelo Correio faz muito tempo, larguei pra lá, não aguento mais reclamar e não dar em nada.
Avisei aos comerciantes que entrega se for correio não contém comigo.
Minha encomenda saiu de São Paulo dia 12. Até hj não entregaram, estou quase recusando a encomenda. Dificil
Ha 21 dias esperando uma encomenda de São paulo.
Comprei um produto e mesmo foi encaminhado para Volta Redonda através do centro de distribuição do Rio de Janeiro, conforme consta o rastreamento. isto é, encaminhado no dia 13/05/2020 e até o presente momento nada de entrega.
Privatiza já !
E pensar que no início dos governos Lula…foi considerada uma empresa estatal modelo de rapidez e eficiência…lembro bem dos anúncios na TV…e elogios do povo! Saquearam ela depois colocando gente incompententes e políticos inescrupulosos
Tem mais de 20 dias que essa praga não passa no centro de Barra Mansa.
Tem que privatizar logo, absurdo que aconteça isso nessa país.
Não tem desculpa , é falta de comando mesmo.
Bolsonaro tomou posse ?
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